Módulo 1 Aprender a aprender: Autonomia e estratégias de aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O STRESS PRODUTIVO.
Advertisements

Preparar-me para um teste
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Métodos de Estudo na Universidade
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
CONHECENDO PELA LEITURA
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Hábito 3 – Aula 6.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Transferência de aprendizagem
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Métodos e técnicas de Estudo
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
APRENDIZ DA VIDA!.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Livre arbítrio.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
Dicas para Apresentações
Profª. Taís Linassi Ruwer
Lições para bem viver Autor: GURDJIEFF Música: The sound of silence
Alfabetização e Letramento
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Aprendi Clique.
UNIMINAS-União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Discente: Júlia Marques Faria Docente: Gilca Vilarinho Março/2006.
Perguntas de Modelação
Neurociência da memória
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Oliveirinha, 29 de janeiro de 2015
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Resumo das Dicas Domínio de conteúdo + Simplicidade =
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
Docência universitária: repensando a aula
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Tendências atuais do ECLE
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
APRENDIZ DA VIDA!.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Módulo 1 Aprender a aprender: Autonomia e estratégias de aprendizagem

Unidade 1 Conceito de Autonomia

«Autonomia» e «independência» são termos usados nas discussões e textos relacionados com o foro da aprendizagem como sinónimos. Na verdade, ambos implicam que aquele que aprende, o aprendente (do Inglês learner), tem um grau de controlo maior sobre o conteúdo e métodos da aprendizagem do que é usual no contexto clássico de ensino e formação.

Tem-se defendido que todo o tipo de aprendizagem é, em última análise, autónoma visto que depende essencialmente do esforço do indivíduo. Proporcionar uma maior liberdade e ajudar as pessoas a aperceberem-se da sua capacidade de autonomia pode melhorar a motivação e a qualidade da aprendizagem.

Autonomia não é sinónimo de «aprendizagem solitária», nem mesmo de «autoformação», o que implica que não seja apenas possível em sistemas de ensino/formação abertos e de livre acesso. A aprendizagem continua a ser um processo social interactivo e, se optarmos por uma forma de aprendizagem «solitária» teremos naturalmente de criar dentro de nós uma forma de substituir a dinâmica interpessoal que é criada no ambiente de aprendizagem em grupo.

Definiria «autonomia» como a capacidade de distanciamento em relação às actividades de aprendizagem, levando a uma reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem, passando pela consciência das estratégias pessoais através das quais melhor se chega a objectivos. Teresa Lopes 2002

Esta capacidade envolve ainda a tomada de decisão quanto às metas a atingir e ao melhor meio de atingi-las, o que levará desejavelmente a uma acção independente. Por fim, mas de enorme importância, uma relação psicológica saudável com o processo e conteúdo da aprendizagem é essencial para que cada um gira a sua própria liberdade.

Autonomia poderá então ser definida como a capacidade e a vontade de fazer escolhas independentes tanto no que se refere à aprendizagem como à própria vida, estando necessariamente subjacentes a essa «vontade» a motivação e autoconfiança. Faça agora um pequeno teste de autodiagnóstico para saber se é um aprendente autónomo. Encontra-o na plataforma em formato Word

E porque falar de AUTONOMIA sem falar de APRENDIZAGEM não faz sentido...

Reflectindo sobre a nossa própria experiência construímos um entendimento pessoal do mundo que nos rodeia. Criamos «regras» e «modelos mentais» que usamos para interpretar a experiência. A aprendizagem é o processo de ajustamento do nossos modelos mentais para incluir e organizar novas experiências. Esta é a teoria dos CONSTRUTIVISTAS

Unidade 1 Sobre Aprendizagem (1): – qualquer modificação ou alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento que surge em consequência do exercício, experiência, treino ou estudo. Para um ensino eficaz, o professor necessita de  ter em conta  os diferentes estilos de aprendizagens dos alunos em presença. Atentos a essa necessidade, os professores têm normalmente a preocupação de recorrer a estratégias diversificadas mas também a materiais e a recursos de diferente natureza e de formato diverso, para ir  ao encontro de um maior leque possível de estilos de aprendizagem e, assim, assegurar uma comunicação eficaz com a generalidade dos alunos. Só há aprendizagem quando se verifica a aquisição ou a alteração de um comportamento ou conhecimento.

Unidade 1 Sobre Aprendizagem (2): « (...) No fundo, somos todos aprendizes. Não é preciso ensinar uma criança a aprender. Elas são intrinsecamente curiosas, excelentes aprendizes, que aprendem a andar, falar e viver por conta própria. (...) Aprender não só faz parte da natureza humana (...) – nós adoramos aprender (..)» Para um ensino eficaz, o professor necessita de  ter em conta  os diferentes estilos de aprendizagens dos alunos em presença. Atentos a essa necessidade, os professores têm normalmente a preocupação de recorrer a estratégias diversificadas mas também a materiais e a recursos de diferente natureza e de formato diverso, para ir  ao encontro de um maior leque possível de estilos de aprendizagem e, assim, assegurar uma comunicação eficaz com a generalidade dos alunos. Senge, Peter M. (1990) Sobre Peter Senge

Unidade 1 Sobre Aprendizagem (3): «Aprender (...) não significa adquirir mais informação, mas expandir a capacidade de produzir os resultados que verdadeiramente desejamos na vida.» Para um ensino eficaz, o professor necessita de  ter em conta  os diferentes estilos de aprendizagens dos alunos em presença. Atentos a essa necessidade, os professores têm normalmente a preocupação de recorrer a estratégias diversificadas mas também a materiais e a recursos de diferente natureza e de formato diverso, para ir  ao encontro de um maior leque possível de estilos de aprendizagem e, assim, assegurar uma comunicação eficaz com a generalidade dos alunos. Senge, Peter M. (1990)

Unidade 1 Sobre Aprendizagem (4): Ainda segundo Senge: «(...) na linguagem do dia-a-dia aprender tornou-se sinónimo de “absorver informação”». Ora, « (...) absorver informação tem uma relação muito distante com aprendizagem real». E acrescenta: Não faria qualquer sentido dizer «Li um grande livro sobre ciclismo – agora aprendi a andar de bicicleta.»

Unidade 1 Sobre Aprendizagem (4): aumentamos a nossa capacidade de criar, de ser parte do processo gerativo da vida através da aprendizagem repercebemos o mundo e a nossa relação para com ele recriamo-nos a nós mesmos tornamo-nos capazes de fazer algo que antes nunca havíamos sido capazes de fazer

Unidade 1 Desenvolver capacidades de autonomia

Prepare-se para estudar Tempo defina bem o tempo que vai gastar a estudar. E cumpra-o! Espaço arranje um local onde se sinta confortável para estudar. Planeamento planeie o que vai estudar antes mesmo de começar. Anotações faça apontamentos à margem ou até num caderno.

Gestão do tempo O que não dá, não dá! Separe o trabalho do lazer Não adie o que não gosta de fazer Não seja inflexível Aproveite todos os momentos Antecipe o que conseguir

Problemas Esquecimentos Tanta coisa! Tudo para ontem Falta de produtividade Cansaço Indecisão Talvez fosse interessante ler algumas dicas sobre «Gestão do stress». Estão no stress em formato Word

Faça um plano de estudo...

Um plano deve ser Abrangente deve incluir tudo, até as horas de repouso e lazer. Personalizado tendo em conta o seu próprio ritmo. Equilibrado Tenha cuidado para não planear demasiadas coisas na véspera de eventos importantes. Procure distribuir bem as tarefas pelos dias.

Flexível deve ser feito para o ajudar e não para lhe causar sentimentos de frustração. Realista se sabe à partida que não vai conseguir cumprir determinado prazo, não vale a pena comprometer-se.

Elaboração de um plano Estabelecer objectivos Enumerar actividades Esquematizar prioridades Criar planos de contingência Tem na plataforma em formato Word um SUMÁRIO SEMANAL DE ACTIVIDADE, que pode ajudá-lo a gerir o seu tempo

O seu plano pode ser: Diário Semanal Mensal Anual

Para «absorver» melhor a informação

Técnicas de memorização Repetição Palavras-chave Imagens mentais Iniciais Associação afectiva Elaboração progressiva

O que influencia a memorização Ligações afectivas Utilidade Compreensão Esquematização e visualização Necessidade e Urgência

Vantagens dos Apontamentos Facilitam a memorização Poupam tempo Se feitos no computador, podem ser utilizados para posteriores trabalhos (copy/paste) Ajudam aos hábitos de escrita e de verbalização de ideias

Tipos de apontamentos Palavras-chave Tópicos Resumos Esquemas

Os apontamentos devem ser Pessoais Claros Precisos Adaptáveis Apelativos Curtos

Os seus apontamentos Onde? O melhor é arranjar um caderno. Folhas soltas perdem-se. Depois passar no computador. Como? Deixe espaço entre os apontamentos. Faça uma letra minimamente legível Divida as páginas em diferentes áreas, deixando uma coluna para as palavras-chave, outra para observações e uma principal para os tópicos ou texto dos apontamentos.

Unidade 1 Bibliografia / Links (1) Se não conseguir aceder através do link faça copy/paste do endereço para o seu browser Bibliografia – O que é autonomia http://ec.hku.hk/autonomy/what.html – Teorias de aprendizagem (incluíndo construtivismo) http://www.funderstanding.com/constructivism.cfm Para um ensino eficaz, o professor necessita de  ter em conta  os diferentes estilos de aprendizagens dos alunos em presença. Atentos a essa necessidade, os professores têm normalmente a preocupação de recorrer a estratégias diversificadas mas também a materiais e a recursos de diferente natureza e de formato diverso, para ir  ao encontro de um maior leque possível de estilos de aprendizagem e, assim, assegurar uma comunicação eficaz com a generalidade dos alunos.

Senge, Peter M., The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization, Doubleday, Nova iorque, 1990. Senge, Peter M., A Quinta Disciplina: Arte, Teoria e Prática da Organização de Aprendizagem, Ed. Best Seller/Dinalivro, 2002. Senge, Peter, A Dança das Mudanças, Campus/Dinalivro, 2002.