ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDE DE CONSUMIDORES DE COMÉRCIO JUSTO
Advertisements

1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
A OFERTA TURÍSTICA.
Orgalent-e Plano de Ação Março Orgalent-e Plano de Ação Março 2006.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Benchmarking e Competitividade 11º Encontro de CNB 20 de Novembro de 2006 Palácio da Bolsa – Porto Seminário de Benchmarking e Competitividade Painel A.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Definição do sector de Touring
Definição do sector de Turismo de Natureza
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
O enoturismo no mediterrâneo: uma ferramenta para a reestruturação e o desenvolvimento.   C.Machael Hall / Richard Mitchell.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Empreendorismo na Saúde – Empreendorismo na Saúde – que oportunidades ? Escola Superior de Enfermagem de Coimbra 29/10/2008Eduardo Tondela Filipe.
Ollem Turismo Fluvial ROTA DOS AVIEIROS
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Reabilitação e Restauro Sustentabilidade Futura
Gala de Jornalistas Especializados em Turismo
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Talentos para Inovação
ECOTURISMO O Marketing Turístico:
ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO 2011 “Da Produção Vitivinícola ao Enoturismo”
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
MAIO.2013 MOSTRA TECNOLÓGICA & CONGRESSO INTERNACIONAL.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
1. Breve Apresentação do Grupo Visabeira
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
A Lionesa é uma nascente de energias.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
Inclusão – estímulo importante para o futuro sucesso do Corredor Turístico Maputo - Hluhluwe James Seymour e Shakila Maharaj Turismo KwaZulu-Natal Março.
Vairão,28 de Abril de 2005 Simpósio Vitivinícola do Norte de Portugal.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
TRADE MARKETING Uma arma ao serviço das vendas Dinâmica: Os participantes irão desempenhar o papel de um Director Comercial e desenvolver um plano de Trade.
Da tradição à modernidade
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
MuseumsLine.
Dar a conhecer novos talentos portugueses na área da pintura Transpor para peças decorativas obras de arte Permitir que o publico tenha acesso a obras.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
O Petrópolis Gourmet ganha este ano um ingrediente extra que vai ampliar de forma significativa sua repercussão, alcance e visibilidade. O Globo apostou.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
“ ” “ GANHAR ESCALA – PARCERIAS E ESTRATÉGIAS REGIONAIS DE TURISMO ” POMBAL – Auditório do Teatro-Cine | 30 de Abril 2013.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Docente: Fernanda Policarpo Discente: João Pacheco, nº15398 Administração de.
Centro de Congressos da Madeira, 8 de Maio de 2009 Ordem dos Economistas – D.R. Madeira III Conferência Anual do Turismo Painel: Transporte Aéreo.
COMPONENTES DO SISTEMA:
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010

1. NOVOS PRODUTOS TURÍSTICOS TURISMO CINEGÉTICO TURISMO DE MORTE TURISMO TRÁGICO TURISMO DE PESCA BIRDWATCHING TURISMO DE PINTURA TURISMO “WITH NO KIDS” TURISMO DE EXPERIÊNCIAS TURISMO DE VINHOS

ENOTURISMO O QUE É???? “Enoturismo é composto por deslocações realizadas pela motivação de visitar e conhecer adegas, caves e regiões vitivinícolas, considerado como uma ferramenta de marketing e um meio para promover o desenvolvimento do destino, representando uma oportunidade para realizar vendas à porta e proceder a iniciativas de marketing directo para as unidades do sector vitivinícola.” ( GETZ )

AS PERGUNTAS ? SERÁ O ENOTURISMO UMA FONTE DE RECEITA? COMO COMEÇAR O ENOTURISMO OU COMO MELHORAR ESTA ÁREA? TENHO FERRAMENTAS DE PLANEAMENTO E GESTÃO PARA UMA OFERTA DE QUALIDADE?

AS PERGUNTAS OS NOSSOS SERVIÇOS SÃO ATRACTIVOS, RENTAVEIS E PROPORCIONAM MAIS VALIAS PARA A MINHA MARCA? VALE A PENA ENSINAR PROFISSIONAIS NESTA ÁREA? CONHECEMOS AS NECESSIDADES DOS NOSSOS POTENCIAIS CLIENTES?

COMO COMEÇAR? ANÁLISE FINANCEIRA DEFINIR O TIPO DE ENOTURISMO GASTOS PROVEITOS CONSTRUÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS DEFINIR O TIPO DE ENOTURISMO

NÃO INTERESSA PASSA Á FRENTE!!!! ENOTURISMO 1* NÃO INTERESSA PASSA Á FRENTE!!!!

ENOTURISMO 2* ADEGA ACTIVIDADES: - VISITAS GUIADAS - PROVAS DE VINHOS

ENOTURISMO 3* ADEGA E LOJA OFERTA: - VISITAS GUIADAS - PROVAS DE VINHOS - VENDA DE VINHOS

ENOTURISMO 4* ADEGA, LOJA E RESTAURANTE OFERTA: - VISITAS GUIADAS - PROVAS DE VINHOS - VENDA DE VINHOS - GASTRONOMIA

ENOTURISMO 5* ADEGA, LOJA, RESTAURANTE, HOTEL E SPA OFERTA: TODAS AS OUTRAS - ALOJAMENTO - VINOTERAPIA

ADEGA IDEAL PARA ENOTURISMO FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS STAFF TÉCNICO E MOTIVADO VISITAS ADEQUADAS ADEGA ACTRACTIVA SALA DE PROVAS FLEXIBILIDADE DE PROVAS LOJA DE VINHOS PERCURSO DE VISITA LÓGICO FACILIDADE DE IDIOMAS BONS VINHOS TRILOGIA: DRINK, EAT AND STAY

PROFISSIONAL DO ENOTURISMO DOMÍNIO COMPLETO DOS PROCESSOS VÍNICOS EXCELÊNCIA NO SERVIÇO DE VINHOS ENQUADRAR VINHO c/ GASTRONOMIA CONHECIMENTO DOS VINHOS DA ADEGA IDIOMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO ESTIMULAR O SENTIDO DE COMPRA APRENDIZAGEM CONTÍNUA ( NOVOS VINHOS ) VOCAÇÃO

DESTINO ENOTURÍSTICO IDEAL DIVERSIDADE DE ADEGAS CURTA DISTÂNCIA ENTRE ADEGAS PROXIMIDADE DE UM NÚCLEO URBANO ENVOLVENTE PAISAGÍSTICA DIVERSIDADE DE ALOJAMENTOS DIVERSIDADE DE RESTAURANTES FACILITIES DE APOIO POSSIBILIDADE DE OUTROS PRODUTOS

5.Vantagens do Enoturismo Aumento das vendas Eliminação da intermediação das vendas Divulgação dos produtos Diversidade de produtos Nova oportunidade de negócio Teste de Produtos Auditar a concorrência Educação dos Consumidores Sazonalidade equilibrada Marketing Sensorial

6.Desvantangens do Enoturismo Aumento dos Custos de Funcionamento Debilidade dos espaços Retorno a longo Prazo As receitas indirectas não se consegue contabilizar Formação RH

BARATO E EFICAZ MERCHANDISING SINALIZAÇÃO DA ADEGA NECESSIDADES DO CLIENTE OFERTA DE WIFI GRÁTIS PARCERIAS

TIPOS DE ENOTURISTAS VISITA vs TIPO CURIOSOS MOTIVO CASUAL POUCO INTERESSE EM VINHO VISITA LAZER E PROFISSIONAL AFICCIONADOS FACTOR DIFERENCIADOR NA VIAGEM VALORIZAM A ENOGASTRONOMIA VISITA POUCO TÉCNICA, MAIS EMOTIVA COM PROVAS AMANTES DO VINHO MAIS EXIGENTES PRETENDEM APRENDER TUDO SOBRE O VINHO VISITA MUITO TÉCNICA VISITAM VÁRIAS ADEGAS

GLOBAL WINES/DÃO SUL UM EXEMPLO A SEGUIR

1. A Empresa 1990 – Início 1996 – Criação do novo centro de vinificação 1996 – Abertura do Enoturismo 2000 – Expansão para outras regiões 2001 – Empresa do ano 2002 – Vinibrasil 2002 – Primeira empresa com um NITEC (Projectos de investigação aplicada) 2006 – Empresa do Ano 2006 – Atribuição do prémio FINEP para a Categoria Processo, no Brasil 2007 – Casa de Santar – Produtor do Ano 2007 – Carlos Lucas – Enólogo do Ano 2008 – Abertura QE, PCS, HMC 2008 – Enoturismo do Ano – Paço

Paço dos Cunhas de Santar Algumas das Quintas Quinta do Encontro ( Bairrada ) Herdade do Monte da Cal ( Alentejo ) Quinta do Solar ( Dão ) Quinta Sá de Baixo ( Douro ) Quinta das Tecedeiras Casa de Santar Paço dos Cunhas de Santar Quinta de Cabriz (Dão )

Vinibrasil: “Uma nova atitude numa nova latitude” 40° Norte 8° Sul 40° Sul

2. Definição de Enoturismo Enoturismo é a deslocação de pessoas, que têm interesse na cultura vínica, realizando experiências vínicas, tornando-se assim, uma importante ferramenta de Marketing, para a construção de uma imagem positiva dos nossos vinhos . ( Enoturismo Dão Sul, 2009 )

2. OFERTA ENOTURÍSTICA exemplo a seguir Diversidade de espaços Formação permanente dos RH Disponibilidade Rota Própria de Enoturismo Trinómio: Gastronomia, Vinhos e Alojamento

3. PRODUTOS ENOTURÍSTICOS VISITAS GUIADAS

PRODUTOS ENOTURÍSTICOS PROVAS DE VINHOS

PRODUTOS ENOTURÍSTICOS MENUS DE DEGUSTAÇÃO

PRODUTOS ENOTURÍSTICOS LOJAS DE VINHO

PRODUTOS ENOTURÍSTICOS EXPERIÊNCIAS VÍNICAS

2.1 - PRODUTOS ENOTURÍSTICOS Cursos de Vinhos ( Sábados Vínicos ) Workshops de Cozinha Show Cookings Club Barrica Provas de Azeites Dão Sul Gourmet Exposições Concertos de música Alojamento

2.2 – Valores Enoturismo De Junho 2008 a Agosto 2009 – 30 000 pax Média por mês: 2500 pax  80 % Portugueses Principais Mercados Estrangeiros: Espanha, Holanda, Bélgica Ano 2009: 1,200,000 €

Publicidade especializada ( vinhos, cozinha, património ) 3. Canais de Comunicação Publicidade especializada ( vinhos, cozinha, património )

Canais de Comunicação Feiras como meio para a promoção dos vinhos da empresa junto do consumidor Nacionais Encontro com o Vinho Essência do Vinho Feira de Nelas/Tondela BTL Vindouro Internacionais Vinexpo Prowein

Canais de Comunicação Rótulos dos Vinhos

3.1.Outros Canais de Comunicação Proximidade com os Opinion Leaders Internet Organizações ( Rotas, RT, Clubes de Vinho ) Boca-a-Boca Tour Operator Gerais e Especializados Hotelaria na proximidade ( Criação de packages )

4.Perfil do Enoturista Dão SUL Idade: 35 aos 60 anos Origem: Portuguesa Classe média alta e alta Elevado nível sóciocultural Conhecimento através dos Vinhos ou opinions makers Motivo de Visita: Vinhos Conhecedor da matéria Julho, Agosto, Setembro e Outubro

1º Enoturismo em Portugal Imagem – Enoturismo 1º Enoturismo em Portugal

Uma adega de design na Nova Bairrada Imagem – Enoturismo Quinta do Encontro Uma adega de design na Nova Bairrada

PAÇO DOS CUNHAS DE SANTAR

PAÇO DOS CUNHAS DE SANTAR

Herdade Monte da Cal Imagem – Enoturismo

Formação

DOURO ENOTURISMO VALE A PENA APOSTAR????

ENOTURISMO PROBLEMAS FALTA DE VISÃO DAS ADEGAS VIAJANTE SEM CULTURA VÍNICA ADEGAS FECHADAS INEXISTÊNCIA DE INFRAESTRUTURAS DE APOIO Á RECEPÇÃO MÁS ACESSIBILIDADES FALTA TRANSPORTES PÚBLICOS ENTRE ADEGAS FALTA DE SINALIZAÇÃO IMPOSSIBILIDADE DE LEVAR VINHOS FALTA DE PROMOÇÃO

ENOTURISMO OPORTUNIDADES GRANDE EMBAIXADOR: VINHO DO PORTO COZINHA REGIONAL SEDUTORA ALTERNATIVA SOL E PRAIA PROXIMIDADE DE NÚCLEOS URBANOS DISTÂNCIAS CURTAS 1ª REGIÃO DEMARCADA NO MUNDO POVO HOSPITALEIRO E CLIMA AGRADÁVEL FESTIVAIS VÍNICOS E GASTRONÓMICO PAÍS SEGURO

Global Wines Será que o vinho poderia viver sem o enoturismo. Podia, mas não era a mesma coisa…

CONTACTO JOÃO CARVALHO DEPT. ENOTURISMO JOAOCARVALHO@DAOSUL.COM WWW.DAOSUL.COM