Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Portugal - GTI Grupo de Trabalho sobre Investigações
A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Visão Global do Projecto
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Metodologia de Investigação
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Plano de Trabalho Docente
Didáctica da Matemática
Trabalho realizado por: Célia Mercê, Nelson Mestrinho e Sara Aranha
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
Revisitando a investigação em educação
Planeando a investigação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
NOÇÕES PRELIMINARES.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Metodologia Científica Aula 6
Metodologia do Trabalho Científico
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Em conformidade com as Orientações Oficiais
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
2. A Investigação-acção:
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Plano Nacional de Leitura
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Planejamento PNAIC 2014.
Departamento do Ensino Secundário
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Quantitativo-Qualitativo:
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA
Universidade Estadual de Maringá
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de.
Professora Michelle Luz
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Perguntas de Modelação
Replicação Metas Curriculares de Português
Querte Mehlecke - 01 de junho de 2005 V Ciclo de Palestras Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos 30 e 31 de maio, 01, 02 e 03 de junho.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Finalidades da pesquisa científica
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx Metodologia de Investigação I João Filipe Matos

15 semanas em aulas de 2.5 horas semanais (total de 37.5 horas) tempo semanal de 3 horas de leitura e preparação pretende constituir um espaço de aprendizagem em que os mestrandos são imersos no campo da investigação em educação através fundamentalmente de (i) leitura, análise e discussão de trabalhos de investigação, e (ii) exposição a princípios, estratégias e modalidades de realizar e organizar investigação em educação.

Finalidades: Introduzir os mestrandos às questões chave da investigação em educação Proporcionar oportunidades aos mestrandos para desenvolver a capacidade de ler, compreender e avaliar investigação em educação Desenvolver a capacidade de analisar criticamente a validade, fidedignidade e possibilidade de generalização de resultados de investigação Desenvolver conhecimentos e capacidades necessárias para conduzir uma investigação em educação

Contribuir para a compreensão dos elementos chave de um design e de um plano de investigação Contribuir para a compreensão de questões metodológicas de instrumentação, recolha de dados, análise de dados e interpretação Contribuir para o desenvolvimento de sensibilidade e compreensão das questões de natureza ética envolvidas na investigação em educação Apoiar a preparação da tese de Mestrado subsequente à parte curricular do curso

Objectivos para os mestrandos: Compreensão dos princípios, paradigmas e elementos base de uma investigação que inclua ou não um campo empírico Compreensão, apreciação crítica e planeamento de designs de investigação no quadro de um determinado problema Capacidade de operacionalização dos propósitos de uma investigação e formulação de questões de investigação Apreciação crítica de artigos de investigação Compreensão das questões éticas envolvidas na investigação

Capacidade de discutir e planear metodologias apropriadas, a instrumentação, a amostra / participantes e o estilo de investigação relativamente a um dado problema Capacidade de seleccionar e/ou adaptar instrumentos de investigação (e.g. guiões de observação, de entrevista, questionários, testes) Desenvolver a compreensão sobre os problemas envolvidos na análise de dados de natureza qualitativa.

26 Set Apresentação dos objectivos, temas, métodos de trabalho e de avaliação na disciplina. A investigação em educação. Princípios, paradigmas e bases 3 Out Objecto de investigação. Metodologias e métodos. Formulação de problemas e questões de investigação. Papel da teoria na investigação. O campo teórico e o campo empírico. Elementos de uma investigação. 10 Out Fenomenologia, interaccionismo simbólico, etnometodologia. Identificação de diferentes metodologias de investigação 17 Out Survey, estudo experimental, estudos de correlação, estudos interpretativos, estudos etnográficos, estudos de caso. Investigação narrativa, histórias de vida. Investigação-acção

24 Out Recolha de dados no campo empírico. Estratégias e problemas. A instrumentação e a sua adequação ao problema e às questões. Guiões de entrevista e de observação, questionários, escalas, testes. 31 Out Aula de Fundamentos da Didáctica da Matemática 7 Nov A Entrevista. Problemas e estratégias. 14 Nov A Observação. Problemas e estratégias. 21 Análise de dados qualitativos. Estratégias e problemas 28 Nov Análise de dados qualitativos. Estratégias e problemas. 5 Dez Narrativa.

12 Dez Análise de dados qualitativos. O QRS.NUDIST como recurso de trabalho. 19 Dez Recolha de dados no campo teórico. A noção de revisão da literatura. 9 Jan Critérios de qualidade na investigação em educação. Validade interna e externa; fidedignidade. Avaliação e legitimação da investigação. 16 Representação e relato da investigação. A audiência e os estilos de relato da investigação. Problemas e estratégias de representação.

Avaliação A avaliação das actividades desenvolvidas pelos mestrandos na disciplina assume um carácter eminentemente formativo. Valoriza-se o trabalho presencial no âmbito das actividades realizadas em grupo e individualmente. Acrescenta-se a esta avaliação a elaboração de um ensaio crítico incidindo sobre um artigo de investigação numa área a escolher pelo mestrando (guião disponível no site da disciplina).

Recursos É colocado à disposição dos mestrandos um conjunto de recursos bibliográficos (textos e partes de capítulos de livros) no respectivo dossier da disciplina (organizar com o grupo). O site da disciplina na internet http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jfmatos/mestrados/fcul/invi.htm reflecte o desenvolvimento das aulas e oferece recursos adicionais resultantes das direcções de trabalho de diferentes grupos na turma.

Livros referidos explicitamente nas aulas: André, M. (1995). Etnografia da prática escolar. São Paulo. Papirus. Bodgan, R. & Biklen, S. (1994/1991). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto Editora. Brown, A. & Dowling, P. (1998). Doing research / reading research: A mode of interrogation for educatíon. London: Falmer Press. Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2000). Research methods in education. New York: Routledge. Delamont, S. (1992). Fieldwork in educational settíngs. London: Falmer Press. Denzin, N. & Lincoln, Y. (1994). Handbook of qualitative research. Newbury Park: Sage. Goetz, J. & LeCompte, M. (1984/1988). Etnografia e diseño qualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata. Lessard-Hebert, M., Goyette, G. & Boutin, G. (1990). Investigação qualitativa - Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget. Miles, M. & Huberman, A. (1994). Qualitative data analysis. Thousand Oaks: Sage. Silva, M. I. (1996). Práticas educativas e construção de saberes. Lisboa: HE. Spradley, J. (1979). The ethnographic interview. New York: Holt, Rinehart & Winston. Tuckman, B. (1994/2000). Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Centro de Investigação da FCUL Edif. C4, piso 0 R/C http://www. educ