Missão e Visão Por Carlos Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!”
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sonhos – Objetivos – Metas
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Estratégia Empresarial
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Técnicas de Negociação
DEFINIÇÃO DE MISSÃO E VISÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Escolha na árvore uma mensagem para você e clique sobre ela! Resultados: pequente.com.br E muita sorte em 2012 !
TREINAMENTO DE LÍDERES
Oficina: Gestão da Estratégia
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
REAFIRMANDO A IDENTIDADE
Disciplina de Aprendizagem Organizacional
Acaso Ninguém conhece alguém por acaso, nada nesta vida acontece por acaso...
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
LINCOLN FERREIRA APAIXONE-SE Caio Amaral APRESENTAÇÃO:
Mas nunca impossíveis! Nunca diga que algo é impossível...
Frases Para Meditar...♥.
V I D A.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
Funções Administrativas
Ligue as colunas do computador e concentre-se
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
“Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver.” Martin Luther King Jr.
suefirmeza Apaixone-se definitivamente pelo seu SONHO. O sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu. Apaixone-se por sua FAMÍLIA. Mesmo que.
Balanced Scorecard - BSC
Acaso.
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Planejamento de estratégias:
Nunca diga que algo é impossível...
Orientação Especial Março/2011.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Missão, Visão e Objetivos
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!” Cora Coralina.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
Acaso Ninguém conhece alguém por acaso, nada nesta vida acontece por acaso...
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Identidade Corporativa
Planejamento Organizacional Integrado
Transformando estratégia em ação
Encerrando Ciclos By Búzios a a.
Carlos Visão Global Social
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
APAIXONE-SE. Apaixone-se mais pela viagem... do que pela chegada ao destino, a primeira opção é mais garantida.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS ADMINISTRAÇÃO
Faço parte do mundo e, no entanto, ele deixa-me perplexo. (Charles Chaplin) Faço parte do mundo e, no entanto, ele deixa-me perplexo. (Charles Chaplin)
Desenvolvimento Interpessoal
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
APAIXONE-SE.
Gestão Estratégica de Negócios
O que é PROJETO EXECUTIVO
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
Transcrição da apresentação:

Missão e Visão Por Carlos Reis

Desenvolvimento da Estratégia VISÃO : OBJETIVO SITUAÇÃO ATUAL MISSÃO : ESTRATÉGIA MISSÃO A Missão descreve como chegar. Deve deixar claro qual é o negócio e que tem uma estratégia definida. A estratégia se inicia pela visão da organização. Definições são controversas entre autores mas, em geral, Visão é onde chegar. Missão é como chegar. Missão deve abordar: O que produzimos/entregamos/ofertamos Para quem ofertamos Como venceremos (quais VCS) Vantagens Competitivas Sustentáveis: características da organização difíceis de copiar que representem um diferencial competitivo. VISÃO A Visão diz onde se quer chegar. É um sonho, um objetivo de longo prazo. Fonte: FJG

Ricardo Matias (prof.MBA da FJG) MISSÃO DA EMPRESA A MISSÃO define a razão pela qual a empresa existe e deve incluir não apenas a “definição do negócio”, mas também, sua função social. VISÃO DE FUTURO É a explicitação da realidade ideal desejada. Responda levando em conta a VISÃO DE FUTURO da empresa e VISÃO DE FUTURO da unidade que você gerencia.

Visão X Missão Para Fernando Serra, prof. dos cursos de pós-graduação da FGV, IBMEC, Dtcom e autor do livro “Administração Estratégica”, a principal diferença é que a visão expressa um objetivo a ser atingido, e a missão é a razão de existir da organização.

“Para que o BSC seja implantado é mandatório que a empresa tenha definida a visão, missão, enfim, a estratégia”. LOURENZO, Armando. Balanced Scorecard. Apostila do curso DtCom. Disponível em www.dtcom.com.br. Acessado em 1.9.2006.

Características A visão é o que se sonha para o negócio, enquanto a missão identifica o negócio; A visão é o passaporte para o futuro, enquanto a missão é a carteira de identidade da organização. A visão está para o futuro; assim como, a missão está para o presente.

Visão Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente. (James Collins e Jerry Porras)

Visão A visão, portanto é um sonho que dificilmente será atingido. Pode parecer fora de propósito mais o objetivo é que a visão esteja sempre um pouco fora de alcance, e a perseguição desse sonho é que motiva as pessoas Dessa forma, dificilmente a visão será mudada. Já a missão pode ser modificada. (analogia a cenoura que faz o burro andar!?)

“O sonho é o alimento da alma, assim como, a comida é o alimento do corpo”. O homem não pode parar de sonhar. O futuro pertence àqueles que acreditam em seus sonhos. Não há nada como um sonho para a construção de um futuro. Mas se você preferir ser menos filosófico e mais técnico, substitua a palavra sonho por visão.

Luiz Fernando Edmond, presidente da Ambev para América Latina. “As pessoas deveriam sonhar sempre com o impossível. Afinal, sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho!” Luiz Fernando Edmond, presidente da Ambev para América Latina.

Visão X Imagem A visão é como a organização espera ser reconhecida pelo seu público alvo; A imagem é como o público alvo reconhece a organização (Qual a imagem da CCE e da Brastemp?)

Exemplo de visão HMSA: Ser reconhecido como o melhor Hospital de emergências da América Latina. Coca-Cola: Tornar-se a bebida mais consumida no planeta.

Missão "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." (Peter Drucker)

Exemplos de missão HMLJ: Prestar uma assistência médica, gratuita e de qualidade à população da Cidade do RJ, assim como contribuir com a qualidade de vida de seus colaboradores e servir de parâmetro de gestão à PCRJ. Disney: Fazer as pessoas felizes.

Missão X Produto Kopenhagen: Hall Mark: Missão é oferecer presentes à pessoas especiais; Produto: chocolate. Missão é favorecer a comunicação social; Produto é cartão de Natal.

Exemplos heterodoxos de missão Pepsi-Cola: Derrotar a Coca-Cola. Honda : Esmagar, Espremer e Massacrar a Yamaha.

“Uma visão sem ação é somente um sonho. Uma ação sem visão é apenas um passatempo. Uma visão com ação pode transformar o mundo.” (Joel Baker)

BUSCANDO DIFERENCIAIS OUSADIA VISÃO

(Martin Luther King Jr.) Visão “Eu tive um sonho: Um dia meus 4 filhos irão viver em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele; mas sim, pelo conteúdo de seu caráter.” (Martin Luther King Jr.)

Qual a missão e visão da sua vida? E você? Qual a missão e visão da sua vida?