Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO NO SETOR CONTÁBIL.
Advertisements

Geração de Negócios em Feiras e Eventos
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
O ambiente Sped E a necessidade de QUALIDADE das informações.
A PROFISSÃO CONTÁBIL E A ORGANIZACAO DE SUAS ENTIDADES
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
Plano de Marketing.
Informação é a chave de tudo!
A Herbalife oferece 2 maneiras
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
A profissão de contador
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Painelista: Prof. Dr. Aderbal N. Müller
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
30 e 31 de Julho de 2010.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
O crescimento se mantém em 2008
Conceitos do Projeto – J4
Empreendedorismo e competitividade das médias empresas
A INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
- Um novo tempo de Competitividade -
Projeto Plano de Negócio
Pós-Graduação em TI de A a Z
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Ganhe ainda mais! Aumente seus ganhos Reinvestindo seu lucro
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
UNIVERSIDADE RED JACKET.
Apresentação da Franquia
Faculdade de Ciências Contábeis
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Monitoramento Análise Estratégica Redes Sociais
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
COMUNICANDO-SE EM VENDAS
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Qual a importância do Marketing Contábil
Formação Profissional IV
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
Economia X Mercado Mundial de TI (2010, US$ BI) PAIS Trilhões ($) EUA15,5 CHINA7,7 JAPÃO6,1 ALEMANHA3,7 FRANÇA2,9 BRASIL2,61 Reino Unido2,60 ITÁLIA2,38.
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Marketing para o cliente interno
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Gestão de Meios de Hospedagem
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
CONTABILIDADE GERENCIAL
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
Transcrição da apresentação:

Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA VIII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DE GOIÁS/ VI ENCONTRO DE ESTUDANTES DE CONTABILIDADE DE GOIÁS REGIONAL DE CONTABILIDADE “EU CONTADOR. E AÍ? ” Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA joao.rocha@ufrgs.br S E T / 2 0 0 7

U C S FORUM REGIONAL DE CONTABILIDADE NA AGENDA MANIFESTAÇÕES DE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS ALTERNATIVAS OFERECIDAS PELO MERCADO E AÍ?

"ANTES DE QUERER MUDAR O MUNDO...MUDE-SE." Fábio Luciano Violin

" A CONTABILIDADE SERÁ A PROFISSÃO DO SÉCULO XXI" Ivan Carlos Gatti 1986

O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE " O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE TEM QUE TER UMA AMPLA VISÃO DO NEGÓCIO, POIS ATUA EM DIVERSOS SEGMENTOS DE MERCADO, NAS ÁREAS PÚBLICA E PRIVADA , INCLUSIVE EM ÂMBITO INTERNACIONAL." (ANGELA BALDINO – ADVB) - 2004

O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE “O PROFISSIONAL COM GOMALINA NO CABELO ATRÁS DE UMA MESA NÃO EXISTE MAIS.” “EM SEU LUGAR HÁ UM PROFISSIONAL DINÂMICO QUE ATUA EM CONJUNTO COM TODAS AS ÁREAS DA EMPRESA.” ELIANA LUSTOSA – CFO DO GRUPO PONTO FRIO

QUANTOS SOMOS? BRASIL GOIÁS CONTADORES: 203.000 TÉCNICOS : 194.000 397.000 GOIÁS CONTADORES: 4.200 TÉCNICOS : 4.400 8.600

C N P J BRASIL ± 7.000.000

ÁREA DE ATUAÇÃO DO CONTADOR CONTABILIDADE GERAL AUDITORIA, ASSESSORIA E CONSULTORIA PERÍCIA CUSTOS CONTABILIDADE PÚBLICA MAGISTÉRIO ORÇAMENTO, CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL CONTABILIDADE AMBIENTAL CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE - INTANGÍVEIS CONTABILIDADE INTERNACIONAL CONTABILIDADE 3º SETOR

CONTABILIDADE GERAL MERCADO EM FRANCA EVOLUÇÃO FIM DAS ESTRUTURAS ATUAIS CONCORRÊNCIA ACENTUADA GANHO EM ESCALA

AUDITORIA E CONSULTORIA CONCENTRAÇÃO DO MERCADO EM NÍVEL INTERNACIONAL BOAS PERSPECTIVAS PARA PEQUENAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

PERÍCIA REDUÇÃO DE TRABALHO NA ÁREA TRABALHISTA AUMENTO DE DEMANDA NA ÁREA CÍVEL NECESSIDADE DE ATUAÇÃO EM EQUIPE, PELA DIVERSIDADE DE ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DO PERITO

CUSTOS PERDA DE MERCADO POR DESINTERESSE OU MÁ FORMAÇÃO MERCADO COM REMUNERAÇÃO BASTANTE ATRATIVA VAGAS SENDO ABSORVIDAS POR OUTROS PROFISSIONAIS

CONTABILIDADE PÚBLICA MERCADO ESTÁVEL A PARTIR DA LRF POSSIBILIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO JUNTO A PREFEITURAS PELO NÍVEL DE ESPECIFICIDADE DE CONHECIMENTO EXIGIDO PELA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

MAGISTÉRIO FIM DO MERCADO PARA GRADUADOS MERCADO E REMUNERAÇÃO RAZOÁVEL PARA MESTRES MERCADO EXCELENTE E BEM REMUNERADO PARA DOUTORES

ORÇAMENTO, CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL ÁREAS COM GRANDE POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS DADOS ORÇAMENTÁRIOS E GERENCIAIS SÃO NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES

CONTABILIDADE AMBIENTAL CONTROLE DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE PODE GERAR RETORNOS EXCELENTES À EMPRESA A CONTABILIDADE PODE EVIDENCIAR INFORMAÇÕES CONSISTENTES PARA ESTA ÁREA

CONTABILIDADE SOCIAL A EMPRESA NECESSITA CONSOLIDAR SUA IMAGEM NO CONTEXTO QUE ATUA DADOS CONTÁBEIS SÃO FERRAMENTAL CONSISTENTE PARA EXTERNAR SUAS AÇÕES BALANÇO SOCIAL

CONTABILIDADE - INTANGÍVEIS GOODWILL CAPITAL INTELECTUAL CARTEIRA DE CLIENTES IMAGEM ÉTICA

CONTABILIDADE INTERNACIONAL HARMONIZAÇÃO MERCOSUL C E G7(8) US GAAP PROJETO DE REFORMULAÇÃO DA LEI Nº 6404/76 DELIBERAÇÃO 488/05 - CVM

CONTABILIDADE 3º SETOR NORMATIZAÇÃO NO BRASIL É DEFICIENTTE CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NESTA ÁREA GRANDE NÚMERO DE ENTIDADES NECESSITANDO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONSISTENTES O CFC ESTÁ COMEÇANDO A SE MANIFESTAR SOBRE O ASSUNTO

E AÍ? O QUE FAZER? MARKETING EU NÃO SEI FAZER MARKETING. FAZEMOS MARKETING À TODA HORA. NESTE MOMENTO ESTAMOS FAZENDO SE ESTE GERARÁ UM GOODWILL OU UM BADWILL DEPENDERÁ DE NÓS.

E AÍ? O QUE FAZER? NO ANO 2.020 A ÉTICA APLICADA À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GERARÁ UMA QUALIDADE SIMILAR À DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS QUE HOJE ADQUIRIMOS. (Domenico de Masi)

E AÍ? O QUE FAZER? TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS RITMO ALUCINANTE E FALTA DE TEMPO NOS FORÇAM A ASSUMIRMOS PAPÉIS MÚLTIPLOS CONSUMIDOR VIGILANTE: ELE MANIPULA O MERCADO POR MEIO DE PRESSÃO PROTESTO E POLÍTICA

DUPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO E AÍ? O QUE FAZER? FUTURO NO PRESENTE DUPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO A EVOLUÇÃO DA MULHER

A EVOLUÇÃO DA MULHER As mulheres compram e influenciam 80% de todas as mercadorias de consumo. Destas: -51% dos aparelhos eletrônicos, 75% dos remédios vendidos nas farmácias, 50% dos carros. Influenciam em 80% na aquisição destes produtos. Compram 50% de todos os computadores pessoais. -Abrem negócios em quantidade duas vezes superior aos homens, totalizando mais de 9 milhões de empreendimentos, movimentando cerca de 3,6 trilhões de dólares e gerando emprego para 27,5 milhões de pessoas. Isto representa mais do que todas as 500 maiores empresas americanas juntas.

A EVOLUÇÃO DA MULHER No Brasil é grande o número de mulheres que são chefes de família. - O IBGE revela que nas faixas de 30 a 39 anos ocupam postos de trabalho na proporção de 26,5% contra 20,8% ocupados pelos homens. - Entre 40 e 49 anos, as mulheres ocupam na proporção de 20,8% contra 19,1%. - A inserção de mulheres no mercado de trabalho tem sido maior que a dos homens, principalmente nas profissões liberais, em que o aumento foi superior a 300% desde a década de 90.

E AÍ? O QUE FAZER? HUMILDADE DE ADMITIRMOS QUE NECESSITAMOS MELHORAR OBSERVAR OS COLEGAS "BONS" OBSERVAR OUTROS PROFISSIONAIS "BONS" BUSCAR CONHECIMENTO CONSTANTEMENTE

E AÍ? O QUE FAZER? DESPREZE MINÚCIAS AVALIE-SE CONSTANTEMENTE RELACIONE-SE COM PESSOAS ESTEJA SEMPRE ALERTA A ALTERAÇÕES

E AÍ? O QUE FAZER? SÍNDROME DO SAPO FERVIDO

E AÍ? O QUE FAZER? DOMÍNIO DO IDIOMA PÁTRIO FLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO ORAL E VERBAL

E AÍ? O QUE FAZER? COMUNICAÇÃO FLUENTE E ADEQUADA NO NÍVEL DE REPORTE. GENTILEZA NO TRATO. COM LICENÇA OBRIGADO DESCULPE

E AÍ? O QUE FAZER? DOMÍNIO DE IDIOMAS NO MÍNIMO + 2 INGLÊS ESPANHOL FRANCÊS MANDARIM ??? ... 1,3 x 109 habitantes INDIANO???... 1,0 x 109 habitantes

E AÍ? O QUE FAZER? PRODUÇÃO MUNDIAL DA CHINA 75% BRINQUEDOS 75% RELÓGIOS 55% CALÇADOS 50% CAMARAS DIGITAIS 50% CONTAINERS 42% MONITORES

E AÍ? O QUE FAZER? CONSUMO MUNDIAL DA CHINA 51% CARNE DE PORCO 40% MOTOCICLETAS 40% CIMENTO 33% ALGODÃO 32% TELEVISORES 31% AÇO

E AÍ? O QUE FAZER? ÍNDIA UM NOVO VALE DO SILÍCIO ESTÁ SE FORMANDO LÁ. TREINAMENTO DE PESSOAS PARA ATENDIMENTO MUNDIAL DE TELEMARKETING, INCLUSIVE COM SOTAQUES REGIONAIS DE CADA PAÍS. EMBRAER COMERCIALIZANDO AVIÕES.

E AÍ? O QUE FAZER? INFORMAÇÃO O PRINCIPAL GOODWILL QUE UM PROFISSIONAL DEVE AGREGAR ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

E AÍ? O QUE FAZER? O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE É O DETENTOR DO MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES NO CONTEXTO CORPORATIVO.

E AÍ? O QUE FAZER? QUANTO MELHOR UTILIZAR ESTA INFORMAÇÃO PARA O CONJUNTO DE "NEGÓCIOS" DA EMPRESA MELHOR ESTARÁ PROJETANDO SUA IMAGEM PROFISSIONAL

E AÍ? O QUE FAZER? QUANTO MELHOR ESTIVER PROJETANDO SUA IMAGEM E PROFISSIONAL MAIS ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA O RECONHECIMENTO DE NOSSA PROFISSÃO. NÃO BASTA SERMOS BONS. TEMOS DE CONSTANTEMENTE ESTARMOS DEMONSTRANDO ISTO.

OBRIGADO! joao.rocha@ufrgs.br