Faculdade Estudos Sociais do

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Regulação e Avaliação para uma Nova Universidade
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
Avaliação Institucional
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Comissão Própria de Avaliação
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
CPA FATEA / 2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. CPA FATEA / 2012 O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação) Com o objetivo de coordenar e articular.
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA –
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Faculdade Estudos Sociais do REUNIÃO PARA DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO DE SUA EXECUÇÃO Faculdade Estudos Sociais do Espírito Santo Faculdade PIO XII 23/08/2005

LEGISLAÇÃO Lei 10.861, de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES

LEGISLAÇÃO Lei 10.861, de 14 de abril de 2004: identifica as dimensões institucionais que serão avaliadas; institui a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior – CONAES.

LEGISLAÇÃO Portaria 2051, de 09 de julho de 2004: Regulamenta os procedimentos de avaliação do SINAES.

LEGISLAÇÃO Portaria 2051, de 09 de julho de 2004: define os objetivos do SINAES; define as atribuições do CONAES; regulamenta a execução da avaliação das IES, dos Cursos de Graduação e dos estudantes.

Processos diferenciados do SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES I N T E G R A Ç Ã O Processos diferenciados do SINAES: Avaliação das Instituições de Ensino Superior; Auto-avaliação das IES; Avaliação do desempenho dos estudantes.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Finalidade: construtiva e formativa Permanente Envolve toda a comunidade Cria e desenvolve a cultura da avaliação

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Participação da Comunidade Acadêmica Comprometimento com relação às mudanças

Concepção da Avaliação: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Concepção da Avaliação: comprometida com a melhoria da qualidade; comprometida com a relevância das atividades de cada IES; Comprometida com a relevância do conjunto das IES.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Construção do projeto acadêmico Gestão democrática Autonomia Consolidação da responsabilidade social Compromisso científico-cultural Princípios do Projeto Acadêmico IES

Utilização dos Resultados da avaliação: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Utilização dos Resultados da avaliação: auxílio à formulação das ações internas da IES; reformulação do projeto de desenvolvimento das IES; base para a implementação das políticas públicas educacionais; base para a implementação de ações de regulação do sistema de ensino.

Processo de Avaliação das Instituições de Ensino Superior Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Processo de Avaliação das Instituições de Ensino Superior Auto-avaliação – conduzida pela CPA; Avaliação externa – pelas comissões externas designadas pelo INEP.

Lei 10.861/2004 – Avaliação – Dimensões Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação – Dimensões 1ª dimensão: identificação do projeto e/ou missão institucional: finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional. Missão e PDI

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 2ª dimensão: Explicitação das políticas de formação acadêmico-científica. Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão e suas formas de operacionalização.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 3ª dimensão: Responsabilidade social da IES no que se refere à contribuição em relação à inclusão social, desenvolvimento econômico e social, defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 4ª dimensão: Verificação das formas de aproximação entre a IES e a sociedade. comunicação com a sociedade.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 5ª dimensão: políticas e programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do Corpo Docente e Técnico-Administrativo.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 6ª dimensão: Organização e gestão da IES incluindo o funcionamento e a representatividade dos colegiados, a independência e autonomia da IES com relação à Mantenedora e a participação dos segmentos da IES nos processos decisórios.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 7ª dimensão: Análise da infra-estrutura da IES, relacionando-a com a produção acadêmica e com as finalidades da IES. Infra-estrutura física de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 8ª dimensão: Planejamento e avaliação dos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 9ª dimensão: Análise das formas como os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica e dos programas através dos quais a IES oferece qualidade à vida estudantil. Políticas de atendimento aos estudantes.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Lei 10.861/2004 – Avaliação 10ª dimensão: Planejamento econômico-financeiro – sustentabilidade financeira da IES.

CPA – Comissão Própria de Avaliação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES CPA – Comissão Própria de Avaliação Responsável pela condução dos processos internos de avaliação das IES; responsável pela sistematização dos processos; responsável pela prestação das informações solicitadas pelo INEP.

CPA – Comissão Própria de Avaliação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES CPA – Comissão Própria de Avaliação Órgão de representação acadêmica; na sua composição deve contar com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada; definição quanto ao seu modo de organização, quantidade de membros e funcionamento: a critério dos órgãos colegiados superiores da IES.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Diretrizes para a Avaliação das IES Direito e Biomedicina: Entrega do relatório de avaliação interna: 31/08/2005 Período de visitas – avaliação externa: 01/09/2005 -28/02/2005 Publicação do parecer final do MEC/CONAES: até 31/08/2006 Administração, Ciências Contábeis e Comércio Exterior Entrega do relatório de avaliação interna: 28/02/2006 Período de visitas – avaliação externa: 01/03/2006 -31/05/2006 Publicação do parecer final do MEC/CONAES: até 30/11/2006