Projeto de Formação Continuada de Educadores
Objetivos Contribuir para a profissionalização dos educadores. Contribuir para a transformação da escola em um ambiente harmônico e feliz.
Pressuposto A Educação é uma práxis (um conjunto de práticas).
Paulo Freire
Antoni Zabala (IRIF) “Freire, diante de Coll, ficaria mal cientificamente e Coll, diante de Freire, perderia em termos práticos”. “Freire é uma referência pedagógica de altíssimo nível.”
Imagem do educador Recém-saído da formação inicial Entre duas identidades Estresse e angústia decrescentes Necessidade de muito tempo e energia A forma de administrar o tempo é insegura Sobrecarga cognitiva
Imagem do educador Recém-saído da formação inicial: Solidão Oscilação entre a teoria e a prática Falta de distância crítica Falta de domínio dos gestos elementares Incômodo diante do desvio entre o planejado e o feito
O que deve ser o educador? O que ensina conteúdos? O que desenvolve as capacidades: de aprender a ser; de aprender a conviver; de aprender a fazer; de aprender a aprender? Etc.
Imagem do educador “Ninguém nasce educador. Cada um de nós se faz educador.”
Contexto A educação contínua é uma necessidade da Sociedade do Conhecimento. Escolarização das empresas. Empresariamento das escolas.
Contexto “Os funcionários devem ser encarados daqui para a frente como pessoas completas, feitas de corpo, mente, emoções e espírito. Negar isso é condenar-se a não obter os vitais aumentos de produtividade.” Stephen Covey
Contexto
Estrutura do Programa Ensino Fundamental I Um curso de três anos. Organizado em torno de Português e Matemática. Com o concurso de formadores de outras disciplinas.
Estrutura do Programa Ensino Fundamental II Um curso de três anos. Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês. Obs.:A programação de Inglês e atividades para Educação Infantil serão comunicadas em março.
Estrutura do Programa Duração: 180 horas (72 presenciais; 60 para atividades de orientação e pesquisa e 48 horas para produção e apresentação pública de artigo de conclusão de curso). Certificação anual de curso de extensão. Certificação final de aperfeiçoamento.
Estrutura do Programa Atividades itinerantes. Oficinas em escolas-clientes que atuarão como pólos regionais. Temas: Autogestão e gestão de pessoas. Vivências para o estímulo à cooperação. Práticas de recreação para séries iniciais.
Estrutura do programa A equipe de formação. O dia de hoje: Apresentação das programações; Apresentação dos planejamentos; Aplicação de uma pesquisa.
Critérios As atividades de formação continuada devem ser propostas a partir de dificuldades identificadas nas práticas docentes.
Critérios Competências de autogestão e de gestão de pessoas, em ambientes de aprendizagem cooperativa, serão perseguidas pelo grupo e serão objeto de atividades específicas.
Critérios A preparação para uso do material da Companhia da Escola é um objetivo do trabalho de formação continuada.
Critérios As atividades propostas nos cursos prevêem o trabalho dos professores cursistas fora das aulas dos cursos, isto é, nos intervalos entre um e outro curso, na forma de leituras, pesquisas e desenvolvimento de projetos.
Critérios As atividades de formação deverão envolver coordenadores, direção e mantenedores.
Desafio Formar professores para atuar em “escolas responsáveis”. (Drucker)
Critérios
Imagem do educador