“ Valorizando o homem, serve ao Exército e ao Brasil.” CEP/FDC “ Valorizando o homem, serve ao Exército e ao Brasil.”
CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL O CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL SUMÁRIO CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL CONHECER O CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO LOCALIZAÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SUMÁRIO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
AS MISSÕES INSTITUCIONAIS SÃO: VERTENTES AS MISSÕES INSTITUCIONAIS SÃO: Educar Pesquisar Avaliar e Orientar Preservar
SUMÁRIO LIGAÇÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL VETOR EDUCAÇÃO CURSOS REGULARES PARA OFICIAIS ( EB, ONA, F AUX, FAB, MB) COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR COMUNICAÇÃO SOCIAL AVANÇADO DE OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS (2011) CURSOS REGULARES PARA ST/SARGENTOS ( EB, ONA, F AUX, FAB, MB) AUXILIAR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL AUXILIAR DE ENSINO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO VETOR EDUCAÇÃO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO ENSINO A DISTÂNCIA PARA OFICIAIS ( EB, ONA, F AUX, FAB, MB) COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PSICOPEDAGOIA ESCOLAR COMUNICAÇÃO SOCIAL PÓS GRADUAÇÃO EM ADM HOSPITALAR CEGAEM PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL VETOR EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO EM IDIOMAS ESTÁGIOS PRESENCIAIS - PORTUGUÊS PARA MILITARES DE NAÇÕES AMIGAS - INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO, ITALIANO, RUSSO, ESPANHOL, PARA MILITARES BRASILEIROS DESIGNADOS PARA MISSÕES NO EXTERIOR CURSO DE IDIOMAS VIRTUAL - EAD PORTUGUÊS PARA MIL DE NAÇÕES AMIGAS(EM CONSTRUÇÃO) - EAD PARA MILITARES BRASILEIROS (EB E MB) - META SERÁ 1.400 MATRICULADOS 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL VETOR EDUCAÇÃO PROFICIÊNCIA EM IDIOMAS EXAME DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA ESCRITA - 6000 MILITARES (TODOS OS 06 IDIOMAS) EXAME DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA ORAL 1ª Fase – 350 MILITARES (INGLÊS, FRANCÊS E RUSSO) EXAME DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA ORAL 2ª Fase – (ALEMÃO, ESPANHOL E ITALIANO) 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL VETOR AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FORÇAS DE PAZ ( 28.000 AVALIAÇÕES) INGRESSO EM CURSOS OPERACIONAIS (FORÇAS ESPECIAIS, COMANDOS, PILOTO, BÁSICO DE INTELIGÊNCIA) INGRESSO NA AMAN (EM DESENVOLVIMENTO) INGRESSO NA EsSA E EsSLog – (EM DESENVOLVIMENTO) 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO SELEÇÃO PSICOLÓGICA 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL A seleção psicológica é a primeira etapa do processo de avaliação psicológica, cuja função é prognosticar se o candidato apresenta as características psicológicas necessárias para o desempenho de atividade ou função pretendida, levantando, por meio da aplicação de instrumentos psicológicos (entrevista individual e testes psicológicos), o perfil psicológico do candidato. 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO SUMÁRIO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO OBJETIVOS - Identificar eventuais quadros de inadaptação ou transtorno psicológico. - Minimizar, por meio de orientação e integração grupal os possíveis efeitos do estresse, prevenindo desajustes psicológicos. - Aplicar instrumentos que visem à validação e a melhoria da atividade de seleção. - Pesquisar o ambiente operacional, observando os fatores estressores do meio e a adaptação dos militares às novas condições. 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
DESMOBILIZAÇÃO PSICOLÓGICA SUMÁRIO DESMOBILIZAÇÃO PSICOLÓGICA 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL VETOR PESQUISA PROGRAMA : O PROFISSIONAL MILITAR DO Sec XXI - PROJETO COMPETÊNCIAS – DECEx - PROJETO PERFIS E CATÁLOGO DE CARGOS – DGP/DAPROM - PROJETO SERVIÇO MILITAR – DGP/DSM - PROJETO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (EsPCEx/AMAN) – DECEX - PROJETO CAPACITAÇÃO DE AVALIADORES (DGP/DAPROM) - PROJETO MANUAL DO INSTRUTOR ESTRESSORES DE FORÇAS DE PAZ SIMULAÇÃO DE ESTRESSE DE COMBATE 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL VETOR PRESERVAR SÍTIO HÍSTÓRICO - 1776 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
EFETIVOS/CORPO PERMANENTE SUMÁRIO EFETIVOS/CORPO PERMANENTE POSTO/GRAD PREVISTO EXISTENTE EM OUT 2012 OF SUPERIOR 47 53 CAP/TEN 68 62 ST 1 5 SGT 38 25 CB/SD 162 PTTC 9 FC DIVERSOS 35 13 PROFESSORES 24 11 TOTAL 384 340 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO EFETIVOS/DISCENTE 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL CURSO OFICIAIS ST/SGT INÍCIO TÉRMINO PSICOPEDAGOGIA 22 - 16 MAR 23 NOV COORDENAÇÃO 26 COM SOC 15 EIPA I (Estrangeiros) 10 30 ABR 29 JAN AVANÇADO OP PSICO 20 17 AGO AUX ENSINO 40 06 AGO 14 SET AUX COM SOC 29 11 JUN 20 JUL IDIOMAS 100 50 06 FEV 09 NOV EIPA II (Estrangeiros) 30 03 DEZ 01 FEV TOTAL REGULAR 223 139 CIV 1000 MAR DEZ TOTAL GERAL 1362 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO MISSÕES DO CEP/FDC 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
SUMÁRIO CONCLUSÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL O CEP/FDC É UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO SINGULAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO COM CAPACIDADE DE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE NÃO SÓ NA MELHORIA DO SISTEMA DE ENSINO MILITAR MAS TAMBÉM NA EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS QUE ORIENTAM A POLÍTICA DE PESSOAL DA FORÇA TERRESTRE E DAS DEMAIS FORÇAS, QUANDO SOLICITADO. 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO
“ Valorizando o homem, serve ao Exército e ao Brasil.” SUMÁRIO CEP/FDC 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. CENÁRIO ATUAL b. ASSUNTOS DE PESSOAL c. ASSUNTOS DE INTELIGÊNCIA d. ASSUNTOS DE INSTRUÇÃO 3. CONCLUSÃO “ Valorizando o homem, serve ao Exército e ao Brasil.”