ASSUNTO 10: Potenciação de números inteiros

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Transcrição da apresentação:

ASSUNTO 10: Potenciação de números inteiros No 6º ano, estudamos que: 7² = 7 x 7 = 49; 7³ = 7 x 7 x 7 = 343 Um produto de fatores iguais é igual a uma potência. Na potenciação: a base é o fator que se repete; o expoente é o número de vezes que repetimos a base. Ao estudarmos a potenciação em Z, temos que verificar os sinais. Vejamos: Exemplos: (-6)² = (-6) x (-6) = + 36 Citar outro exemplo Se o expoente for um número par a potência será um número inteiro positivo. 1

A potência de expoente 1 é sempre igual a base. Exemplos: (+8)³ = (+8) x (+8) x (+8) = + 512 (-2)³ = (-2) x (-2) x (-2) = -8 (+7)¹ = +7 (-4)¹ = -4 (+9)º = +1 (-6)º = +1 Se o expoente for um número ímpar a potência terá o mesmo sinal da base. A potência de expoente 1 é sempre igual a base. A potência de expoente zero e base diferente de zero é igual a 1. 2

PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO EM Z Demonstrar na sala de aula Citar exemplos 2ª Propriedade: Em uma multiplicação de potências de mesma base, o produto é uma potência de base igual à das potências dadas e o expoente é igual à soma dos expoentes dos fatores. Em uma divisão de potências de mesma base, diferentes de zero, o quociente é uma potência de base igual à das potências dadas e o expoente é igual à diferença dos expoentes dos fatores. 3

PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO EM Z Demonstrar na sala de aula Citar exemplos 4ª Propriedade: Para elevar uma potência a um novo expoente, conservamos a base e multiplicamos os expoentes. Para elevar um produto a um expoente, eleva-se cada fator a esse expoente. 4

(-2)³ = -2³, porque o expoente é um número ímpar. ATENÇÃO OS ALUNOS; (-2)³ = -2³, porque o expoente é um número ímpar. E quando o expoente for um número par. Vejamos: Demonstrar na sala de aula Citar exemplos - EXERCÍCIOS para firmar o conhecimento Resolvam os exercícios referentes ao assunto do Livro da Pág 34 5

(-2)³ = -2³, porque o expoente é um número ímpar. ATENÇÃO OS ALUNOS; (-2)³ = -2³, porque o expoente é um número ímpar. E quando o expoente for um número par. Vejamos: Demonstrar na sala de aula Citar exemplos - EXERCÍCIOS para firmar o conhecimento Resolvam os exercícios referentes ao assunto do Livro da Pág 34 6