EsPCEx 1 1 1
OBJETIVO APRESENTAR A SITUAÇÃO ATUAL DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EsPCEx. 2 2 2 2
SUMÁRIO Introdução Desenvolvimento Conclusão Antecedentes Organograma – Div Ens Carga - horária Conceito de Competências para o EB Processo de Transformação Grade de Integração Dificuldades Ensino por Competências/ uma prática Conclusão 3 3 3 3
ANTECEDENTES 2010 2011 Reuniões Internas Reuniões/ Diretoria/CEP capacitação/ CEP Construção de PLANID Organização Interna Contatos com AMAN Planejamento para 2012 2011 4 4
ORGANOGRAMA – Div Ens 2012 GEOMETRIA DESCRITIVA 5
ORGANOGRAMA – Div Ens 2013 TFM TEC MIL LETRAS HUMANAS EXATAS DIVISÃO DIV ENS (CHEFE) ÁREA COORDENADA PELO CA, COM LIGAÇÃO TÉCNICA COM A DIV ENS ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO E APOIO AO ENSINO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO PROFISSIONAL ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO ACADÊMICO SEÇ COOR PEDAGÓGICA, SEÇ PSICOPEDAGÓGICA, BIBLIOTECA, ENCARREGADO DE MATERIAL GRÁFICA TFM TEC MIL LETRAS HUMANAS EXATAS
ÁREA PROFISSIONAL Ciências Militares II (AMAN) DISCIPLINA EIXO PROFISSONAL 2012 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO - PROFISSIONAL 2013 TFM I – Corrida 165h TFM II – Flexão,Barra e Abdominal TFM III - Natação INTR TEC MIL - 300h TEC MIL I 350h TEC MIL II 7
ÁREA ACADÊMICA Ciências Militares I (AMAN) DISCIPLINA 2012 Eixo Instrumental 2013 Área de Concentração de Estudo - LETRAS Língua Portuguesa I 90h Língua Inglesa I 75h Língua Espanhola I 45h ( 2º Sem) 45h Eixo Exatas Área de Concentração de Estudo - EXATAS Cálculo I Física Geral Química Aplicada I 30h (2º Sem) Cibernética - TIC Geometria Descritiva 30h (1º Sem) - Eixo Humanas Área de Concentração de Estudo - HUMANAS História do Brasil 60h
CONCEITO DE COMPETÊNCIAS PARA O EB “É a capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, atitudes,valores e experiências, para decidir e atuar em situações diversas.” CEEE-CEP/FDC c h a v e 9 9
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Ensino Superior Ensino Médio para Ensino p/ Competências Ensino p/ Objetivos para Elaboração do Doc de Currículo Capacitação exige Quebrar paradigmas Resistência natural frente ao novo Necessita Preparação e Tempo Nova Sistemática de Ensino Exige Metodologias variadas e Situações- Problema Instrução/aula utiliza 10
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Conteúdo Novo Conhecimentos prévios Aprendizagem significativa Utiliza gera Situações- Problema Relacionadas com Vida profissional Grupo de Influência Integração CA/ DE Exige Estudo preliminar e complementar Ambiente Virtual de Aprendizagem Utilizado para 11 11 11 11
GRADE DE INTEGRAÇÃO Aulas Aulas 1-22 1 2 . 88 89 90 Cálculo I Física Geral TIC Aulas 4-7 Relatividade Partículas Elem Aulas 1-22 Sistema num Evoluç comp Informática e Computador Repres da informações Tipos de computadores Hardware Software Linguagem de programação Aulas 11-88 Derivada e Integral Aulas 13-15 Circuitos Elétricos Aulas 31-75 Vetores Cinemática Dinâmica Prin cons
DIFICULDADES Reação ao novo Velocidade de implantação Duas mudanças concomitantes: Ensino Superior/Ensino por Competências Novos conteúdos (Ens Superior) Preparo e operacionalização do documento de currículo Busca da integração Capacitação didática Elaboração de avaliações - Preparo individual (autoaperfeiçoamento) - Sistematizada 13
ENSINO POR COMPETÊNCIAS SISTEMA DE AULAS Atividades em sala de aula exigem procedimentos didáticos diversificados face aos conteúdos de aprendizagem COMO SE APRENDEM? Conteúdos Factuais memorização Construção pessoal/compreensão Conteúdos Conceituais /rflexão Modelo/prática Conteúdos Procedimentais Modelo/vivência/ reflexão Conteúdos Atitudinais 14 14 14 14
ENSINO POR COMPETÊNCIAS UMA PRÁTICA Aula de Química 15
ENSINO POR COMPETÊNCIAS Assuntos Objetivos Processos Oxidativos Eletrodeposição Articular, integrar e sistematizar o conhecimento químico e de outras áreas no enfrentamento de situações-problema Compreender fenômenos químicos relacionados com a atividade profissional
ENSINO POR COMPETÊNCIAS Integração entre as disciplinas Competências Atitudinais trabalhadas Tec Mil – Instr Indv Bas Física – eletricidade e meios alternativos de geração de energia Camaradagem Comunicabilidade Cooperação Criatividade Iniciativa
ENSINO POR COMPETÊNCIAS Passos desta aula Revisão teórica/conhecimentos prévios Apresentação da situação-problema Trabalho no grande grupo Trabalho em duplas (pesquisa em sala) Apresentação dos trabalhos (compartilhamento) Encerramento da aula (escolha da melhor L Aç) - Discussão Final Toda a turma e a professora participam ativamente das discussões. 18 18
Revisão Teórica 19
Situação-Problema (contextualização) O pelotão está em uma missão de vigilância por 15 dias na fronteira do Brasil (o quartel foi escolhido pelos alunos), local próximo de um rio. O Pel necessita fazer contato com a base, porém nenhum equipamento de telefonia móvel ou internet tem sinal. Entretanto, existe no local um antigo rádio de comunicações (EB11-ERC110), cuja bateria é de 12 Volts, mas está descarregada. O Pel terá que construir meios alternativos que gerem uma corrente de 12 V e faça o rádio funcionar. 20
Trabalho no Grande Grupo Apresentação de algumas sugestões ( material levado pela professora) 21 21
Exemplo de Materiais Metálicos Pederneira - Material com magnésio Outras sugestões de materiais metálicos 22 22
Trabalho em Duplas Pesquisa e apresentação dos experimentos (compartilhamento) 23
Escolha justificada do melhor experimento pelo Cmdo Pel Discussão Final Escolha justificada do melhor experimento pelo Cmdo Pel 24
CONCLUSÃO Evolução do processo Ajustes com a AMAN Expectativas para 2013 Experiência adquirida (vento na cara)
AQUI SE APRENDE A AMAR A PÁTRIA “NÃO CORA O LIVRO DE OMBREAR CO’ O SABRE, NEM CORA O SABRE DE CHAMÁ-LO IRMÃO!” Castro Alves 26 26 26 26