GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA. Coordenação Antonio Mateus Soares Santo Estevão – BA. 2007

Gey Espinheira Coordenação Geral

Ementa/Direcionamento: Destinado aos diretores, coordenadores e supervisores escolares lotados na Secretaria de Educação de Santo Estevão. Dentro de um enfoque que a gestão não se esgota na administração escolar, os diálogos sucitados neste curso, enfatizarão o governance, terminologia e concepção de origem francesa que sinaliza “a forma boa de governar e gerir instituições”, em uma perspectiva de gestão democrática e participativa do espaço escolar [ambiente físico] e da comunidade escolar [conteúdos subjetivos, culturais e simbólicos].

Formato: *2 Encontros – Total de 32 horas *2 Seminário Temático/Um a cada encontro *6 Disciplinas Temáticas *Distribuição de Módulos aos participantes *Aulas teóricas, práticas e dinâmicas de grupo * Sugestão para realização do Evento em um lugar que não seja na escola * Atestados das horas do curso

Disciplinas/Temáticas : Carga /Horária : Filosofia da Gestão 08 Comunicação e Gestão na Comunidade Escolar 04 LDB e Gestão Financeira da Escola 08 Estado, Política e Pedagogia na Escola Moderna 06 Experiências na Gestão bem sucedidas 04 Re-Educação& Tecnologia 02

Filosofia da Gestão 08 Conteúdo: Prof. Gey Espinheira DOUTOR - USP Conteúdo: A- Objetividade e Subjetividades na Gestão Escolar B- Noção de conjunto na Gestão – as partes e o todo C- Disciplina, controle e bloqueio D- Diagnóstico: o sucesso do fracasso E- O papel do Diretor F - Conduta, Ética, Vícios e Gestão G- Gestão e conflito: o diretor e a necessária terapia pedagógica H- A Escola como uma agência moral

Comunicação & Gestão na Comunidade Escolar 04 Conteúdo: Comunicação & Gestão na Comunidade Escolar 04 Profa. Patricia Smith Profa. Patricia Smith MESTRE - UCSAL MESTRE - UCSAL Conteúdo: A- Definição de problemas da Gestão Escolar B- Providências administrativas e apoio técnico C- Comunicação, envolvimento popular e os profissionais –entre vencer e convencer D- Elementos para tomar decisões coletivas

LDB & Gestão Financeira da Escola 08 Profa. Telma Rocha Doutora – UFBA Conteúdo: A- Gestão Participativa/ Conselhos/Colegiados Escolares B- Autonomia.Gestão de Recursos Federais/Financiamentos: FUNDEB C- Leis sobre o conselho escolar D- Leis sobre a escolha do diretor E- A ligação da Escola com órgãos centrais F- Como elaborar projetos em sua escola

06 Estado, Política e a Pedagogia na Escola Moderna Conteúdo: Prof. Antonio Mateus Soares MESTRE – USP Conteúdo: A- Estado Neo-liberal e Gestão Escolar B- Gestão como instrumento político: A política da gestão C- A organização da Educação brasileira e o papel do diretor D- Gestão e Técnica E- O FMI em sua Escola

02 Re-Educação e Tecnologia Conteúdo: Profa. Telma Rocha Doutora – UFBA Conteúdo: A- Sistema de Informação/ Reeducação/ Educ.Distância B- Formação de Gestores/ Integração e Potencialização Tecnológica C-Utilização do Espaço Escolar/ Estética/ Ambientação

Experiências bem sucedidas na Gestão 04 Profa. Ana Maria Galvão Especialista – USP Conteúdo: A- O caso de Recife: unidade escolar e rede escolar B- A experiência Mineira – desvendando o orçamento municipal C- A Bahia e os entraves na Gestão Escolar

Antonio Mateus Soares – Equipe Consultoria Consultores: Gey Espinheira – Doutor em Sociologia USP/Professor e Pesquisador do CRH-UFBA/ Autor de diversos Livros/Conferencistas Internacional Consultor da Petrobras Social/Unesco/Unicef etc. Antonio Mateus Soares – Mestre pela USP/ Professor da Faculdade de Educação UFBA Pesquisador da UFBA/Doutorando pela UNB – Universidade de Brasília. Patrícia Smith– Mestre pela UCSAL/ Especialista em Gestão e Pesquisadora do CRH/UFBA/UNEB.

Equipe Consultoria Consultores: Mary Arapiraca– Telma Rocha – Doutora em Educação UFBA/Professora e Pesquisadora da FACED/UFBA Autora de diversos artigos. Uma das diretoras da Faculdade de Educação UFBA Telma Rocha – Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, Pedagoga. Desenvolve atualmente a pesquisa Tecnologias Assistidas para Promoção da Inclusão do Educando. Pesquisadora da UFBA e Professora da UEFS. Ana Maria Galvão Especialista em Coordenação Pedagógica pela UNIFACS; Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora Pedagógica do CEFET; Diretora em Escoa de Médio Porte na Prefeitura Municipal de Salvador.