HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

Unidade IV: Características da informação contábil
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
Capítulo 2 Demonstrações financeiras e sua análise
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
A profissão de contador
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
Aula 03.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo
Introdução Evolução da Ciência Contábil;
Aula 06.
Profº André Augusto.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Demonstrações Contábeis
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ANÁLISE DE BALANÇO CONCEITO
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Concessão de Crédito:... O importante é lucrar mais Prof. Dr. Luiz Carlos Jacob Perera Universidade Presbiteriana Mackenzie S.P., 3 de novembro de 2014.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Análise do fluxo de caixa da empresa
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Contabilidd.Gerencial – Cap. 3 - Prof.Mônica 1 Termos usados na Análise de Balanços Ativo = Aplicação de recursos Passivo e PL = Origem de recursos ou.
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
TEORIA DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: Controladoria
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
Análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações contábeis para ser utilizada no processo de tomada de decisões na empresa. O processo.
Análise das Demonstrações Contábeis
Aula 01.
A EMPRESA SOCIAL E O FUTURO DO CAPITALISMO
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Contabilidade Aula 1.
Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
Contabilidade Aula 1.
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Análise das Demonstrações Contábeis
Demonstrações financeiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CST EM AGRONEGÓCIO Jéssica Freitas Luana Lemos Ruth Barreto Sandra Vargas.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
CURSO DE CONTABILIDADE
Contabilidade Gerencial
1 Plano de Negócios. 2 Por que fazer um Plano ? Torna a oportunidade mais clara. Explica porque ele existe. Explorar como se pode aproveita-lo. É um guia.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Introdução a Análise de balanços
Transcrição da apresentação:

HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final do século passado, quando os banqueiros americanos passaram a solicitar balanços às empresas tomadoras de empréstimos. A medida ganhou força quando, em 9 de fevereiro de 1895, o Conselho Executivo da Associação dos Bancos no Estado de New York, resolveu recomendar aos seus membros que solicitassem aos tomadores de empréstimos, declarações escritas e assinadas de seus ativos e passivos.

Em 1915, determinava o Federal Reserve Board ( o Banco Central dos Estados Unidos) que só poderiam ser redescontados os títulos negociados por empresas que tivessem apresentado seu balanço ao Banco, medida que consagrou definitivamente o uso de demonstrações financeiras como base para a concessão de crédito. No Brasil, até 1968, a Análise de Balanços era ainda um instrumento pouco utilizado na prática e só se difundiu nos anos 70.

OBJETIVO DA ANÁLISE DE BALANÇO A Análise de Balanço objetiva extrair informações das demonstrações financeiras para tomada de decisões. A DISTINÇÃO ENTRE DADOS E INFORMAÇÕES Dados são números ou descrição de objetos ou eventos que isoladamente, não provocam nenhuma reação. Exemplos: A empresa tem X milhões de dívida. O Brasil tem X milhões de Habitantes.

Informações representam, para quem recebe, uma comunicação que pode produzir reação ou decisão, frequentemente acompanhada de um elemento surpresa. Exemplos: A conclusão de que a dívida da empresa de X milhões é excessiva ou normal, de que a empresa pode ou não pagá-la. Quando se divide o produto nacional pelo X milhões de Habitantes,encontra-se a renda per capita, ao comparar essa renda com a de outros países e quando se constrói uma série histórica dessas rendas pode-se chegar à conclusão de que o Brasil é um país pobre.

A REPRESENTAÇÃO A SEGUIR ILUSTRA A IDÉIA DE DADOS E INFORMAÇÕES INFOMAÇÕES FINANCEIRAS PARA TOMADA DE DECISÕES DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (IGUAL A DADOS) TÉCNICAS ANÁLISE DE BALANÇOS FATOS OU EVENTOS ECONÔMICO-FINANCEIRO PROCESSO CONTÁBIL ONDE COMEÇA A ANÁLISE DE BALANÇO A Análise de Balanço começa onde termina a Contabilidade. A Contabilidade procura captar, organizar e compilar dados. Seu produto final são as demonstrações financeiras. O Analista de Balanço, parte das demonstrações financeiras e transforma em informações que permitam concluir se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada,se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente.

O PRODUTO DA ANÁLISE DE BALANÇOS O produto final da Análise de Balanços é o Relatório, que em linhas gerais deverá revelar a situação econômica e financeira da empresa. As informações que podem ser produzidas pela Análise de Balanços, com objetivo de fundamentar o Relatório, são as seguintes: Situação Financeira Situação Econômica Desempenho Pontos fortes e fracos Eficiência na Utilização dos recursos Tendências e Perspectivas Quadro evolutivo Adequação das fontes e aplicações de recursos Causas das alterações na situação financeira Evidência de erros da administração Providências que deveriam ser tomadas e não foram Avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras.

METODOLOGIA DE ANÁLISE A Análise de Balanços baseia-se no raciocínio científico. O processo de tomada de decisões, assim como na maioria das ciências, obedece mais ou menos a seguinte seqüência: Extraem-se índices das demonstrações financeiras Compara-se os índices com padrões Ponderam-se as as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusão Tomam-se decisões USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS São diversos os usuários da Análise de Balanços, sendo que, cada usuário tem um interesse específico nas informações da empresa, pois, enquanto um banco está preocupado com a garantia de pagamento dos empréstimos concedidos, um acionista estará mais interessado nos dividendos, e um concorrente em saber qual a margem de lucro da empresa analisada. Assim, cada um deles terá um interesse maior em determinado ponto da análise.

A figura a seguir demonstra quem teria interesse em analisar o balanço de uma empresa GOVERNO CLIENTES SINDICATOS EMPREGADOS ACIONISTAS EMPRESA CONCORRENTES FORNECEDORES BANCOS