A EDUCAÇÃO FÍSICA, A EDUCAÇÃO E O ESPORTE: AS PERSPECTIVAS POLÍTICAS EM BUSCA DA CIDADANIA ALEXANDRE SCHERER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
O Professor de Educação Física e os
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
MISSÃO: formar professores de educação física
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Síntese das preposições do documento-referência Contribuição para a discussão nas escolas Luís Antônio Arlene Moraes.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PEDAGOGO “A PROFISSÃO DE EDUCADOR” PROF. DANIEL AMRTINS.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Profª. Marta Proença Filietaz
PROJETO COMUNITÁRIO.
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Revisita ao PPP.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
vídeo
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO FÍSICA, A EDUCAÇÃO E O ESPORTE: AS PERSPECTIVAS POLÍTICAS EM BUSCA DA CIDADANIA ALEXANDRE SCHERER

OS CAMINHOS TRILHADOS ATÉ AQUI GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE OS CAMINHOS TRILHADOS ATÉ AQUI VIDA ATLÉTICA DE HANDEBOL – ESCOLA E CLUBE SÃO JOÃO X CARMO ADECOSJA - ACM SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA

OS CAMINHOS TRILHADOS ATÉ AQUI GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE OS CAMINHOS TRILHADOS ATÉ AQUI A FORMAÇÃO DE PROFESSOR A VIDA DE PROFESSOR – ESCOLAS, CETE E ACADEMIA A EXPERIÊNCIA COMO TÉCNICO – ESCOLA E UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO ACADÊMICA – CRÍTICA E POLÍTICA. A CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR REFLEXIVO E PESQUISADOR – A PESQUISA COMO PRODUTORA DE CONHECIMENTO.

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE ESCOLAS HOTÉIS CLÍNICAS FESTAS HOSPITAIS INTERVENÇÃO PRAÇAS ACADEMIAS EMPRESAS

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A MODERNIDADE SOCIEDADE CAPITALISTA POLÍTICA EDUCAÇÃO ESPORTE

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE ENSINO TRADICIONAL BAIXA QUALIDADE COGNIÇÃO VISÃO PRAGMÁTICA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. COMPREENSÃO DE MUNDO VISÃO FUNCIONALISTA RELAÇÕES CONFLITIVAS FORMAÇÃO CORPORAL CULTURA

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - REALIDADE GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES CONDIÇÕES MATERIAIS PRECÁRIAS INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - REALIDADE ATENDIMENTO DE VÁRIAS TURMAS AO MESMO TEMPO REDUÇÃO DE PERÍODOS DE AULA CONTROLE DA INTERVENÇÃO

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É VISTA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL?

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS PENSANDO NUMA FORMAÇÃO HUMANA MAIS ABRANGENTE (FUNÇÃO DA ESCOLA), QUAIS OS SENTIDOS QUE A ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEVERIA OU PODERIA TER?

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS NESTE GOVERNO TEREMOS A ESPERANÇA DE VER A EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTRADA OBRIGATORIAMENTE POR PROFESSORES DA ÁREA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INCIAIS?

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS A PUBLICAÇÃO DENOMINADA LIÇÕES DO RIO GRANDE, UM PROJETO DO GOVERNO ANTERIOR E QUE PARECEU SER UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTERESSANTE SERÁ CONTINUADO?

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS HÁ NECESSIDADE DE SER REGISTRADO NO CONFEF PARA CONCORRER A CONCURSOS OU INTERVIR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E NOS JOGOS ESCOLARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL?

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE FENÔMENO CULTURAL FENÔMENO ECONÔMICO O ESPORTE ALTO RENDIMENTO EDUCACIONAL LAZER

? POLÍTICAS PÚBLICAS O ESPORTE MODELO DE ALTO RENDIMENTO OU EDUCATIVO? GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE POLÍTICAS PÚBLICAS FENÔMENO PÚBLICO OU PRIVADO? PATROCÍNIOS PÚBLICOS O ESPORTE ? INCLUSÃO SOCIAL FORMAÇÃO DE VALORES MODELO DE ALTO RENDIMENTO OU EDUCATIVO? A EDUCAÇÃO FÍSICA PODE COLABORAR COM ESTE PROCESSO?

O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS QUAIS POLÍTICAS SÃO PROPOSTAS PARA O CETE E PARA A FUNDERGS?

O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS QUAL MODELO DE ESPORTE A SECRETARIA DO ESTADO DE ESPORTE E DO LAZER PENSA EM UTILIZAR EM SUA GESTÃO?

O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS SEL QUAIS PROJETOS SÃO PROPOSTOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E DO LAZER?

O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE O ESPORTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS COMO OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODEM SE ARTICULAR NESTES PROJETOS?

A ESCOLA E O ESPORTE – OBJETIVOS DIVERSOS GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAÇÃO, CONTEXTOS E ESPORTE A ESCOLA E O ESPORTE – OBJETIVOS DIVERSOS PODEM HAVER PROJETOS QUE ENVOLVAM AS DUAS SECRETARIAS E QUE PROMOVAM A CIDADANIA NUMA VISÃO EDUCACIONAL DO ESPORTE?