Administração de Compras Pontos fundamentais Professora Patrícia Abreu
Objetivos da Seção de Compras: A) Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção B) Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa C) Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de quantidade e qualidade D) Procurar sempre as melhores condições para empresa, principalmente de pagamento. Professora Patrícia Abreu
Parâmetros importantes: Previsão das necessidades de suprimento Informações de quantidades, qualidades e prazos. Resultados para a empresa: Aumento da produtividade Melhor gestão do material Compras mais econômicas Professora Patrícia Abreu
Necessidades: Estocar em níveis adequados Racionalizar o processo produtivo Reduzir custos Verificar potencialidade do fornecedor, instalações e produtos, cotações de preços feitas semestralmente. Professora Patrícia Abreu
Organização das compras Normas fundamentais: autoridade para compra registro de compras registro de preços registro de estoques e consumos registro de fornecedores arquivos e especificações arquivos e catálogos. Professora Patrícia Abreu
Atividades típicas pesquisa de fornecedores aquisição administração diversos Professora Patrícia Abreu
Atividades partilhadas com outros setores: Determinação do que fabricar ou comprar padronização e simplificação especificações e substituições de materiais testes comparativos controle de estoques seleção de equipamentos de produção programas de produção dependentes da disponibilidade de materiais. Professora Patrícia Abreu
Compra em um ponto centralizado ou separadas para cada fábrica ou divisão operacional? Razões para a descentralização: distância geográfica tempo necessário para aquisição de materiais facilidade de diálogo Razões para centralização: oportunidade de negociar maiores quantidades de materiais homogeneidade da qualidade dos materiais adquiridos controle de materiais e estoques Professora Patrícia Abreu
Informações externas para a seção de compras Informações sobre novos produtos Tarifas de transporte Disponibilidade de transporte Seção de compras Condições gerais de mercado Informações sobre produtos Preços e descontos Impostos de venda e de uso Condições de Mão-de-obra Fontes de Suprimento Taxa de produção dos fornecedores Capacidade de produção dos fornecedores Professora Patrícia Abreu
Informações internas para a seção de compras Produção Desenvolvimento de produtos Engenharia Administração Geral Contabilidade Departamento Financeiro Mercadologia Departamento Jurídico P.C.P Professora Patrícia Abreu
Professora Patrícia Abreu