AS TENDÊNCIAS DA AUTOMAÇÃO COM A CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS Claudio Makarovsky ISA D4- Treinamento e Desenvolvimento Profissional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Técnico em Automação Industrial
Engenharia como profissão
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – MEC/Setec Rede Nacional.
COBENGE 2011 Internacionalização do Ensino da Engenharia
Segurança na Web: Uma janela de oportunidades
Garantia de Qualidade do software
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Bacharelado em Sistemas de Informação
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Glauce-Mônica Vilela Souza
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PLENÁRIA FINAL.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Gestão da Inovação Tecnológica
Curso de Especialização em Educação a Distância
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL
55o Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
Como Ganhar Dinheiro com os Projetos do professormarcelomoraes.org
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Introdução à Qualidade
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
COMITÊ BRASILEIRO DE CERTIFICAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Por que estudar sistemas de informação?
Governança em Tecnologia da Informação
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
Área dos Banners Dinâmicos e/ou Animados com os Destaques
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Sistema de Administração de Carreiras
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Gerenciamento de Projetos
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Foi fundada em 1898 É reconhecida como líder no desenvolvimento e publicação de normas técnicas internacionais Desenvolve, publica e distribui normas.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
ISO REQUIREMENTS OVERVIEW, GOALS, CORE ELEMENTS QSE ACADEMY.
Transcrição da apresentação:

AS TENDÊNCIAS DA AUTOMAÇÃO COM A CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS Claudio Makarovsky ISA D4- Treinamento e Desenvolvimento Profissional

Somos sempre comparados(avaliados)..... Só se controla o que se mede e só se mede o que é importante...ou seja... Somos sempre comparados(avaliados).....

1996 2004 2006 2008 Disponibilidade Mecânica Percentual ESTUDO SOLOMON 2004 2006 2008 EUA Canadá Am.Latina PETROBRAS

Utilização da Refinaria ESTUDO SOLOMON Utilização da Refinaria Percentual 1996 2004 2006 2008 EUA Canadá Am.Latina PETROBRAS

1996 Índice de Manutenção 2004 2006 2008 US$/EDC ESTUDO SOLOMON - 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0 40,0 45,0 50,0 US$/EDC EUA Canadá Am.Latina PETROBRAS 2004 2006 2008

Dados e Fatos (Manutenção) (figurativo) Custos da manutenção (% do faturamento bruto): 4,5% (2011) 3,6% (1999), 4,4% (1997); Gastos com pessoal próprio (% do custo de manutenção): 34,4% (2011) 36,1% (1999), 38,2% (1997); Empregados próprios na manutenção: 20,7% (2011) 19,6% (1999), 19,9% (1997); Empresas que identificam carências na formação de pessoal: 83,9% (2011) 73,1% (1999), 81,5% (1997); Homem/hora investido em treinamento 3,30% (2011) 2,94% (1999), 3,50% (1997); Para 65% dos profissionais a maior vantagem da certificação é: Valorização e Reconhecimento

Por que?? Papel aceita tudo(CV) Sou especialista ou generalista? O “Peter’s principle”

É fácil ser Instrumentista? Mecânica (explique o funcionamento de um manômetro) Mecânica de precisão (como se usina uma placa de orifício?) Metrologia (como lidar com os erros de medição e desvios) Hidráulica (como medir nível por diferença de pressões) Fenômeno de Transportes/Mecânica dos Fluidos (explique a Venna Contrata) Ciência dos materiais (porque usar aço super duplex?) Processos industriais (contínuo ou por bateladas?) Elétrica (motores e inversores de freqüência) Eletrônica (o famoso 4 a 20mA)

É fácil ser Instrumentista? Física (efeito Coriollis) Física Nuclear (medir interfaces e nível com radioisótopos) Química (a maioria dos processos industriais) Ótica (grau Brix) Eletromagnetismo (explique o medidor eletromagnético) TI (redes, redes e mais redes). Telecomunicações (RTU´s- Unidades Terminais Remotas) Segurança de áreas (pode explodir?). Aterramento (não só para evitar o choque elétrico) Proteção (do ser humano e dos equipamentos)

É fácil ser Instrumentista? Gerenciamento de projetos (saber levar um empreendimento até o final) ESD (parar um processo de forma segura) Normas (também para proteger o profissional)) Finanças (empreendimento deu lucro?). Política e .... Psicologia

ALGUMAS DEFINIÇÕES...

Conformity assessment terms as generally used in the U.S. Certification: approval /recognition of products, individuals Accreditation: approval/ recognition of organizations, processes Licensing: non voluntary process often controlled by a government (example: state or national license to work in a specific profession or operate a specific facility (school/hospital) Registration: self declared compliance to standards, no external validation

O que é “certificação profissional”? A certificação é o processo de aferição de conhecimento e/ou habilidade de pessoas, em determinadas áreas, para atestar a competência para o exercício de cargo ou função

OBJETIVO BÁSICO Avaliar os conhecimentos e habilidades mínimas necessárias ao profissional, assim como seu potencial para desenvolvimento contínuo na sua função.

O que Representa??? Representa o reconhecimento da habilidade e experiência no uso da tecnologia; garantindo um importante diferencial e agregando credibilidade ao currículo do profissional. Entendida em seu sentido mais amplo é a comprovação formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências do trabalhador, requeridos pelo sistema produtivo e definidos em termos de padrões ou normas acordadas previamente.

Quem aqui conhece este Procedimento Geral?

Exemplos de entidades Qualidade, pela ASQC ( American Society for Quality Control); Gestão de Projetos, pelo PMI (Project Management Institute); Cadeia de Suprimentos, pela APICS, (The Association for Operations Management) Manutenção pela ABRAMAM (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos), Inspeções pelo SEQUI ( Gerência de Certificação, Qualidade e Inspeção da Engenharia) da Petrobras e agora Automação pela ISA o CAP- Certified Automation Professional.

American Society for Quality History U.S. entry to World War II and growth in manufacturing to supply war materials spurred interest in quality control Following government-sponsored quality courses, local organizations formed to share knowledge American Society for Quality 3

American Society for Quality History ASQ founded in 1946 with merger of 17 regional quality societies Few financial resources in early years but supported by employers of first officers Consolidated operations in Milwaukee in 1956 American Society for Quality 3

Qualificações e Certificações 1.490 Corpos de prova cadastrados ISA Seção Vale do Paraíba Petrobras Day Qualificações e Certificações Histórico anual do número de exames aplicados 72.858 Exames aplicados 15.773 Questões no Banco de Dados 1.490 Corpos de prova cadastrados 26.136 Profissionais atendidos

Qualificações e Certificações Profissionais atendidos ISA Seção Vale do Paraíba Petrobras Day Qualificações e Certificações Histórico dos exames aplicados Por Modalidade Realce onde tem Instrumentação Profissionais atendidos por órgão certificador

Cert IC Rede Nacional de Certificação Profissional / MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SANTA CATARINA Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada REDE CERTIFIC MARIANGELA DE ARAUJO POVOAS PEREIRA Coordenadora-Geral de Políticas de Desenvolvimento e Inovação-Substituta SETEC /MEC Cert IC Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada

Cert IC O que é: MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO / MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SANTA CATARINA O que é: A Rede CERTIFIC constitui-se como uma Política Pública de Educação Profissional, Ciêntifica e Tecnológica voltada para o atendimento de trabalhadores, jovens e adultos que buscam o reconhecimento e certificação de saberes adquiridos em processos formais e não formais de ensino-aprendizagem e formação inicial e continuada a ser obtido através de Programas Interinstitucionais de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Programas CERTIFIC. Cert IC Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada

O Processo do CAP Formação e experiência comprovada na área: Portadores de diplomas em Engenharia, Tecnologia ou outra graduação na área de exatas –cursos com 4 anos de duração mais cinco anos de experiencia. Diplomas de Técnico –cursos de dois anos de duração mais oito anos de experiencia, sendo dois em cargos de supervisão. Sem diplomas- com dez anos de experiência com dois anos em cargos de supervisão

Base de conhecimento Basic Continuous Control: Instrumentation, analyzers, and control valves; PID control; tuning controllers; control documentation; and DCS systems • Discrete and Manufacturing Control: Manufacturing sensors, actuation, discrete, and sequencing control; PLCs and motors and drives; and motion control • Advanced Control: Process modeling and simulation, ISA88 batch, advanced process control, environmental monitoring, and building automation

Base de conhecimento • Reliability, Safety, and Electrical: Alarm management, safety instrumented systems, electrical installations, and electrical safety • Integration and Software: Digital communication concepts, industrial communication protocols, manufacturing execution systems and business integration, security, operator interface, and data management

Base de conhecimento • Deployment and Maintenance: Operator training, checkout, testing, startup, troubleshooting, and maintenance concepts • Work Structure: Project definition and justification, project management, interpersonal relationships, and working with teams

O processo CAP Ser aprovado no exame Baseado no Automation Body of Knowledge que também terá sua versão em Português em breve. Tenha realizado pelo menos 45 horas de treinamentos nos último três anos ( média de 15 horas /ano)

Objectives of ISO/IEC 17024 Achieve and promote a globally accepted benchmark for organizations managing the certification of persons Create confidence in certification thru globally accepted processes of assessment, subsequent surveillance and periodic re-assessment Harmonize a system to develop and maintain certification programs Establish an environment for mutual recognition and global exchange of personnel

Unique Focus of ISO/IEC 17024 Acceptance by the International Certification Community Reviews Qualifications of Personnel to Perform Certification Functions/Responsibilities Management System –continuous quality improvement Surveillance

Vale a Pena? Recente pesquisa do IDC (Institute Data Corporation Brasil), confirma que: as chances do profissional certificado conseguir um emprego aumentam em 53%, em relação a profissionais que não possuem este título. Os salários são de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais sem certificação e Tem sido motivo de linha de corte em contratações ou desqualificações técnicas em licitações.