SEDENTARISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Pirâmide de atividade física
O que é que acontece a quem tem diabetes?
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Os benefícios do exercício físico
10 dicas para uma alimentação saudável
Colesterol (LDL x HDL).
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Existe um horário mais indicado Para a prática de Exercícios Físicos?
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
Exercícios Físicos.
Ação e coração! Por: Iracema Umeda, membro do Departamento de Fisioterapia da SOCESP.
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
A influência da tecnologia no sedentarismo
UM ESTILO DE VIDA ATIVO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO
Vai para a academia em jejum. Não leva a garrafinha.
Fonte: Redação Meia Fina
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Atividade física.
Cuidando do coração.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Quero correr a São Silvestre! Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte, doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da Seção.
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Sedentarismo Seminário 5 – Unidade I.
Como manter uma Boa Postura?
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
Qualidade e Estilo de Vida
Sedentarismo e as Suas consequências.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Atividade Física na Terceira Idade
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Benefícios do Exercício
Sedentarismo O que é o Sedentarismo?
Benefício de dentro para fora
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
HIPERTENSÃO.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Estilos de Vida Saudável
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças crônico-degenerativas
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
Aptidão Física Educação Física II.
PROJETO SONHO MEU SAÚDE
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

SEDENTARISMO

INTRODUÇÃO O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.

O que é o sedentarismo? O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

Quais são as conseqüências do sedentarismo? A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

Quais as doenças associadas à vida sedentária? O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

Como deixar de ser sedentário? Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um: Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana; Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.

Quais são as alternativas às atividades físicas esportivas? As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão porém passam despercebidas. Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna: Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho. Dispensar o interfone e o controle remoto. Estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante. Dispensar a escada rolante no shopping - Center. Estas são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos. Segundo trabalhos científicos recentes, praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Quais são as contra-indicações para fazer exercícios? A liberação plena para a prática de atividades físicas, particularmente as atividades competitivas e de maior intensidade, deve partir do médico. Nesses casos, um exame médico pode e deve ser recomendado. Indivíduos portadores de hipertensão, diabetes, doenças vasculares etc. devem ser adequadamente avaliados pelo clínico não somente quanto à liberação para a prática de exercícios, como também quanto à indicação do exercício adequado como parte do tratamento da doença. Quando se trata de praticar exercícios moderados como a caminhada, raramente existirá uma contra-indicação médica, com exceção de casos de limitação funcional grave.

Quais são as recomendações básicas para fazer exercícios com segurança? A principal recomendação é seguir o bom senso e praticar exercícios como um hábito de vida e não como quem toma um remédio amargo. A principal orientação é fazer exercícios com prazer, sentindo bem-estar antes, durante e principalmente depois da atividade física. Qualquer desconforto sentido durante ou depois de exercícios deve ser adequadamente avaliado por um profissional da especialidade. O exercício não precisa e não deve ser exaustivo se o propósito for a saúde.

Praticando exercícios com maior segurança e efetividade: Usar roupas adequadas: A função da roupa durante o exercício é proporcionar proteção e conforto térmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo da sudorese devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratação, não exercendo nenhum efeito positivo sobre a perda de peso.

Hidratar-se adequadamente: Deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios. A perda excessiva de líquidos e a desidratação constituem a principal causa de mal-estar durante o exercício.

Sentir bem-estar Escolha a modalidade e sobretudo a intensidade de exercício que traga prazer e boa tolerância. Ao fazer exercícios prolongados ajuste a intensidade que permita sua comunicação verbal sem que a respiração ofegante prejudique sua fala. Esta é uma forma prática de ajustar uma intensidade adequada.

Consulte seu médico Qualquer dúvida ou desconforto procure orientação profissional. Realizar uma avaliação física para elaboração de um programa de treinamento será uma atitude de grande utilidade prática. Não se deixe levar por propagandas muitas vezes enganosas prometendo resultados milagrosos com outros recursos recomendados para substituir os benefícios do exercício ativo.

Idosos Ninguém é tão velho que não possa aproveitar os benefícios da atividade física regular. De especial interesse a idosos é a evidência de que exercícios de fortalecimento muscular podem reduzir o risco de quedas e fraturas de ossos, além de melhorar a capacidade de viver mais independentemente.

Pais O pais devem ajudar seus filhos a manterem um estilo de vida fisicamente ativo ao encorajar e dar oportunidades para atividades físicas. Eventos familiares devem incluir oportunidades para todos na família serem ativos.

Adolescentes Atividade física regular pode melhorar a força, construir músculos e diminuir a gordura corporal. Além disso, atividade física regular pode construir ossos mais fortes para toda a vida.

Pessoas em dieta Atividade física regular queima calorias e preserva a massa muscular, sendo um componente chave em qualquer esforço para emagrecer ou controlar o peso.

Pessoas com pressão alta Atividade física regular ajuda a baixar a pressão sanguínea.

Pessoas com ansiedade, depressão ou mau-humor Atividade física regular ajuda a melhorar o humor, ajuda a aliviar a depressão e melhorar a sensação de bem-estar.

Pessoas com artrite Atividade física regular pode ajudar a controlar o inchaço nas articulações e dor. Atividade física na quantidade e do tipo recomendado para manter a saúde não tem mostrado causar artrite.

Pessoas com deficiência física Atividade física regular pode ajudar pessoas com deficiência física a melhorar sua força muscular e resistência, dar sensação de bem-estar e elevar a qualidade de vida ao melhorar a capacidade de desempenhar atividades cotidianas.

CONCLUSÃO A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida.

TRABALHO PARA O 7º ANO Os alunos juntamente com o professor deverão produzir um vídeo sobre o assunto. Cada aluno deverá escolher uma atividade para representar o indivíduo sedentário e uma para representar o indivíduo não sedentário.

FONTE: www.emedix.uol.com.br www.copacabanarunners.net PROFESSOR ODIRLEI LANGE