Alargando as Bases para o Tratamento dos Problemas Relacionados com o Álcool Ronaldo Laranjeira Departamento de Dependência Química da ABP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Saude Publica
Advertisements

O TRABALHO DO CIRURGIÃO
Avaliação do Dependente Químico
O PAPEL DO TRATAMENTO NA POLÍTICA DO ÁLCOOL Ana Cecilia P. Roselli Marques Novembro/2003.
O FUNCIONAMENTO DA REDE DE APOIO AOS MÉDICOS Convênio UNIAD-EPM/Cremesp, Funcionamento desde Maio de 2002, Equipe: Médico Supervisor, Médico de plantão.
O Uso de Drogas e as Mulheres
Políticas Públicas e Álcool
TRATAMENTO O DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Alcohol: no ordinary commodity
Políticas sobre Álcool e Drogas - Governo do Estado de São Paulo
Prioridades da Dependência Química no Século XXI - Brasil
Políticas Públicas e Álcool
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
MODALIDADES DE ESTÁGIO-UCG A) Básica B) Empreendedorismo C) Gestão de Pequenas Organizações D) Diagnóstico funcional E) Pesquisa F) Trainee G) Projeto.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
Rede de Urgência e Emergência – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NORTE
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
CRACOLÂNDIA? JÁ ERA! CDR – Coordenadoria de Atenção às Drogas
Drogas na adolescência
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
O CPVI: História e Objetivos
Alcoolismo.
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Gerenciamento de caso - conceitos e aplicações
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
Criação de uma clínica de cessação do tabagismo
Divulgação dos Resultados
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
Política Nacional de Saúde do Idoso
Como eu trato DQ Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
Bancos de Dados Projeto de BD
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
Funcionamento e o papel social das comunidades
Alexandre de Araújo Pereira
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Análise de custo-utilidade [1] A análise de custo-utilidade é uma forma + refinada das análises de custo-efetividade A análise de custo- utilidade se expressa.
OS PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E O EXEMPLO SUECO Marcos Zaleski
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Higiene Ocupacional.
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Doença Mental Definição Médica
Mecanismos de Regulação
Reunião de Reciclagem Setembro/2012. Principal indicação do Cebralat: tratamento dos sintomas da CI, que é consequência da manifestação da DAOP. Este.
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROGRAMAS DE ASMA NO BRASIL Dr. Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Programa Ligue-se na Vida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
ESQUIZOFRENIA.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
Entrevista Motivacional
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
OSP I Odontologia Social e Preventiva
11º Festin Lançamento do tema do concurso social “Incentivo a Doação de órgãos” SPOT – Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do HC Dr.Jeová Nina Rocha.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Visão de Futuro na Elaboração de Projetos CADRE Distrital – Experiência Piloto Marcelo D. Haick Rotary Club Santos-Praia Distrito Governador
AGENDA E ACESSO AVANÇADO
Transcrição da apresentação:

Alargando as Bases para o Tratamento dos Problemas Relacionados com o Álcool Ronaldo Laranjeira Departamento de Dependência Química da ABP

A visão do que fazer - Estrutura de como o sistema de tratamento deve se organizar - Um amplo tratamento comunitário que estaria relacionado com um tratamento especializado bastante completo - Papeis definidos: Comunidade (identificação, intervenção breve e encaminhamento) x Especialistas (avaliação mais completa, matching e acompanhamento)

O que está sendo tratado ? b Problemas em relação ao álcool. Vantagem que é mais amplo e inclui toda uma gama de pessoas que comumente não são incluidas nos tratamentos tradicionais b Implicações para a organização de serviços e formas de financiamento (convênios médicos************)

O que é tratamento b A definição de tratamento necessita de ser ampliada b Qualquer intervenção que ajude alguém a enfrentar os problemas relacionados com o álcool b As intervenções devem ocorrer ao longo de um continuum de complexidade

Quem paga pelo tratamento ? b A confusão que ocorre hoje em dia no Brasil em termos de financiamento de saúde é um grande obstáculo para a implementação de um programa como esse. b Precisamos de auxílio técnico para as nossas propostas

Ecletismo Informado (Miller) b Todos tratamentos funcionam igualmente? b Não existe tratamento superior que funcione igualmente para todos b Programas e sistemas de tratamento devem ser organizados com intervenções com evidências b Pacientes diferentes respondem a tratmentos diferentes b O Matching é possível - processo -avaliar

Os melhores do custo/benefício b Miller analisou 33 modalidades de tratamento (219 estudos) b Melhores em evidências: Intervenção Breve; Social Skills; Motivacional; Community Reinforcement Approach b Melhores em custo: Interveção Breve; Motivacional; Manual de auto-ajuda