2012 GESTÃO ESTRATÉGICA Warm Up. O QUE É GESTÃO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A busca de oportunidades de negócios
Advertisements

MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Planejando a Aquisição de Equipamentos com base no ROI Flávio Botana Out/2008.
Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas
A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
GESTÃO DA INFORMAÇÃO Prof.: Samir Silveira.
Empreendedorismo.
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
TÉCNICA DE CONSULTORIA
A Construção do Plano de Negócio
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Marketing A Imagem das Empresas
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Home office funciona! Augusto Campos Efetividade.net Setembro de 2010
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
Lucratividade das Lojas Sustentáveis
Qualidade em Serviços.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
Empreendedorismo _____________________________________________
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
Subgrupo 1 Lucas Fogolin Rafael Tatsch Subgrupo 1 (Lucas Fogolin)
Prof. Msc. Magali de Macedo
Engajamento: Desafio de todos nós
Introdução O dia da mentira na Intel
MBA em Gestão Empreendedora1 15/9/2014 José Bezerra,Dr 1 MBA em Gestão Empreendedora: Criação e Gestão de Negócios Coordenador: Prof. Dr. José Bezerra.
conhecimentos em resultados
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Estratégia Organizacional
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
O PROCESSO ESTRATÉGICO
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Estratégia Organizacional
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Empreendedorismo.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Capítulo 3. A Função de Organização
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Técnicas de Empreendedorismo
JOGOS DE EMPRESA “Todo dia tomamos decisões, a maioria sem importância e corriqueira, mas algumas são fundamentais. A maioria das pessoas tem medo de tomar.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Gestão de Pessoas.
Mauro Pereira Pinto Garcia
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

2012 GESTÃO ESTRATÉGICA Warm Up

O QUE É GESTÃO?

ANALISAR SITUAÇÕES; ESTUDAR POSSIBILIDADES; FAZER ESCOLHAS COM RACIONALIDADE E IMPLEMENTÁ-LAS. O QUE É GESTÃO?

Fatores condicionantes do sucesso empresarial segundo as habilidades gerenciais –Bom conhecimento do mercado aonde atua/atuará (53%) –Boa estratégia de vendas/Comercial (50%) O QUE É GESTÃO? Fonte: SEBRAE - out/2011

Principais razões para o fechamento da empresa: * Incompetência do empreendedor; * Falta de Experiência de campo; 72% * Falta de experiência profissional. ============================== ** Ponto/ local inadequado; ** Falta de conhecimentos gerenciais; 68% ** Desconhecimento do mercado. Fonte: *Chiavenato (2008, p.15) e **SEBRAE out/2011 O QUE É GESTÃO?

2000/2002 –Até 2 anos: 50,6% –Até 3 anos: 43,6% –Até 4 anos: 40,1% TAXA DE SOBREVIVENVIA EMPRESARIAL Fonte: SEBRAE out/ /2005 –Até 2 anos: 78,0% –Até 3 anos: 68,7% –Até 4 anos: 64,1%

COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

Eu ouvi dizer Eu acho Eu percebo Eu pesquiso ACHISMO

Eu estudo Eu disponho Eu debato INTUIÇÃO COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

Eu concluo Eu sei Eu aplico CONHECIMENTO COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

Fonte: Universidade do Estado da Luisiana - EUA VOCÊ UTILIZA A INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO? COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

ALGUNS DADOS QUE REFORÇAM A FALTA DE INFORMAÇÃO SEGURA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

Fonte: Datacenso 2011 COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

Custo de Retenção de um Cliente Custo da Aquisição de um Novo Custo de Recuperar um perdido As empresas perdem uma média de 15-35% de seus clientes anualmente 69% destas desistências são devidas a um interação no processo de vendas ou prestação de serviços inadequada com o cliente Custa aproximadamente entre 5 e 10 vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um atual COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

ENTÃO, PORQUE FALHAM? COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

NÃO MENSURAM ADEQUADAMENTE A DIMENSÃO DO PROBLEMA;NÃO MENSURAM ADEQUADAMENTE A DIMENSÃO DO PROBLEMA; AGEM POR IMPULSO, POR INTUIÇÃO;AGEM POR IMPULSO, POR INTUIÇÃO; NÃO PARAM PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS;NÃO PARAM PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS; EXCESSO DE CONFIANÇA;EXCESSO DE CONFIANÇA; UTILIZAM DADOS DO PASSADO OU EXPERIÊNCIAS VIVIDAS; EUTILIZAM DADOS DO PASSADO OU EXPERIÊNCIAS VIVIDAS; E NÃO INTERAGEM COM O MERCADO E A EMPRESA.NÃO INTERAGEM COM O MERCADO E A EMPRESA.

ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS SEGUNDO A REVISTA EXAME ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS

AGEM POR IMPULSO Novos mercados, mesmo que apareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela. Ex.: rotas internacionais da TAM (o preço, 40 milhões de reais). SUBESTIMAM A OPINIÃO PÚBLICA Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos. Ex.: transgênicos da Monsanto ( o preço, 20 bilhões de dólares). ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS

NÃO TÊM PLANO B Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso. Ex.: fábrica da Mercedes, Classe A, em Juiz de Fora (o preço, 500 milhões de dólares) SEGUEM A MANADA Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. Ex.: Portal Amélia, criado pelo grupo Pão de Açúcar (o preço, 20 milhões de dólares) ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO Ajudar o gestor a diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso! PREÇO PRODUTO COMUNICAÇÃO

Para quem não sabe onde está indo, até para trás serve. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO