2012 GESTÃO ESTRATÉGICA Warm Up
O QUE É GESTÃO?
ANALISAR SITUAÇÕES; ESTUDAR POSSIBILIDADES; FAZER ESCOLHAS COM RACIONALIDADE E IMPLEMENTÁ-LAS. O QUE É GESTÃO?
Fatores condicionantes do sucesso empresarial segundo as habilidades gerenciais –Bom conhecimento do mercado aonde atua/atuará (53%) –Boa estratégia de vendas/Comercial (50%) O QUE É GESTÃO? Fonte: SEBRAE - out/2011
Principais razões para o fechamento da empresa: * Incompetência do empreendedor; * Falta de Experiência de campo; 72% * Falta de experiência profissional. ============================== ** Ponto/ local inadequado; ** Falta de conhecimentos gerenciais; 68% ** Desconhecimento do mercado. Fonte: *Chiavenato (2008, p.15) e **SEBRAE out/2011 O QUE É GESTÃO?
2000/2002 –Até 2 anos: 50,6% –Até 3 anos: 43,6% –Até 4 anos: 40,1% TAXA DE SOBREVIVENVIA EMPRESARIAL Fonte: SEBRAE out/ /2005 –Até 2 anos: 78,0% –Até 3 anos: 68,7% –Até 4 anos: 64,1%
COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
Eu ouvi dizer Eu acho Eu percebo Eu pesquiso ACHISMO
Eu estudo Eu disponho Eu debato INTUIÇÃO COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
Eu concluo Eu sei Eu aplico CONHECIMENTO COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
Fonte: Universidade do Estado da Luisiana - EUA VOCÊ UTILIZA A INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO? COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
ALGUNS DADOS QUE REFORÇAM A FALTA DE INFORMAÇÃO SEGURA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
Fonte: Datacenso 2011 COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
Custo de Retenção de um Cliente Custo da Aquisição de um Novo Custo de Recuperar um perdido As empresas perdem uma média de 15-35% de seus clientes anualmente 69% destas desistências são devidas a um interação no processo de vendas ou prestação de serviços inadequada com o cliente Custa aproximadamente entre 5 e 10 vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um atual COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
ENTÃO, PORQUE FALHAM? COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
NÃO MENSURAM ADEQUADAMENTE A DIMENSÃO DO PROBLEMA;NÃO MENSURAM ADEQUADAMENTE A DIMENSÃO DO PROBLEMA; AGEM POR IMPULSO, POR INTUIÇÃO;AGEM POR IMPULSO, POR INTUIÇÃO; NÃO PARAM PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS;NÃO PARAM PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS; EXCESSO DE CONFIANÇA;EXCESSO DE CONFIANÇA; UTILIZAM DADOS DO PASSADO OU EXPERIÊNCIAS VIVIDAS; EUTILIZAM DADOS DO PASSADO OU EXPERIÊNCIAS VIVIDAS; E NÃO INTERAGEM COM O MERCADO E A EMPRESA.NÃO INTERAGEM COM O MERCADO E A EMPRESA.
ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS SEGUNDO A REVISTA EXAME ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS
AGEM POR IMPULSO Novos mercados, mesmo que apareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela. Ex.: rotas internacionais da TAM (o preço, 40 milhões de reais). SUBESTIMAM A OPINIÃO PÚBLICA Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos. Ex.: transgênicos da Monsanto ( o preço, 20 bilhões de dólares). ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS
NÃO TÊM PLANO B Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso. Ex.: fábrica da Mercedes, Classe A, em Juiz de Fora (o preço, 500 milhões de dólares) SEGUEM A MANADA Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. Ex.: Portal Amélia, criado pelo grupo Pão de Açúcar (o preço, 20 milhões de dólares) ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO Ajudar o gestor a diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso! PREÇO PRODUTO COMUNICAÇÃO
Para quem não sabe onde está indo, até para trás serve. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO