DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Profa. Maria Elena de Gouvêa
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
Plano Nacional de Educação para o decênio
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Diretoria de Ensino - Região de São Carlos
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
OFICINA PEDAGÓGICA PROPOSTA DE TRABALHO
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
1° dia de aula Recepção.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portal Educacional Clickideia
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
DESENHO DO.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
MEDIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
1ª Formação de Professores Coordenadores
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
MAPA DE HABILIDADES.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO TEMÁTICO PARA 2012 – GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DIA 3/10/2012 AVALIAÇÃO INTERNA (FOCO: QUALIFICAÇÃO DE CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)

OBJETIVO GERAL: Ressignificar e contextualizar o processo de avaliação na escola, através da formação continuada dos gestores para: - que as diferentes práticas avaliativas ganhem sentido e sejam instrumentos a serviço da melhoria da aprendizagem de todos os alunos e dos resultados educacionais; - a discussão e reflexão sobre as competências profissionais dos gestores e professores para a prática de uma avaliação formativa, ou seja, uma avaliação a favor das aprendizagens de todos os alunos.

Leitura do relato reflexivo da OT do dia 30/08/2012

Thalita Rebouças é carioca e nasceu em 1974 Thalita Rebouças é carioca e nasceu em 1974. Jornalista de formação, acabou optando por abandonar as redações e se dedicar à literatura. A autora mantém contato diário com adolescentes de todo o país através de um site, permanecendo assim, sempre sintonizada com o que pensam e sonham os jovens brasileiros. Seu último lançamento, o livro “Fala Sério, Filha!”, segundo a autora é a vingança da Ângela Cristina, mãe da Maria de Lurdes, e de todas as mães. http://www.youblisher.com/p/49221-Fala-Serio-Professor-Thalita-Reboucas/

Retomada dos objetivos específicos da OT realizada no dia 30/08/2012 Retomada dos objetivos específicos da OT realizada no dia 30/08/2012 *Estabelecer a relação entre os diferentes documentos oficiais de avaliação externa (SARESP) e a prática educativa realizada na escola, com vistas a garantir a aprendizagem de todos os alunos. *Estabelecer a relação entre currículo e avaliação, reconhecendo esta última como parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico.

Matriz referência. Boletim SARESP. Relatório Pedagógico SARESP *Matriz referência *Boletim SARESP *Relatório Pedagógico SARESP *Currículo *Material de apoio (Caderno Professor e aluno) *Avaliação interna (da aprendizagem em processo SEE e UE)