Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Bem-vindos!.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Organização Curricular da Escola
Reorientação curricular
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
Áreas científicas relevantes para cada grupo de docência
Pesquisa e Prática em Educação
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Perfil do Profissional
Legislação Decreto nº 7.084, de 27/01/2010 dispõe sobre PNLD.
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Prof. Esp. Marcelo Valente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Características de um bom professor de biologia
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Formação de Professores na UFMS:
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Ensino Médio e Educação Profissional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Construindo a cultura educacional inclusiva
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Concepções em Educação Matemática
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Uma universidade sem fronteiras para a América Latina.
Complexo e multideterminado
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Documentos e Propostas legais
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica V Jornada de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica Vitor Bemvindo

“Meu estado de espírito sintetiza estes dois sentimentos [otimismo e pessimismo] e os supera: sou pessimista com a inteligência, mas otimista com a vontade” (Antonio Gramsci)

Antecedentes Históricos Fundado em 2008, por iniciativa do Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar O Núcleo UFRJ-Mar nasceu em 2002, com o intuito de desenvolver atividades de extensão universitária vinculadas às pesquisas voltadas ao mar (Engenharia Naval e Oceânica) Iniciativas extensionistas de caráter pedagógico: Festival UFRJ-Mar (desde 2002) Escola de Pescadores de Macaé (de 2004 a 2009)

Caracterização do IPUFRJ Nasce, em 2008, a partir de um convênio entre o Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar, a Prefeitura de Cabo Frio e a Secretaria Estadual de Educação Oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Cultura Marítima (Construção Naval, Pesca e Aquicultura e Mergulho), Análises Químicas e Produção de Áudio e Vídeo. Vínculo com o Programa de Formação de Professores em Trabalho e Educação Em 2013, é aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), núcleo que dará suporte ao Programa de Formação de Professores e ao IPUFRJ

Referencial Político “Numa tentativa de pensar um espaço educativo que possua como princípio o trabalho; tendo em vista a sua função não como reprodutor de uma ordem social, mas como espaço de socialização de conteúdos acumulados pela sociedade visando à transformação desta mesma sociedade, não pactuando, portanto, com a ruptura trabalho manual e intelectual; produção e educação, apresentamos a seguir o projeto do Instituto Politécnico da UFRJ”. COSTA, Luiz Henrique; MATSUNAGA, Priscila; AMORIM, Fernando. Da Proposta Politécnica e o Programa de Institutos Politécnicos. Rio de Janeiro: Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, 2008, p. 3.

Referencial Teórico-Metodológico Educação Politécnica O trabalho como o princípio educativo A educação pelo trabalho e a teoria histórico-cultural da atividade O ensino médio integrado como via para a politecnia: Integração entre formação geral e técnica Associação entre trabalho manual e intelectual Interação entre os diversos campos do conhecimento

Construção da Metodologia de Ensino Desafio: Construir uma metodologia de ensino que buscasse a integração entre a formação geral e a educação profissional, além da integração entre as diversas áreas de conhecimento. “O projeto pedagógico [...] é estruturado com base em projetos de caráter interdisciplinar, que são uma forma de romper com a prisão das grades curriculares, das disciplinas estreitas — que não conseguem dar conta da complexidade do mundo do trabalho, nem da complexidade dos currículos tradicionais. Não é um desafio pequeno”. AMORIM, Fernando; SILVEIRA, Maria Helena. Uma Escola, Um Sonho, Uma Realidade. Rio de Janeiro: Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, 2006. (disponível em: http://pt.scribd.com/doc/24373540/Uma-Escola-Um-Sonho )

Campos do Conhecimento Práticas de Comunicação Social e Artes (PCSA) Língua Portuguesa, Literatura, Línguas Estrangeiras, Artes e História Cultural, Comunicação Social e Dança. Práticas Desportivas Aquáticas e Terrestres (PDAT) Educação Física e Dança Ciências do Ambiente (CA) Biologia, Geografia, Química, Física e Oceanografia Relações Sociais (RS) História, Geografia, Filosofia, Sociologia Ciências da Natureza e Outras Tecnologias (CNTec) Matemática, Física, Química, Oceanografia e Desenho Industrial.

Reapropriação Crítica do Método de Projetos Origem do Método de Projetos: Pragmatismo (John Dewey e William Kilpatrick) Reapropriação do método a partir da perspectiva histórico-cultural tendo a centralidade no trabalho Mediação entre a totalidade do trabalho e as particularidades dos campos de conhecimento Integração entre a formação técnica e a formação geral Interação entre os distintos campos do conhecimento Produção do conhecimento associada ao trabalho coletivo dos alunos

Ciências da Natureza