II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Os desafios do Conselho Escolar frente aos instrumentos de gestão da escola Swamy de Paula Lima Soares swamysoares@yahoo.com.br Fortaleza – Ceará 20 a 22 de maço de 2012
Falando sobre gestão... GESTÃO vem do Latim GESTIO, “ato de administrar, de gerenciar”, de GERERE, “levar, realizar”.
Como controlar os imprevistos, Intempéries? Como saber se o que é calmo é o que permanece?
Decisão como ato solitário: o não dilema do esquilo Falando sobre gestão democrática... Decisão como ato solitário: o não dilema do esquilo
Falando sobre gestão democrática... Acertar, errar, vivenciar a experiência do público
O PPP O Regimento escolar O tempo pedagógico Instrumentos de gestão democrática... O PPP O Regimento escolar O tempo pedagógico
O POLÍTICO A experiência das revoluções: quais foram os elementos em comum A política como ato público A política como construção do novo Hannah Arendt (1906-1975)
O PEDAGÓGICO escola
O PEDAGÓGICO Onde queremos chegar? Como vamos fazer isso? Os nossos alunos estão aprendendo? Cuidados e reflexões: O conhecimento nos faz mais virtuosos? Escola, conhecimento e liberdade O Cidadão revolucionário e os conhecimentos escolares... Os professores de inglês
(Poeminha do contra – Mário Quintana) O PROJETO Coisas de Portugal... Ser profundo não é ser prolixo: Todos estes que aí estão Atravancando o meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho! (Poeminha do contra – Mário Quintana)
O PROJETO CUIDADOS E TEMORES: O PPP como fruto da mente de um especialista ou “o gênio que pensa sozinho” O PPP como mera obrigação de prestação de contas à secretaria O PPP como bloco do eu sozinho O PPP como vida após a morte O PPP como livro sagrado
O REGIMENTO ESCOLAR Falando sobre as Leis: (voltando a Arendt) O que é o regimento escolar? Como podemos decidir juntos sobre o funcionamento da escola? Como a discussão sobre o regimento escolar fortalece a gestão democrática na escola?
O REGIMENTO ESCOLAR Como fazer o regimento escolar? Como o Conselho Escolar pode se envolver nas questões do regimento? O Regimento escolar deve estar adequado às Legislações educacionais dos entes federados
O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) Ninguém escapa do tempo...
O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) O melhor aproveitamento do Tempo pedagógico é uma atividade exclusiva do professor? Problematização do conselho escolar sobre o aproveitamento do tempo pedagógico
O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) A forma de organização das classes, do tempo pedagógico e do calendário escolar têm contribuído para um ambiente de aprendizagem na escola? Os alunos da minha escola estão aprendendo os conteúdos trabalhados?
O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) 3. Na minha escola, os tempos e ritmos diferenciados dos alunos estão sendo levados em consideração? 4. Os processos de avaliação vivenciados na minha escola têm sido justos?
A dialética do Conselho Escolar