Compreendendo os resultados do SAERJ/2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
Advertisements

PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
SARESP 2008 Escala de Proficiência
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação educacional em larga escala
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
Pauta: Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados;
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
03/02/14 – 2º MOMENTO ATIVIDADE 2
Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Oficina Divulgação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Apropriação e Divulgação
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação educacional em larga escala
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CONTRIBUIR PARA QUE OS JOVENS CONCLUAM O ENSINO MÉDIO COM QUALIDADE
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Descritores de Habilidades de Língua Portuguesa
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
Apropriação dos Resultados
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Resultados da Avaliação PROMOVER Resultados de Participação.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h
Transcrição da apresentação:

Compreendendo os resultados do SAERJ/2011 Língua Portuguesa – 3ª série/EM

NÃO ESTAMOS SOZINHOS...

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA Monitoramento do desempenho dos alunos Acompanhamento, ao longo do tempo, da qualidade da educação ofertada Melhor eficiência do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar Identificação de fatores intra e extra-escolares que interferem no desempenho dos alunos Avaliação Externa em Larga Escala

OS ALUNOS ESTÃO NO PADRÃO DE DESEMPENHO: Etapa de Escolaridade Área de Conhecimento Baixo Intermediário Adequado Avançado 3ª Série EM Língua Portuguesa até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350

VEJA A ESCALA DE PROFICIÊNCIA:

Compreenda o caminho: Item

OS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O SAERJ/EM SÃO:

MATRIZ DE REFERÊNCIA

OS PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

De 250 até 275 pontos

De 250 até 275 pontos

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

De 275 até 300 pontos

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

De 325 até 350 pontos

De 325 até 350 pontos

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA

Para refletir... Compare a proficiência média da sua escola com as outras médias apresentadas. Como você interpreta a posição da sua escola? E a participação? De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados da sua escola?

À quais fatores você credita esse comportamento? Para refletir... Nos gráficos da evolução do desempenho, qual o comportamento dos resultados para as últimas edições do SAERJ no estado, na CR e na sua escola? O percentual de estudantes nos padrões mais baixos da escala tem diminuído ou aumentado nas últimas avaliações? À quais fatores você credita esse comportamento?

Para refletir... Quais ações podem ser implementadas para redução do percentual de estudantes nos padrões de baixo desempenho? Quais práticas pedagógicas podemos implementar em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades nesses grupos de estudantes?

AGORA É COM VOCÊ! Acreditamos que os dados do SAERJ podem contribuir para uma prática reflexiva capaz de transformar a escola em uma instância na qual a equidade de oportunidades seja, efetivamente, um instrumento de promoção dos estudantes.