Compreendendo os resultados do SAERJ/2011 Língua Portuguesa – 3ª série/EM
NÃO ESTAMOS SOZINHOS...
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA Monitoramento do desempenho dos alunos Acompanhamento, ao longo do tempo, da qualidade da educação ofertada Melhor eficiência do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar Identificação de fatores intra e extra-escolares que interferem no desempenho dos alunos Avaliação Externa em Larga Escala
OS ALUNOS ESTÃO NO PADRÃO DE DESEMPENHO: Etapa de Escolaridade Área de Conhecimento Baixo Intermediário Adequado Avançado 3ª Série EM Língua Portuguesa até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350
VEJA A ESCALA DE PROFICIÊNCIA:
Compreenda o caminho: Item
OS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O SAERJ/EM SÃO:
MATRIZ DE REFERÊNCIA
OS PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
De 250 até 275 pontos
De 250 até 275 pontos
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
De 275 até 300 pontos
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
De 325 até 350 pontos
De 325 até 350 pontos
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
Para refletir... Compare a proficiência média da sua escola com as outras médias apresentadas. Como você interpreta a posição da sua escola? E a participação? De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados da sua escola?
À quais fatores você credita esse comportamento? Para refletir... Nos gráficos da evolução do desempenho, qual o comportamento dos resultados para as últimas edições do SAERJ no estado, na CR e na sua escola? O percentual de estudantes nos padrões mais baixos da escala tem diminuído ou aumentado nas últimas avaliações? À quais fatores você credita esse comportamento?
Para refletir... Quais ações podem ser implementadas para redução do percentual de estudantes nos padrões de baixo desempenho? Quais práticas pedagógicas podemos implementar em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades nesses grupos de estudantes?
AGORA É COM VOCÊ! Acreditamos que os dados do SAERJ podem contribuir para uma prática reflexiva capaz de transformar a escola em uma instância na qual a equidade de oportunidades seja, efetivamente, um instrumento de promoção dos estudantes.