A AGRICULTURA BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os rumos da economia do MS frente a globalização.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Agropecuária em países desenvolvidos
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
GEOGRAFIA.
ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
Centro – Sul poder econômico e político
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
A atividade agrícola e o espaço agrário
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
A AGROPECUÁRIA.
CENTRO SUL.
Os principais Produtos
Agricultura.
Geografia - 2ª série EM - Aula 01
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Professor – Alfredo Rosendo
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
PECUÁRIA BRUNO BATISTA.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Migrações internas no Brasil
A AGROPECUÁRIA E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
A Agropecuária no Brasil
Professora Carol - Geografia
Estatuto da Terra Segundo o discurso oficial, buscava-se democratizar o acesso à propriedade rural, modernizar as relações de trabalho e de produção e,
Economia dos Estados Unidos da América
BRASIL Extensão territorial Km²;
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
A AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
O meio rural brasileiro
Problemas e atualidades da agropecuária brasileira:
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
COMPLEXOS REGIONAIS.
A migração interna no Brasil
AGRICULTURA E PECUÁRIA
CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA NO PERÍODO RECENTE
Principais produtos agrícolas
Produção agrícola brasileira
GEOECONÔMIA – A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA
AGRICULTURA BRASILEIRA
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Pág. 92 a 111 AGROPECUÁRIA BRASILEIRA  Fylipe Alves.
A AGROPECUÁRIA.
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA
O BRASIL RURAL AGROPECUÁRIA.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
2 ANO EM. Concentração de terras (desde o processo de ocupação colonial) Cultivo da cana-de-açúcar impulsionou a agricultura. Lei de Terras de 1850: pouco.
sub – regiões nordestinas
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); ● Primeiras comunidades.
Europa: espaço agropecuária
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
RegiãoProdução predominante Sul e Zona da Mata de Minas Gerais O principal produto agrícola é o café, além de uma tradicional pecuária leiteira. Triângulo.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

A AGRICULTURA BRASILEIRA Geografia Aula revisão – 8

BRASIL – EXPORTADOR DE ALIMENTOS Favoráveis Desfavoráveis Extensa área agricultável ainda improdutiva; Condições naturais favoráveis; Centros de pesquisa; Formação de mão-de-obra qualificada; Altos custos e precariedade do setor de transportes; Elevada carga tributária; Crédito e financiamentos; Baixa eletrificação da zona rural; Protecionismo e subsídios agrícolas na Europa, Estados Unidos e Japão.

AGRICULTURA BRASILEIRA Modernização das técnicas : trabalhadores x máquinas, uso intensivo de insumos (fertilizantes, agrotóxicos), biotecnologia (seleção de mudas e sementes), subordinação ao capital industrial.

AGRICULTURA BRASILEIRA Relações sociais de produção: “bóia-fria” x agroindústria, famílias sem terra, mão-de-obra familiar. Uma família que tenha uma propriedade rural próxima um grande centro urbano, por exemplo, e produza alimentos de forma intensiva para a venda na cidade ou que forneça matéria-prima para indústrias alimentícias, têxteis ou farmacêuticas terá uma rentabilidade maior do que outra família cuja propriedade situe-se em uma área de difícil acesso e que pratique agricultura extensiva, por causa dos custos de transporte e da produtividade de sua propriedade

Brasil: utilização das terras - 1975/2006 Até fins dos anos 1980, enorme crescimento da área cultivada com produtos agroindustriais de exportação (laranja, soja, cana-de-açúcar). Atualmente, produtos de mercado interno apresentam significativo aumento de produção. Isso se explica pela associação de culturas em grandes propriedades.

Estatuto da Terra e a reforma agrária 1964 – Criado o Estatuto da Terra. Propriedade familiar. Módulo rural. Dimensão variável, depende das características ecológicas e econômicas de onde está localizado. Localização da propriedade, quanto mais próxima de um grande centro, menor será sua área. Fertilidade do solo e clima, quanto mais propícias as condições naturais da região, menor será a área do módulo. Tipo de produto cultivado, área de cultivo com técnicas tradicionais, o módulo rural deve ser maior do que em uma região que produz com emprego de tecnologia moderna. Propriedade familiar: imóvel rural explorado, direta e pessoalmente, pelo agricultor e sua família e que absorva toda força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração e, eventualmente, trabalhado com a ajuda de terceiros. Módulo rural: unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e condição de aproveitamento econômico.

Estatuto da Terra e a reforma agrária Pequenas propriedades – até 4 módulos rurais. Médias propriedades – de 4 até 15 módulos rurais. Grandes propriedades – maiores de 15 módulos rurais. Constituição Federal proíbe a desapropriação de pequenas e médias propriedades, assim como as grandes propriedades produtivas, para fins de assentamento rural. Propriedade familiar: imóvel rural explorado, direta e pessoalmente, pelo agricultor e sua família e que absorva toda força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração e, eventualmente, trabalhado com a ajuda de terceiros. Módulo rural: unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e condição de aproveitamento econômico.

Desempenho da agricultura familiar e patronal Dominado pela grande propriedade. 1950 – 1980: Estímulo a mecanização e monocultura Êxodo rural. 82,5% dos estabelecimentos agrícolas praticam a agricultura familiar. Aproximadamente 31% da área utilizada pela agropecuária. Aproximadamente 38% do valor de produção bruta da agropecuária nacional. 17,5% dos estabelecimentos agrícolas praticam a agricultura patronal. Aproximadamente 69% da área utilizada pela a agropecuária. Aproximadamente 62% do valor de produção bruta da agropecuária nacional. Política de desenvolvimento do espaço rural deve conter como partes integrantes: a reforma agrária, o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento nas exportações e o aumento de renda. Êxodo rural: Empregos gerados no ambiente urbano eram mal remunerados e não proporcionavam condições adequadas de moradia, alimentação e transporte. No Brasil foram os fatores de repulsão ( concentração de terras, baixos salários, desemprego) contribuíam, e ainda contribuem, para explicar o movimento migratório rural-urbano. As propriedades familiares são mais eficientes, nelas o aproveitamento econômico da área é maior que nas propriedades patronais. Isto ocorre em todas as regiões

Brasil: renda total dos estabelecimentos rurais (R$/ha/ano)

Área média dos estabelecimentos rurais, em hectares 2002

Produção agropecuária brasileira Exportador: Café Açúcar Soja Suco de laranja Subsídios: Exportação. Mercado interno (milho, mandioca, feijão). A política agrícola deve ter como objetivos básicos o abastecimento do mercado interno, o fornecimento de matérias-primas para a indústria, o ingresso de capitais por meio de exportações e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Produção agrícola – Milho (em grão) 2006

Produção agrícola – Arroz 2006

Produção agrícola – Mandioca 2006

Produção agrícola – Soja (em grão) 2006

Produção agrícola – Feijão (em grão) 2006

Produção agrícola – Cana-de-açúcar 2006

Produção agrícola – Café (beneficiado) 2006

Produção agrícola – Algodão herbáceo 2006

Produção agrícola – Trigo (em grão) 2006

Produção agrícola – Banana 2006

Produção agrícola – Laranja 2006

PECUÁRIA Bovinos Centro-Oeste 35%, Norte 19%, Sudeste 19%, Sul 14% e Nordeste 13%. Maiores rebanhos: MS, MT, MG e Go Criação semi-extensiva: oeste paulista, Triângulo Mineiro e Campanha Gaúcha, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. Extensiva: periferia da Amazônia, Sertão nordestino e o Pantanal. Intensiva: Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais. Aves Maior plantel. Sul – abate (50%) Sudeste – produção ovos (35%)

Rebanho brasileiro - 2006 Nº de cabeças Bovinos 169 900 049 Aves 1 244 260 918 Suínos 31 949 106 Ovinos 13 856 747 Caprinos 7 109 052 Bubalinos 839 960