SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Quem Chorará por Mim? Autor: Robin Sharma Editora: Pergaminho
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
LUANA QUEM SOU EU.
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
Projeto Energia Cursistas: Adriana Fagundes dos Santos Peres
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Os níveis básicos da leitura
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
Caderno Interfaces Curriculares
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Orientação Técnico-Pedagógica
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Alfabetização e Letramento
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Organizando o trabalho pedagógico
Práticas de Leitura e Escrita
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Hoje a nossa homenagem é a todos os pais presentes e ausentes.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
NOME : Aalyiah Marques Laurindo
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Projeto: Humanidade que Transforma
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
DOR SUPREMA MENSAGENS PARA REFLEXÃO MÚSICA: Rosy - Meditando.way
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Para Receber Mensagens de Motivação gratuitamente, escreva para nós.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Título do Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Cursista Nome do Orientador Nome do Orientador Polo do Cursista 1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO Autores: Gilmar Ferreira dos Anjos Maria Umbelina S. de S. Cabral Soraia da Silva Medeiros

OBJETIVO GERAL Desenvolver atividades promovendo a escrita e a leitura com o uso das mídias de maneira interdisciplinar, buscando a integração de todos os envolvidos no processo ensino- aprendizagem para que se tenha uma educação com qualidade em nossa Unidade Escolar. O presente projeto tem como intuito ressaltar a importância da escrita, bem como da leitura, uma vez que estas caminham de “mãos dadas”, unidas e desenvolvem no aluno hábitos que servirão de alicerce para sua vida futura, engajado numa sociedade letrada, na qual a informação é fator imprescindível para que assuma seu lugar na sociedade de sujeito conhecedor de suas possibilidades.

Quem Sou Eu? Sou igual um vulcão em erupção, sou bem estressado. Se mexem comigo ou com alguém quem eu adoro eu viro um morro cheio lava, um vulcão em erupção. Vou destruindo tudo e todos que vem pelo caminho, falando coisas que eu não desejaria para ninguém. Mas toda pessoa em erupção merece um banho de mar com ondas geladas. E esse mar se chama Família, Amigos, Pai e Mãe onde todos me querem como um gordinho alegre e feliz. Mas eu vou mudar daqui para frente!!! Emerson Colocado a disposição dos alunos revistas com gravuras coloridas. Os alunos deveriam: *escolher uma gravura que os representassem; *colar a gravura no caderno; *redigir um pequeno texto explicando em que a gravura os representa. Vida A vida é um presente com um valor inestimável, temos que cuidar dela como se cuida de uma flor. Não vivas tão apressado que não tenhas tempo de viver a vida. Viver a vida não é apenas deixar o tempo passar, mas aproveitar a cada minuto dela. A vida tem de ser vivida com alguma razão, algum sentido... Pois uma vida sem sentido não merece ser vivida. Às vezes podemos ver como a vida é frágil, mas devemos lutar para conquistar o valor de ter uma vida! A vida tem de ser vivida com prazer, o prazer de amar, ganhar, fazer o bem...o prazer de viver. A vida é tão bela, tão magnífica que não há palavras que explique como é a vida. Só podemos resumir a vida em uma palavra, viver. Bianca. Texto produzido na época da gripe H1N1 E. Rel.)

Pesquisa na internet SALA INFORMATIZADA Bolo de Chocolate (receita em inglês) Trabalhando o tema Cartas

Os Três Porquinhos e o Lobo Mal Na atual versão * O lobo era loba * Queria a casa dos porquinhos para ganhar o lobinho Reescreveram a história (Inglês e Português )

Livros da Fundação Educar inspirando novas produções Mural com Hino Nacional Ilustrado e Livro Gigante Teatro e Pesquisa Leitura Informativa e atividades Produção de Poesias e Leitura Usando scanner gravar CD – Data Show e Produção Textual

1ª série - H1N1 livros conscientização Pesquisa sobre os valores nutricionais do alface Contadores de Histórias - Lendas

VIAGENS DE ESTUDO Laguna Centro Histórico Aterro Sanitário Parque Ecológico do Córrego Grande Comcap - Compostagem Fabrica de vassouras Sambaqui

"Se é praticando que se aprende a nadar, se é praticando que se aprende a trabalhar. É praticando também que se aprende a ler e escrever. Vamos praticar para aprender e aprender para praticar melhor.” Vamos ler... A Importância do Ato de Ler - Paulo Freire (1999). E com a certeza de que ler e escrever são atividades que demandam preparação e prática, e que professor motivado a ensinar torna as aulas mais produtivas e a participação dos alunos nas atividades propostas é bem maior. Concluímos com o Poema de Paulo freire

ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bú.S.Paulo: Scipione, CITELLI, B. (Orgs.) Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)- 80 páginas. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia— Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 21 ed. Rio de janeiro: Fundação Getúlio Vargas, _______Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF:1996. _______LEI Nº , de 1º de dezembro de Procedência – Deptª. Simone Schramm Natureza – PL 161/03 DO de 02/12/03 - Fonte – ALESC/Div. Documentação. _______LEI ESTADUAL N /2007 Altera o art. 6º da LEI ESTADUAL N , de 1° de dezembro de 2003, que dispõe sobre o Programa de Leitura de Jornais e Revistas em Sala de Aula. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA. MINAYO, Maria Cecília de Souza.(Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Coleções tema sociais. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, Por Uma Política de Formação de Leitores / elaboração Andréia Beremblun, Jane Paiva. – Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação Básica, REGO, Tereza Cristina.Vigotski: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 4 a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p Anais Eletrônicos. Disponíveis em Acesso em 10/Out/ pedagogica/leitura-refletir-escrita shtml