Principais objetivos Revisar as tendências e não-tendências dos indicadores de desenvolvimento sustentável Refletir sobre o papel da Comissão do desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Gestão de Tecnologias em Saúde
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Planejamento Estratégico metodologia
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Novembro de 2008 FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS.
Ciclo de vida e organização do projeto
APL – Arranjos Produtivos Locais
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
Políticas Públicas.
Projeto em Engenharia de
CONSULTORIA EMPRESARIAL
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Termo de abertura Termo de abertura – Project charter
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Projeto: Capacitação em GP
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Talentos para Inovação
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
Escola de Formação Política Miguel Arraes
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Sistemas de Informações Gerenciais
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Inspeção, Revisão e Avaliação
TEMA E PROBLEMA.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Plano Nacional de Cultura
Administração Mercadológica IV
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #
Transcrição da apresentação:

Principais objetivos Revisar as tendências e não-tendências dos indicadores de desenvolvimento sustentável Refletir sobre o papel da Comissão do desenvolvimento sustentável e do seu programa de indicadores Oferecer um conjunto de opções de redirija e faça avançar o trabalho da Comissão do Desenvolvimento Sustentável

Influência direta ou indireta de algumas tendências evidência indiscutível do aumento do custo, mas também alguns benefícios da globalização sobre condições ambientais e sociais, em nível nacional e internacional; melhor compreensão das interações entre os ecossistemas e o bem-estar humano, em particular a pobreza; crescimento de acordos ambientais multilaterais e utilização de instrumentos econômicos e outros instrumentos de política ambiental, que exigem uma base de dados quantitativa; rápido desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, incluindo a Internet e sistemas de informação geográfica (SIG), com muitos países que ainda restam, no entanto, do lado errado da fronteira digital; ênfase crescente em iniciativas estratégicas, incluindo as estratégias nacionais para Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos do Milênio que envolvem objetivos calendarizados e requerem um acompanhamento sistemático do progresso.

Quadros mais comumente utilizados pressão-estado-resposta (PSR) e suas variações, limitada principalmente ao pilar ambiental; bem-estar humano / bem-estar ecossistêmico; questão ou quadros temáticos e quadros de contabilidade baseado no capital, centrado no pilar econômico e ambiental do desenvolvimento sustentável.

Figura 1 – Representação esquemática do processo de CSD do SDI

Fase 1 Definição de indicadores (nome, breve definição, unidade de medida); Lugar no quadro (capítulo relevante da Agenda 21, o tipo de indicador); Importância e relevância política (finalidade, relevância para o desenvolvimento sustentável / insustentável, os vínculos com outros indicadores, metas internacionais relevantes, convenções e acordos); Descrição da metodologia utilizada e as definições subjacentes; Avaliação da disponibilidade de dados de fontes nacionais e internacionais; Agências envolvidas na elaboração do indicador; e Mais informações, incluindo bibliografia de fontes.

Na fase 2 os indicadores foram testados por 22 países das regiões mais importantes do mundo, numa base voluntária. Na Fase 3 do UNDSD foi realizada uma avaliação independente das experiências dos testes indicadores CSD.

A fase 4 no diagrama de processo refere-se à utilização, efetiva ou potencial, do IDE em relatórios nacionais. Essa fase do processo está em andamento desde a conclusão do conjunto de medidas em 2001.

Os elementos-chave desta abordagem pragmática podem ser resumidos da segunte forma: Adoção de uma estrutura com base em categorias de capital e conceitos relacionados à sustentabilidade através da aceitação explícita de uma abordagem baseada no capital; Proposta de uma abordagem evolutiva e progressiva, com ênfase em um indicador byindicator – processo de aprendizagem; Abordagem evolutiva que envolve desenvolvimento e adoção de um programa de trabalho focado em prioridades IDS de alta relevância política; Uma estreita coordenação e, possivelmente, o alinhamento com os sistemas de indicadores, particularmente o MDGI’s; Revitalização de um programa de capacitação focado em indicadores de prioridade, através da canais usuais de suporte técnico; Prosseguimento dos esforços para a integração de IDE em ENDS e a sua utilização em nacionais sub-national/sectoral e relatórios; e Sempre que possível, construir em SDI processos para as revisões periódicas.

Finalmente, o programa deve ter incorporado nas provisões para um mecanismo de avaliação, pelo menos, no final de um ciclo de cinco anos, o qual seria uma oportunidade para aprender e ajustar para o futuro.