Importação e Exportação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

Módulo 6 Sistema Geral de Preferências (SGP)
Comércio Internacional
Blocos Econômicos.
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Pagamentos internacionais
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
BLOCOS ECONÔMICOS.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Prof. Jeferson C. de Souza
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
Blocos econômicos mundiais
Sistemática de Importação e Exportação
Embarcando o que a sua empresa tem de melhor para o mundo
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
Prof. Angello Reggio Neto
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Procedimentos Aduaneiros na Importação
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
Conhecendo a Carga Aérea Internacional.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
O Brasil e a Convenção de Viena sobre Contratos de Venda Internacional de Mercadorias Eduardo Grebler Outubro 2009.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Sistemática de Importação e Exportação
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Sistemática de Importação e Exportação
ADM. Mercado Exterior Órgãos Internacionais e Blocos Econômicos
Blocos Econômicos.
Fundamentos do Comércio Exterior
Macroeconomia Economia Internacional
Sistemática de Importação e Exportação
ENTIDADES INTERVENIENTES
Cozinheiros Da Economia
17 Anos Importando e Exportando Soluções “ Programa de Treinamento”
UNIÃO EUROPÉIA.
As operações de importação envolvem:
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
Processos de integração econômica
CONQUISTAR O RESPEITO DO MERCADO É ALGO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS NESSES 20 ANOS DE HISTÓRIA.
SGP e Regras de Origem Sistema Geral de Preferências (SGP)
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
5 – MOD PAG.
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Importação e Exportação na UFSC
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Processos Integracionistas Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Características da economia das Américas Central e do sul
Situação de Aprendizagem 4 Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

Importação e Exportação Aula 07/04/2015

Importação e Exportação Contextualização Mercado Aduaneiro Importação e Exportação Comércio Exterior Legislações Alimentos e Fármacos

Importação e Exportação Coleta e Análise de Documentos Cotação de Fretes em Todos os Modais Follow up Solicitação e Elaboração de Documentos Conferência e entrega Monitoramento de Termos de Compromisso Relatórios Diários Exportação Relatórios de posições de frotas/reservas Cotações de fretes em todos os modais Análise e Interpretação documentais Solicitação/elaboração de documentos Gerenciamento de Transportes Acompanhamento de Embarque Relatórios Diários. Levantamento das informações dos produtos (descrições e classificação fiscal); Verificação do tratamento administrativo; Levantamento da estimativa de custo de importação; Programação do embarque; Envio de instrução de embarque; Fechamento de reserva de praça e seguro internacional; Solicitação da LI (pré ou pós embarque); Coordenação de embarque; Coordenação recebimento de documentos originais; Programação de pagamento dos impostos e custos logísticos; Envio de instruções de desembaraço aduaneiro; Chegada das mercadorias no Brasil; Solicitação de numerário; Pagamento frete internacional e taxas portuárias; Presença de carga; Deferimento LI; Pagamentos de impostos; Acompanhamento do desembaraço aduaneiro; Emissão de nota fiscal de entrada; Carregamento das mercadorias; Entrega no destino; Recebimento dos documentos originais; Fechamento do custo total de importação; Arquivamento dos documentos. Importação e Exportação

Exportações Brasileiras

Importações Brasileiras

Relação entre importação e exportação Exportações e Importações não tem relação apenas com a escassez relativa de recursos mas também com a demanda do sistema de produção.

Trâmites exigidos na exportação e Importação. O Brasil tem o tempo de desembaraço alfandegário mais demorado quando comparado aos demais países da amostra. Melhorias nessa área poderiam trazer mais agilidade e menores custos para os exportadores e importadores do país. Quanto menos agências maior economia de tempo e recursos para as empresas que desejam importar e exportar. Na média os países possuem maior número de agências associadas à importação (3,5) do que associada a exportação (3,0).

Documentos exigidos na exportação e Importação. Itália, Paraguai e China são os países da amostra onde o maior número de documentos é exigido para importação. Paraguai, Eslováquia e Eslovênia exigem relativamente mais documentos para exportar que os demais países - em média nove documentos. Nota-se também que os países exigem em média mais documentos para importar (7,3 documentos) do que para exportar (5,7 documentos); esse resultado pode estar refletindo um interesse protecionista dos países, em termos de dificultar as importações.

O papel da Receita Federal A Receita Federal abarca em sua estrutura o SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior integra as atividades de registro, acompanhamento e controle de comércio exterior, realizadas pela: Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento; Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Secretaria da Receita Federal (SRF); Banco Central do Brasil (BACEN) http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/siscomex/siscomex.htm Esses são os órgãos gestores do SISCOMEX

O papel do SISCOMEX É um sistema de registro das informações de cidadãos ou empresas que desejam realizar procedimentos de importação e exportação. Nele estão disponíveis todos os documentos e trâmites que são necessários para a exportação e importação. Os tramites para importação e exportação são distintos entre o Brasil e os países contidos na ALADI (Associação Latino-Americana de Integração)que foi estabelecida em 1980, quando da assinatura do Tratado de Montevidéu, e é integrada por doze membros: os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), além do Chile, México e Cuba. Para que o tratamento preferencial seja efetivamente concedido aos produtos negociados, é necessário que os exportadores obtenham Certificados de Origem nas federações estaduais de indústria, federações estaduais de comércio ou outras entidades credenciadas pela ALADI.

Há exigências diferenciadas também entre países membro do: Pacto Andino (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.) Mercosul NAFTA (Acordo de Livre Comércio das Américas) União Européia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suécia). EFTA (Associação Europeia de Livre comércio) ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)

O papel do advogado na exportação e importação Rever o conjunto de normas materiais, que possa contribuir para a continuidade deste processo e a remoção dos obstáculos jurídicos ao comércio internacional. Organização de um sistema jurídico, de vocação universal, que contenha um conjunto mínimo de regras materiais, que possa assegurar um justo equilíbrio nos contratos de compra e venda internacionais. Observância a outros ordenamento jurídico, isto é, à presença de “elementos”, também conhecidos como elementos estrangeiros ou de “estraneidade”, que gerem, “a potencialidade de aplicação de mais de um sistema jurídico para regular determinada situação jurídica” . Esse elemento “estranho” poderá ser, por exemplo, a localização do domicílio das partes em países distintos, a localização do bem, objeto da transação comercial, ou o local do cumprimento da obrigação.