INICIAÇÃO À ESCRITA CIENTÍFICA.

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Transcrição da apresentação:

INICIAÇÃO À ESCRITA CIENTÍFICA

TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM AS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO: • LEITURA • O HÁBITO DE ESTUDAR • COMO ESTUDAR • EXERCÍCIO DE RESUMIR • ANÁLISE DE TEXTO. Livro é como o rio: um curso fluído, tão diferente de si mesmo a cada momento quanto nós mesmos, que, a cada vez que o adentramos, somos outros. (BORGES, 1987)

TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM TIPOS DE LEITURA • LEITURA DE RECONHECIMENTO: TÍTULO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, RESUMOS NO FINAL DOS CAPÍTULOS, ORELHAS • LEITURA SELETIVA: LEITURA RÁPIDA DO LIVRO TODO, COMPREENSÃO GERAL DO AUTOR, SEM ASSINALAR. • LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA: APÓS O CONHECIMENTO DO LIVRO E/OU CAPÍTULOS LÊ-LO REFLETIVAMENTE, ANOTAR E ASSINALAR O MAIS SIGNIFICATIVO. • LEITURA CRÍTICA OU INTERPRETATIVA: BUSCAR INTERPRETAR E CRITICAR EM FUNÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS AS INTENÇÕES DO AUTOR.

DIÁRIO DE PESQUISA • Instrumento de fundamental importância na realização da escrita científica. • É o registro diário que o investigador faz do que pretende e o que está ocorrendo na pesquisa • O diário contém informações sobre o pesquisador, o que ele faz e o processo da pesquisa. • As anotações no diário podem ser utilizadas como dados ou textos descritivos, registrando e/ou opinando

DIÁRIO DE PESQUISA PRINCIPAIS MOTIVOS PARA MANTER UM DIÁRIO DE PESQUISA Gerar a história do projeto, o pensamento do pesquisador e o processo de pesquisa. Fornecer material para reflexão. Proporcionar dados para a pesquisa. Registrar os conhecimentos pesquisa adquiridos pelo investigador. Confiabilidade no registro e preparação da pesquisa para publicação.

MANTENDO O DIÁRIO DE PESQUISA • Escrever regularmente, sempre que houver atividade • Resumir e organizar escrita periodicamente ( semanal) • Dividir o diário com diversas chamadas: Reflexão, planejamento, ação, observação, etc. • Nesta fase não existem normas de estilo ou linguagem. Escrita de forma prática. Em grupo de pesquisa utilizar estilo e forma discutidos no grupo. • Incluir um resumo dos acontecimentos do dia: conversações, discussões, questões a aprofundar, planos, observações, pensamentos, críticas, perguntas, dúvidas, fazer esquemas, gráficos etc. • Vários suportes podem ser escolhidos: Cadernos, fichas, arquivos de computador, weblogs... OBS: O importante é escrever, não só baixar textos, fotocopiar...

TIPOS DE ESCRITOS CIENTÍFICOS

RESUMO O RESUMO TEM POR FINALIDADE: • Visualizar objetivos, método, resultados obtidos e a conclusão do texto. • Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos: a. cada uma das partes essenciais do texto; b. a progressão em que elas se sucedem; c. a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes. • Sendo resumo de texto de outro autor, deve ser antecedido pela referência bibliográfica do documento original. Ex: LIMA, Manolita Correia. Engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 88 p. 2004. - Redigir o assunto - Palavras-chave: Pesquisa. Trabalho Científico. Monografia. • Redigir em parágrafo único, o verbo na voz ativa, na terceira pessoa do singular contendo entre 150 e 250 palavras (artigo), ou150 a 500 palavras monografias. • Resumos críticos não tem limite de tamanho.

RESENHA •“Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de conceito de valor do texto feitos pelo resenhista”.(LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 264). • É o “olhar” crítico de uma obra, solicitada para avaliar a capacidade crítica e de interpretação do aluno.

RESENHA CRÍTICA MODELO DE RESENHA UNIVERSIDADE FEDERALDO PAMPA – CAMPUS DM PEDRITO CURSO DE ENOLOGIA DISCIPLINA: Enoquímica PROFESSOR: Renata Sampaio Zocche ALUNO: Maria da Silva RESENHA Identificação da obra e do autor:(referência bibliográfica do texto – conforme ABNT – NBR 6023 ) Resumo: Descrição do assunto do capítulo, artigo, livro ou ensaio. Compreende a apresentação das idéias principais e secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu a obra. (continua)

RESENHA CRÍTICA Apreciação crítica: Conclusão: Deve ser feita em termos de concordância e ou discordância das idéias apresentadas pelo autor. Conclusão: As questões apresentadas a seguir têm o papel de orientar a escrita: • Valeu a pena ter lido o texto ? • Quais as principais contribuições ? • Quais as principais falhas ? • O conteúdo do texto ajuda no aprofundamento do assunto? • Como se compara este texto com outros similares ? • O texto alcança o que se propõe de maneira adequada ? .

FICHAMENTO • Os diferentes tipos de pesquisa abrigam um conjunto de técnicas de coleta de matérias, uma delas é o fichamento. • Técnica que tem como principal utilidade otimizar a leitura na pesquisa científica mediante a reunião de elementos selecionados pelo pesquisador que registra e/ou resume, reflete, analisa de maneira sucinta, uma obra. • O fichamento permite formular um pensamento lógico e criterioso dos textos lidos.

FICHAMENTO • REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA CONSULTADA: (ABNT) • RESUMO DO LIVRO (ENSAIO/ARTIGO): O resumo expõe objetivos, finalidades, metodologia, resultados e conclusões, conteúdo e principais idéias do autor. A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal do documento. Utilizam-se as próprias palavras para representar as idéias do autor e,se usar as palavras do autor, indica-se entre aspas “ ”. Evitar expressões: o autor disse, o autor falou, segundo o autor, segundo ele, a seguir, este livro (ou artigo, ou documento) • REGISTRO PESSOAL DO TEMA: (Seu posicionamento diante do assunto) • Nº DE CLASSIFICAÇÃO DA OBRA NA BIBLIOTECA / NOME DA BIBLIOTECA ONDE A OBRA FOI CONSULTADA. • LOCAL / DATA / ASSINATURA DO FICHADOR.

PAPER • O paper é um trabalho acadêmico que se limita à discussão de apenas uma idéia sobre um aspecto da realidade observada, ou seja, uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. (Em português a palavra corresponde a ensaio, mas este nome não encontrou acolhida entre os pesquisadores.) Num paper espera-se o desenvolvimento de um ponto de vista acerca de um tema, uma tomada de posição definida e a expressão dos pensamentos de forma original.

PAPER • Estabeleça limites, PARA REDIGIR UM PAPER: • Escolha um assunto, • Estabeleça limites, • Eleja uma perspectiva sob a qual você tratará o tema – sociológico, psicológico, químico, físico, matemático, filosófico, etc. • Apresente o problema que estará resolvendo, • Construa uma hipótese de trabalho, ou seja, antecipação de uma resposta para o problema, • Diga o objetivo de seu paper • Desenvolva suas idéias apoiando em fontes dignas de crédito. • Defenda seu ponto de vista e conclua o paper. • Pelo menos uma bibliografia deve ser citada. (MEDEIROS, 2008). • O paper deve ser escrito na terceira pessoa.

PAPER MODELO DE PAPER UNIVERSIDADE FEDERALDO PAMPA – CAMPUS DM PEDRITO CURSO DE ENOLOGIA DISCIPLINA: Marketing PROFESSOR: Rodrigo Lisboa ALUNO: Maria da Silva .................................................................................................................................................................................................................................................. KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

Pode conter anexos, informações adicionais acerca da questão/ PARECER TÉCNICO ● Documento emitido por um técnico com seu pronunciamento e opinião sobre a questão/ situação técnica específica em relação a sua área de atuação. ● Recomenda-se que contenha os seguintes tópicos: Objetivo: em que se introduz o assunto do documento; Fatos: se explicita o atual contexto da problemática em questão; Análise: os objetivos do parecer, detalhando os pontos técnicos; Fundamento legal: viés das legislação vigente Conclusão: resultado final da analise geral realizada Recomendações: ex: eventual necessidade de novas avaliações. Pode conter anexos, informações adicionais acerca da questão/ situação

ENSAIO ● Exposição metódica dos estudos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um assunto. ● São dois tipos: Ensaio informal: marcado pela liberdade criadora e pela emoção. Ensaio formal: brevidade, serenidade dos objetivos e lógica do texto (deixando de lado a polêmica e o tom enfático), uso da primeira pessoa. . ● Medeiros (2008) interpreta o ensaio, conforme abaixo: É uma exposição lógica, reflexiva e analítica; Argumentação rigorosa, com alto nível de interpretação; Permite mais liberdade ao autor para defender uma determinada posição sem ter de se apoiar no rigor da metodologia científica (pesquisa e bibliografia); Exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual.

ARTIGO CIENTÍFICO O artigo científico pode ser: Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 261) “artigo científico são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro”. O artigo científico pode ser: a) Original - relato de experiências de pesquisa, estudo de caso, comunicação ou notas prévias. b) Revisão - analisa e discute trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, etc. A Estrutura do artigo científico deverá ser composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.