Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular criações artísticas e literárias e usar o livro como instrumento sócio-educativo, através da transmissão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
AÇÕES DO NTE. Aluno Integrado FORMAÇÃO DE TUTORES.

PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
Edna Maria Barbosa Arrebola
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
CAOP-Consumidor (MPPE)
CBL – Câmara Brasileira do Livro
CAOP-Consumidor (MPPE)
A Biblioteca Escolar (BE)
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN
Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
O Projeto Estrutura/Logística Programação Cultural Fotos do Evento
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
Jornal como Recurso Didático
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Universidade Federal do Amapá
Colégio Estadual Augusto Meyer
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
V Seminário de Mobilização Social em Saúde Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG 2012 “Pensando e Agindo Coletivamente”
Descrevendo a atividade
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Auxiliar de Biblioteca
Constituição de Grêmios Estudantis
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
1) ACOLHIDA LITERÁRIA (poema, conto, texto literário)
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
Livro e Leitura em Alagoas “ BREVE PANORAMA DO LIVRO NO NORDESTE” II Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura – 9 Bienal do Livro da Bahia Salvador-Ba-
UM DIA NA BIBLIOTECA.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Fundadora da Piraporiando
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular criações artísticas e literárias e usar o livro como instrumento sócio-educativo, através da transmissão de saberes. Assim é o Inclusão LIterária

Inclusão Literária Surgiu em 2005 pelo historiador e produtor cultural Clóvis Rezende Matos, com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos. O Projeto Inclusão Literária atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música. O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.

Inclusão Literária Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura o projeto realiza feiras, distribui livros, auxilia na implantação da Hora de Leitura Diária nas Escolas (Lei do Livro nº , de 31 de Outubro/ 2003), Fome de Livro o Viva Leitura e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de atividades, portanto, as bibliotecas criadas pelo Inclusão Literária tem assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas. Tudo isso sem visar classe social e intelectual, mas sim, ensiná-los a lê-los, como fonte propagadora de divulgação de culturas, de saberes e o mais poderoso ainda, como suporte a planos e programas educativos. Não existe nenhum programa educativo que chegará a bom termo sem um forte programa de leitura como aliado. (Clóvis Matos)

Objetivos Estabelecer uma nova abordagem no tratamento aos jovens, tendo a leitura orientada de bons livros, revistas de cunho científico e cultural, jornais, panfletos, como fontes e suporte para a formação do cidadão consciente e sabedor de seus direitos; Fazer do livro, não didático, um instrumento da aprendizagem diária para o estudante dentro e fora da sala de aula; Trazer esse jovem a novos espaços como: bibliotecas públicas, universidades, livrarias, promovendo debates e seminários, tornando-o membro efetivo de um "clube" até aqui inexistente para ele; Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular a criação artístico/literária e reconhecer o livro como instrumento para formação sócioeducacional e manifestação da identidade cultural, através da transmissão de saberes; Estabelecer, definitivamente, a abertura de espaços para a divulgação, expansão e valorização do autor mato-grossense, inclusive, com a criação de mercado para o livro aqui produzido, antiga reivindicação dos autores e produtores regionais.

Projetos Desenvolvidos - Bibliotecas - criação de pequenas bibliotecas e desenvolvimento de ações de incentivo à leitura; Livro no ponto - distribuição de livros em pontos de ônibus e outros lugares de fácil acesso a qualquer pessoa; Literatura Embarcada - distribuição de cartões em ônibus urbanos e rurais, contendo poemas, poesias, pequenos contos e uma biografia dos clássicos da literatura, brasileira e estrangeira, além de autores mato-grossenses; Produção de vídeos - a partir de instrumentos como telefone celular, máquinas fotográficas digitais (amadoras) e pequenas filmadoras digitais serão produzidos ‘filmes’ a partir de oficinas ministradas em escolas e associações comunitárias, preferencialmente, na zona rural atendendo o público infanto-juvenil. Os alunos aprendem a escrever roteiros, técnicas de representação, direção, câmera, iluminação e montagem final do filme (edição) em ilhas não lineares; Oficinas literária/Produção de livros - os participantes das oficinas literária aprendem técnicas de editoração de pequenos livros, técnicas de desenho/ilustração e, a partir de criações coletivas fazem a história escrita, as ilustrações e, através de digitação em computador, uso de scanner e impressora caseira, montarão e imprimirão seus livros; Exibição de filmes - sempre de temática literária, os filmes exibidos pelo Inclusão são saídos de livros que constam nas bibliotecas montadas pelo projeto.

Realizações Ala infantil do Hospital do Câncer Escola Municipal Rural da Comunidade João Carro (Manso em Chapada dos Guimarães) Casa Transitória Irmã Dulce Associação São Judas Tadeu Ruas, praças e estacionamento da UFMT.

Estratégias de Comunicação Peças Publicitárias – cartaz, folder, panfleto, literatura embarcada, suporte dos livros em pontos de ônibus, adesivos no Baú Mágico (Furiosa) e camisas; Eventos – lançamentos de novas bibliotecas, participação em feiras e concursos; Mídia Eletrônica – newsletter, marketing, blog Inclusão Literária e site parceiros. Livros em pontos de ônibus Literatura embarcada Baú Mágico - Furiosa Blog Inclusão LiteráriaInclusão Literária Site Ative Promoções e EventosAtive Promoções e Eventos

Prêmios Prêmio Nacional como "ponto de cultural" pelo Ministério da Cultura (Minc); Ganhador do concurso Pontos de Leitura, do Minc, em 2008 – Edição Machado de Assis; 25º lugar como um dos melhores projetos sociais do Brasil.

Ficha Técnica Coordenador do Projeto Clovis Rezende Matos Inclusao.blogspot.com