O Estruturalismo – Titchener

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A Psicologia Sócio-Histórica
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Estruturalismo e Funcionalismo
O nascimento da Psicologia
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Psicologia Aplicada à Saúde
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
MÉTODO CIENTÍFICO.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
COGNIÇÃO CONSCIÊNCIA.
A Origem da Psicologia Científica
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Filosofia / Silenciais
Behaviorismo.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Adriana Oliveira nº1 Filipa Martins nº13
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Quantitativo-Qualitativo:
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Transposição informática e sistema cognitivo
PSICANÁLISE.
Ou quem e o que o constitui
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
A Psicologia ou as Psicologias
A Psicologia como ciência
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Capítulo - Inteligência
A Psicologia Experimental
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
FUNCIONALISMO FACULDADE MARTHA FALCÃO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Gestaltismo ..
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
O Caminho da Psicologia Experimental
Prof.ª Chayane C. de Souza
Desenvolvimento da Psicologia Científica
Teorias e Sistemas em Psicologia -
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Estudo das Funções ESTUDO DAS FUNÇÕES 9º ano - Matemática.
W. Wundt O Associacionismo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Psicologia da Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
LEARNING ORGANIZATION
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

O Estruturalismo – Titchener Objeto de Estudo: a consciência Ganha este nome por preocupar-se em investigar as estruturas do funcionamento mental consciente, ou seja, as estruturas do sistema nervoso central. Método: Introspecção e experimentação – as teorias eram formuladas através das verificações e conclusões laboratoriais. Titchener propôs TRÊS estados elementares de consciência : • as sensações; • as imagens; • os estados afetivos.

Edward Bradford Titchener (1867-1927) Titchener alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor, um discípulo obediente. Mas como ser criativo, ele transgredia - com fundamentação, é claro – seu próprio mestre Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo . Afirmou então que o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt. Entretanto, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia. Segundo Titchner, a tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura .

Assim: Titchener modificou o método introspectivo de Wundt , designando o método de: introspecção qualitativa.Esse método consistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estado consciente após submetidos a um dado estímulo .  De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é - à semelhança de Wundt - a experiência consciente.

O objeto de estudo é assim a experiência dependente das pessoas que passam por ela. Exemplo: a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos . Como os físicos estudam? Eles vêem esses fenômenos da perspectiva dos processos físicos envolvidos. Esses fenômenos não necessitam que as pessoas passem pela experiência. Tais fenômenos são considerados como independentes da experiência das pessoas. Como os psicólogos estudam a luz e o som? Os psicólogos, ao contrário dos físicos, estudam os fenômenos , as sensações , em termos do modo como são vivenciados pelo indivíduo, dependendo assim das experiência das pessoas.

As sensações Caminho importantíssimo para conhecermos os sentimentos e pensamentos. As sensações são um ponto chave dentro da estrutura do aparelho mental pois, faz a indica a relação do sistema biológico com o estado mental.

As imagens Estrutura privilegiada de pensamentos, permite a visualização mental e criação de “cenas” que são capazes de antecipar sensações e produzir sentimentos. As imagens correspondem à visão de cada pessoa sobre determinado fenômeno.

O Estados Afetivos Estrutura que une as sensações e as imagens, organiza-as e as representa por estados afetivos diversos inerentes a cada pessoa.

Então Para a Teoria do Estruturalismo, o estudo e compreensão destes 3 estados elementares da consciência, traria respostas em relação aos conhecimentos psicológicos e seus funcionamentos. O aparelho mental visto como detentor de estruturas, exige conhecimento de cada uma delas e de suas associações.