TRANSFORMANDO A COMUNIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação e Educação Escolar
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Relações de Convívio Solidário
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
Psicologia e práticas educativas.
Programa de Ética e Cidadania
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Que valores você atribuiria a estes objetos?
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Encerramento do Semestre I / 2009 Acadêmica: Tatiani Roland Szelest
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Educação Ambiental.
Os níveis básicos da leitura
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
Educação Ambiental.
O TRABALHO EDUCATIVO: REFLETINDO COM OS FUNCIONÁRIOS.
Escola Comum e Inclusão
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Aprender a se amar para amar o mundo
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Amor e Sexualidade.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Pedagogia Para a Vida.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROFESSORES. Para que ensinar?  Os aspectos didáticos devem estar subordinados à definição de propósitos educativos válidos para orientar.
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Exercício O Copo de Papel.
Andragogia X Pedagogia Prof. Dr. Jean Pierre Marras
José Morgado – ISPA – IU José Morgado
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Pratica como componente
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
Socialização.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Introdução ao processo de aprendizagem
A família tem uma função humanizadora
Tendências Pedagógicas
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marx e a educação.
AMOR E CONHECIMENTO “O amor ensinado no processo da aprendizagem espírita é o amor-conhecimento, racional, crítico e de eternidade. Nunca poderá ser confundido.
MOTIVAÇÃO.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Aprenda a usar sempre um vocabulário positivo “Palavras são Sementes”
Recriar a família à luz da misericórdia
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
“CAFÉ PASSADO” um ano !!! Encontros já realizados GRUPO CAFÉ PASSADO 2008 – 2009 quase um ano !!!
Transcrição da apresentação:

TRANSFORMANDO A COMUNIDADE

A educação é o ponto em que se decide que se ama suficientemente o mundo para assumir responsabilidade por ele. (Hannah Arendt)

Ética: eu e o outro somos um só.

Visão de ser humano Visão de sociedade Visão de educação Visão de aprendizagem

PROBLEMAS ENFRENTADOS Natureza da aprendizagem. Liberdade de escolha. Natureza do amor e das relações humanas. O que é o ser humano.

Ser humano Possui potencialidade infinita Possui individualidade

Ser humano Quando cada cada for cada qual e os professores deixarem de ensinar a todos como se fossem um só, quase todas as causas do insucesso estarão erradicadas. (José Pacheco – Construindo as Trilhas para Inclusão)

Ser humano É essencial, pois reconhecer e valorizar a personalidade de cada indivíduo. Cada pessoa tem personalidade própria, distinta dos outros, e é nisso que está seu valor. (Masaharu Taniguch – Pedagogia da Seicho-No-Ie)

Visão de Sociedade Nós nos tornamos humanos por intermédio da humanidade dos outros. Musubi = bolinho de arroz Viver em comunidade

Visão de educação Educar é extrair, é fazer manifestar a capacidade infinita do ser humano.

O QUE É EDUCAÇÃO DA VIDA

Conceito de escola Lugar para dialogar

Conceito de educação Educamos para? Educamos na/em

Como avaliamos um ser humano? Aparência externa Confundimos existência com comportamento.

Como avaliamos um ser humano? Dizemos: ele é... Deveríamos dizer: ele está se comportando...

Como avaliamos um ser humano? Ser = existir Comportar-se = estar manifestado = transitório

EDUCAÇÃO DA VIDA MÉTODO Aprender é uma experiência profundamente social. ((J. Rifkin, A Terceira Revolução Industrial, p. 262)

EDUCAÇÃO DA VIDA MÉTODO "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens  se educam entre si, mediatizados pelo mundo.“ (Paulo Freire Pedagogia do Oprimido.)

EDUCAÇÃO DA VIDA MÉTODO "Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada." “Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa".

Como construímos laços? A reunião com as famílias e a definição dos valores.

Como construímos laços? Gratidão Perdão Respeito Solidariedade Amor Sinceridade

Como construímos laços? 1º encontro na ADECON e os não objetivos.