Professor: Karina Oliveira Bezerra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Professora: Karina Oliveira Bezerra
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Epistemologia genética – Jean Piaget
Compreensao Weberiana sobre Cidade
Sociologia Émile Durkheim
REVISÃO DOS TEMAS 7 a 13 DATA: AULA: 18
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA?.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Aula 4 de filosofia da ciência
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Emile Durkheim e o fato social
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
A Psicologia ou as Psicologias
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O Positivismo.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
A sociologia como ciência
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Émile Durkheim
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Comportamento Organizacional
Émile Durkheim.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
KARL JASPERS
Finalidades da pesquisa científica
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Transcrição da apresentação:

Professor: Karina Oliveira Bezerra Aula 09 Organização Social e Objeto da Sociologia Escola de Chicago Professor: Karina Oliveira Bezerra 30 de abril de 2015

“Escola de Chicago”: processos e mundos sociais Foi um movimento sociológico que aconteceu na Universidade de Chicago em torno dos anos vinte, liderado por Robert E. Park. Caracteriza-se pela ênfase na pesquisa de campo sobre os problemas típicos das grandes metrópoles, a partir do estudo intensivo daquela cidade.

Fundamenta-se em três ideias: 1) indivíduo e sociedade são realidade indissociáveis. Íntima ligação da Sociologia com a Psicologia. O conceito de Self foi elaborado por George Herbert Mead. “A impressão, muito generalizada, muito generalizada, de que as sociedades são constituídas pela simples soma de indivíduos que as compõem representa análise superficial dos problemas envolvidos. Por outro lado, dizer que as pessoas são determinadas pela sociedade é análise igualmente superficial.

Fundamenta-se em três ideias: 2) A sociedade constitui um complexo sistema para cuja existência e funcionamento concorrem não apenas os fenômenos culturais, mas também os fenômenos naturais, apesar da predominância da cultura, em ultima instância. A Sociologia como uma ciência de síntese, busca uma visão global da sociedades a partir das abordagens de outras disciplinas científicas, tais como, a Economia, a Psicologia e a Biologia.

Fundamenta-se em três ideias: 3) A imagem mais difundida da Escola de Chicago é a Ecologia Humana, como parte fundamental da Sociologia. Identificam significativas relações entre a situação dos indivíduos no sistema de estratificação social e a sua localização no espaço físico da cidade.

Processo social O núcleo teórico da Escola de Chicago, está no conceito de processo social. Estudar a sociedade, significa, antes de mais nada, estudar seus processos: a interação (processo social geral), o contato (processo social primário), a cooperação, a acomodação, a assimilação, a competição e o conflito. Assim essa corrente concede pouca ou nenhuma importância à abordagem macroestrutural, ou seja, aos traços gerais que supostamente possibilitam a unidade de uma nação.

Divergência com Weber: Se aproxima de Weber no que diz respeito à importância para a vida social dos significados coletivamente partilhados a respeito das ações humanas, mas ao mesmo tempo, dela se afasta, pelo seu sistemático desapreço pela História, que ao contrário, é fundamental no trabalho de Weber.

Críticas ao conceito de Fato Social 1- Descaso pela História 2- Atitude rigorosamente positivista, expressa na ideia de que “os fatos sociais são coisas”, ou seja representam fatos tão objetivos ao sociólogo quantos os fatos naturais o são para o biólogo, o físico, o cientista da natureza em geral. E na verdade, as explicações do sociólogo resultam, quer ele tenha ou não consciência, de sua compreensão dos fatos dos quais ele, como ser social, participa. Nesse aspecto, a abordagem de Weber, através do conceito de ação social, apresenta possibilidades de captação em profundidade dos fenômenos sociais que a abordagem durkheimiana não possui.

3- Supervalorização do todo social em detrimento do indivíduo. 4- Reificação da sociedade, análoga a reificação da cultura, conforme claramente expressa na ideia de que o fato social apresenta “uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. Por fim os fenômenos sociais seriam fatos intersubjetivos, e não puramente objetivos, como defendeu Durkheim.