Encontro com professores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
O Moodle na UFBA: Um relato histórico Moodle Moot Brasil 2007
Universidade de Aveiro
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Curso de Docência Universitária
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Gestão pedagógica em EaD
GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Laboratório de Ensino a Distância
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Encontro com professores Implantação de Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo Encontro com professores NE@D - Núcleo de Educação a Distância 2004

Constituição do Núcleo    Prof. Dr. P. Milton Braga de Rezende Pró-Reitor Acadêmico do Centro UNISAL Profª Drª Rita Maria L. Tarcia Coordenadora do Curso de Pedagogia da U.E. de São Paulo do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Anderson Luiz Barbosa Coordenador de Análise de Sistemas da U.E. de Americana do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Renato Kraide Soffner Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da U.E. de Americana do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Celso de Oliveira Braga Diretor Acadêmico da U.E. de Campinas do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Rubens de Godoy Sampaio Professor da U.E. de Lorena do Centro UNISAL

Histórico PEC – SAL – Planejamento Estratégico Coletivo (2000) PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional (2001) GT 03 – Educação a Distância (2003) NE@D - Núcleo de Educação a Distância (2004) Curso a Distância de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional na Universidade em Estilo Salesiano – Desde 2000

Objetivos Gerais do NE@D Constituição de uma identidade institucional nos produtos e processos que serão criados e implantados na comunidade educativa, de modo a garantir a qualidade da EAD no Centro UNISAL Subsidiar a comunidade acadêmica para o processo de implantação da educação a distância no Centro UNISAL

Eixos de Trabalho Ações internas Ações baseadas na construção de uma cultura institucional centrada em processos virtuais, de modo que professores e alunos desenvolvam saberes e competências vinculados à modalidade a distância Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL Site do NE@D Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância

Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL

Site: ação interna Site do NE@D

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância Curso de Capacitação

Eixos de Trabalho 2. Ações externas Ações de interlocução com outras IES, com associações e grupos que estejam desenvolvendo estudos, estratégias ou ferramentas para Educação a Distância

Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Seminário Internacional de Educação a Distância - Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS) Possibilidade de integração à Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU) Possibilidade de filiação à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)

3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Eixos de trabalho 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Ações que objetivem o desenvolvimento de produtos, cursos e materiais para serem divulgados e/ou comercializados externamente Levantamento das práticas educativas do Centro UNISAL desenvolvidas na modalidade a distância Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância

Eixos de Trabalho - 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Levantamento das práticas educativas do Centro UNISAL desenvolvidas na modalidade a distância como apoio ao presencial 73 disciplinas de 21 cursos (graduação, pós-graduação, extensão) 1.690 alunos inscritos

Opções Pedagógicas Princípios Processos de formação: docente (parceria com o NAP) e discente Construção da identidade do professor e discussão acerca de novos papéis Modelo pedagógico: construído a partir dos objetivos e especificidades de cada área e cada projeto

Opções Tecnológicas Princípios Baixo investimento inicial Plataforma acadêmica e amigável Decisão pelo não desenvolvimento de plataforma própria A partir destas considerações optamos pela plataforma TelEduc, da UNICAMP, desenvolvido pelo NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação). Atualmente, em torno de 700 alunos do Centro UNISAL utilizam o TelEduc.

Queremos conhecer você! Se você já tem atividades em EaD totalmente a distância ou como apoio ao presencial ... Partilhe conosco suas experiências E-mail: nead@unisal.br Contato com o representante local do NE@D Site do NE@D: www.unisal.br/nead

Queremos conhecer você! Se você pretende iniciar suas atividades em EaD totalmente a distância ou como apoio ao presencial ... Documento “Orientações para atividades em EaD” (a ser disponibilizado no site do NE@D) E-mail: nead@unisal.br Contato com o representante local do NE@D Site do NE@D: www.unisal.br/nead