PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
Advertisements

Atividade Física e Qualidade de Vida
Os cuidados com portadores de Alzhaimer e seus cuidadores
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
Higiene e problemas sociais
2° Aniversário da 3° Policlínica de Niterói
Distrofias Musculares
LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.
SEGURANÇA COM CRIANÇAS
DDS - RISCO DE QUEDA.
Assistência Domiciliar ao Idoso
Violência contra idosos
Visita Domiciliar Caso Clínico
ABORDAGEM DO IDOSO EM PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Os benefícios do exercício físico
Cronologicamente: Mais de 60 anos nos países com condição de vida não tão boas Mais de 65 anos nos países com melhor qualidade de vida Biologicamente:
Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis)
O Idoso e o seu Mundo… Prevenção de Quedas
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Ação e coração! Por: Iracema Umeda, membro do Departamento de Fisioterapia da SOCESP.
Manual do Cuidador.
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Política Nacional de Saúde do Idoso
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Geriatria e Gerontologia
Prevenção da osteoporose
ABORDAGEM INICIAL
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Como manter uma Boa Postura?
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO - MS
Conscientização.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007
Atividade Física na Terceira Idade
Exercícios terapêuticos em Grupo
Reabilitacao Geriatrica
DIAGNÓSTICO MULTIPROFISSIONAL
CUIDE DA SAÚDE DOS SEUS PÉS
Segurança do Trabalho Enfª Carina.
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
ACIDENTES DOMÉSTICOS.
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
PSICOMOTRICIDADE.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Alimentação e Nutrição do Idoso
Enfermagem em Saúde Coletiva
Professor :João Galdino
REABILITAÇÃO PÓS TRAUMA RAQUIMEDULAR
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Osteoporose Sintomas e prevenção.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Prevenção de Quedas Profª Karen Borges.
Saúde e segurança do trabalho
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Quedas em Idosos Prof. Ricardo Monteiro.
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
OSTEOPOROSE O que é Osteoporose? O osso
Prevenção de Acidentes no trabalho.
INSTABILIDADE POSTURAL E QUEDAS
Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
Trabalho Interdisciplinar 4º Período de Enfermagem
SÍNDROME DA IMOBILIDADE
QUEDA EM IDOSOS.
IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação,
Transcrição da apresentação:

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO Dra CRISTIANE FERNANDA MAY PITELLI

QUEM É O IDOSO? A Organização Mundial da Saúde preconiza que idosos são pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.

PROCESSO DE ENVELHECIMENTO Processo natural e gradativo. Diminuição de reservas funcionais (alterações orgânica, cognitiva, física e funcional). Mudança no papel social (aposentadoria, função importante na contribuição da renda da família).

Quedas: porque é tão importante preveni-las... A cada ano, um terço da população idosa sofre uma queda e este risco aumenta progressivamente com a idade.

Quedas: porque é tão importante preveni-las... As conseqüências de quedas podem ser graves. As fraturas ósseas (principalmente fêmur e punho) e traumas cranianos ocorrem em 5 a 10% dos casos.

Quedas: porque é tão importante preveni-las... E mesmo quando os ferimentos são leves, as conseqüências psíquicas podem gerar sentimentos de menosvalia, vergonha e depressão, além do temor de andar e cair novamente, podendo levar o idoso a restringir sua mobilidade e progressivamente sua capacidade de deambular.

ABORDAGEM EQUIPE DE SAÚDE A equipe multidisciplinar será capaz de promover a reabilitação e a redução dos riscos ao idoso. Profissionais envolvidos neste processo: médico, enfermeiro, fisioterapia e terapeuta ocupacional.

DADOS EPIDEMIOLOGICOS As quedas têm relação causal com 12% de todos os óbitos na população geriátrica. São responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com 75 anos ou mais. Constituem a 6ª causa de óbito em pacientes com mais de 65 anos. Naqueles que são hospitalizados em decorrência de uma queda, o risco de morte no ano seguinte à hospitalização varia entre 15% e 50%. 60% das quedas em idosos acontecem dentro de casa (escadas, corredores, desnível do solo).

COMO REDUZIR QUEDAS NO IDOSO A maioria das quedas ocorre dentro do próprio ambiente doméstico, causadas por fatores extrínsecos como tapetes, piso molhado, uso inadequado de chinelos... Tratamento adequado de distúrbios de equilíbrio (ocasionadas por medicamentos ou alterações biológicas), fraqueza, alteração de marcha, vertigem, hipotensão ortostática, lesão cerebral...

DICAS Não deixar os fios e objetos espalhados pelo chão. Preste atenção nos movimentos inesperados de crianças e bicicletas. Atente-se a iluminação dos ambientes domésticos (principalmente as vias de acesso entre os cômodos). Fique atento a efeitos colaterais de medicamentos. Uso correto de medicações

QUEDAS: MEDIDAS DE PREVENÇÃO Coloque corrimão em banheiros, boxes de banho, escadas e rampas. Use roupas confortáveis, de acordo com o clima e sempre sapatos antiderrapantes. Manter postura adequada / Pratique exercícios de alongamento. Evite carregar peso, cuide da sua coluna. Mantenha pisos secos. Facilite o acesso a objetos de uso freqüente. Deixe sempre fonte de luz de fácil manejo e próxima ao leito.