ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
2º encontro – Professores Maio de 2012
Autoridade se constrói
Escola Municpal Epitácio Campos
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O desafio de ensinar matemática
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
O TRABALHO COM PROJETOS
Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas
Portfólio de matemática
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
OS TRÊS PORQUINHOS.
AUMENTE O SOM ! PARA CONTINUAR Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Quando falamos em aprender...
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
O brincar e a matemática
Jogos em grupo na Educação Infantil
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Projeto de Integração :
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
APRENDIZ DA VIDA!.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Desconheço o autor.
PEAD Ludicidade e Educação
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Avaliação Diagnóstica
Formação Profissional e Emprego
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Aprendi Clique.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
FEEDBACK.
Era uma vez ………….
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
Educação Financeira para crianças e Jovens
“Técnicas Básicas de Negociação”.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

ESTILOS DE APRENDIZAGEM Esp.: Carla Emanuelle

A B C D 1 Ativo Pragmático Reflexivo teórico 2 3 pragmático 4 5 6 7 8 9 10 11 12

O que é estilo de aprendizagem? ............COMO GOSTAMOS DE APRENDER?!!! Robert Sternberg (1999) diz que é uma maneira de pensar, não é atitude, mas sim como aplico as minhas atitudes (como eu penso o meu fazer); 1º Experimentação concreta- É O QUERER APRENDER; 2º Observação Reflexiva- OBSERVAR AS POSSIBILIDADES DE UMA MESMA SITUAÇÃO

3º Conceituação Abstrata- SER CRIATIVO E CONSTRUIR OS PRÓPRIOS CONCEITOS E APLICAR NA PRÁTICA; 4º Experimentação Ativa- SER HÁBIL PARA RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA QUERER- REFLETIR CONCEITUAR E RESOLVER PROBLEMAS

Kolb ressalta dois caminhos para aprender: - COMO PERCEBEMOS E RECEBEMOS A INFORMAÇÃO; COMO PROCESSAMOS A INFORMAÇÃO. ESTILOS: Convergente; Divergente; Assimilativo; Criativo.

ESTILO ATIVO A CRIANÇA COM CARACTERÍSTICAS MAIS PRESENTES NO ESTILO ATIVO DEMONSTRA SER ALEGRE, COMUNICATIVA, RÁPIDA AO REALIZAR SUAS TAREFAS OU AQUILO QUE LHE FOR SOLICITADO, CURIOSA, OU SEJA, GOSTA DE DESCOBRIR NOVIDADES. ELA TAMBÉM PREFERE DIVERSIFICAR O AMBIENTE ONDE ESTUDA OU BRINCA.EM SALA DE AULA É O ALUNO QUE NO MESMO INSTANTE QUE TRABALHA, TAMBÉM CONVERSA, NÃO PERMANECE POR MUITO TEMPO NA MESMA ATIVIDADE, FAZ COISAS ALÉM DO SOLICITADO.É AQUELE QUE ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR O PROFESSOR E OS COLEGAS.DEMONSTRA ENCANTAMENTO FRENTE A CONTEÚDOS NOVOS, EM APRENDER. É SEMPRE O LÍDER , INVENTA AS BRINCADEIRAS, O PROTAGONISTA DO JOGO.É EXTROVERTIDO E GOSTA DE CHAMAR ATENÇÃO.É RESPONSÁVEL POR CONCILIAR SITUAÇÕES DE CONFLITO ENTRE COLEGAS, DISPOSTO SEMPRE A AJUDAR.

O adulto ativo: São pessoas que se destacam por sua vivacidade, mente aberta e gosto por novas experiências, é quase impossível não percebermos sua presença; quando estão em grupo estão sempre fazendo algo por todos e em geral são bem intempestivas.

Estilo REFLEXIVO A CRIANÇA reflexiva primeiro observa, analisa o ambiente para depois participar dele. Em sala é aquele que espera os colegas comentarem sobre o assunto pra depois dar sua opinião e conclusão, é prudente. Ele pensa e analisa as lições antes de realizá-las, nas brincadeiras também, nas lúdicas ou não ele olha os colegas brincando e só depois entra na brincadeira, age só se sentir seguro. Diante de várias opções de cores observa para depois escolher a que mais lhe agrada, é detalhista, caprichosa, faz o melhor e mais perfeito que puder.

O ADULTO REFLEXIVO: São as pessoas que utilizam a observação e a análise antes de chegarem a alguma conclusão; gostam de valorizar todas as possibilidades da situação antes de tomar decisões; preferem escutar do que falar, escutam, pensam, observam mais para depois agir e são mais ponderadas nas atitudes diferentes dos ativos

Estilo TEÓRICO A CRIANÇA é organizada e planeja suas tarefas, quando lida com videogame, computador e brincadeiras com colegas, já inicia sabendo o que quer e o que vai fazer primeiro. Na escola espera a ordem para depois executar com planejamento a tarefa. A organização pode ser percebida na montagem de quebra-cabeças quando separa as peças, organiza e depois monta com acerto é uma criança curiosa que quer sempre saber os “porquês” dos fatos, buscando uma explicação para tudo.

O ADULTO TEÓRICO São aqueles que integram as observações dentro das teorias lógicas e complexas, buscam a racionalidade, a objetividade e a lógica, assim como a análise e a síntese, tendem a ser perfeccionistas.

Estilo PRAGMÁTICO A CRIANÇA age baseada na confiança em si e na determinação. Isso implica em não escutar o que falam dele e de suas tarefas. Elas são decididas e práticas nas escolhas das brincadeiras e cores e roupas a serem usadas. Escolhem de maneira rápida, objetiva e útil, são crianças autônomas, resolvem com praticidade as situações de forma decisiva e ágil.

O ADULTO PRAGMÁTICO São os que tendem a colocar em prática as idéias, mostram-se impacientes até poder aplicar o que aprenderam, têm como objetivo a funcionalidade