Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Análise de Sistemas
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Projeto e Execução dos Testes Responsáveis: Filipe Motta Walter Felipe.
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Engenharia de Requisitos
Qualidade Total.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Processos de Software Introdução
Engenharia de Software
Professor Sílder Lamas Vecchi
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
1. Introdução 1.1. Objetivos Identificar os pontos críticos nos processos da agência; recebimento do briefing, desenvolvimento do trabalho internamente,
Engenharia de Software
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Prof. Esp. Fernando Barreto
Melhoria de Processos de Software
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Processos de Desenvolvimento de Software
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Análise e Projeto de Sistemas
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
IFSul – Campus Venâncio Aires
Processos de Engenharia de Requisitos
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Abertura.
Introdução à Qualidade
Engenharia de Software
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
Introdução à Educação à distância
Introdução à Engenharia de Software
Gerencia e Planejamento de Projetos
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Oficina de Motivação.
Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade.
Gestão de defeitos.
Engenharia de Software
Técnicas e Projeto de Sistemas
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
© 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software.
The Five Orders of Ignorance Viewing software development as knowledge acquisition and ignorance reduction.
Extreme Programming João Gabriel Pedro Ramos Renan Santos.
Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014.
Engenharia de Software
Momento Gestor Unidade de Lucas do Rio Verde(MT), 26 de julho de Edição 024 Educação & Treinamento! Expediente: Francieli A. Andrighi MTB/SC
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
INDICADORES DE DESEMPENHO
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
A Administração do Tempo Desenvolvimento Humano Gerente de Tecnologias de Informações Educacionais e Administrativas.
Transcrição da apresentação:

Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software Mitos e Problemas Relacionados ao Software Metodologia e Engenharia de Software

Gerência de Projetos Trabalhar com desenvolvimento de software sempre foi uma tarefa difícil. A evolução constante da tecnologia e a crescente demanda por softwares como novas soluções, trás consigo a aparente ilusão de que tudo pode ser desenvolvido.

Gerência de Projetos A comunicação com as partes envolvidas no projeto de software também pode ser outro obstáculo para o desenvolvimento de programas com a qualidade desejada.

Gerência de Projetos Não é muito difícil aprender uma nova linguagem de programação e “sair programando”. Essa maneira e particularidade que cada pessoa tem de programar, pode ser visto como outro problema.

Gerência de Projetos A falta de uma metodologia, de métodos e de técnicas para desenvolver software fez com que durante muito tempo os “artistas” criassem e desenvolvessem programas de acordo com o método de trabalho próprio desenvolvido ao longo de suas carreiras.

Gerência de Projetos A ausência de uma área para tratar e apresentar soluções para esse problema também contribuiu muito para que todo esse cenário evoluísse a tal ponto. Aparece então, depois de algum tempo a Engenharia de Software, um ramo da tecnologia que cuidaria dos assuntos relacionados ao software. A engenharia de software veio quase que como resposta a essa crise que “pairava” sobre a área de desenvolvimento.

Gerência de Projetos A necessidade de validar os programas, a complexidade dos softwares, imaturidade da Engenharia de software, até então, como profissão, a má gestão dos projetos com estouro de orçamentos e prazos, a baixa qualidade dos programas criados, o não atendimento aos requisitos exigidos pelos clientes, códigos de difícil entendimento, foram algumas das causas mais comuns para o problema evoluir.

Gerência de Projetos Como resolver um problema como esses?

Gerência de Projetos A falta de comprometimento e conhecimento dos muitos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas áreas que trabalham colabora, ainda hoje, para que os softwares criados contribuam para a conhecida “Crise do Software”. O que nos leva, ainda nos dias atuais, ouvir frases como: “Se os engenheiros construíssem pontes como os analistas constroem softwares o mundo estaria perdido”.

Gerência de Projetos Rever técnicas, mudar paradigmas sobre o desenvolvimento de softwares podem ser soluções para alguns desses problemas.

Gerência de Projetos A fase mais crítica no desenvolvimento de sistemas pode ser considerada a fase de Estudos, que consideraríamos como o levantamento de requisitos, que quando mal executada pode levar a um entendimento errado e distorcido da necessidade e consequentemente a construção de um “software certo” para um “problema errado”.

Gerência de Projetos Observando o cenário de construção de softwares, nos dias de hoje, pode-se perceber que há uma falta de interação entre os colaboradores da equipe de desenvolvimento na fase mais importante do Projeto, a fase de Levantamento de requisitos. Outro ponto a tratar é um item que pode ser considerado como fator de sucesso para um projeto, a relação interpessoal. Trabalhar a comunicação e o entendimento de todos os envolvidos no projeto é de grande importância e necessidade para a boa realização e bom andamento do conjunto.

Gerência de Projetos Utilizar o tempo de forma eficiente fazendo com que todos colaborem cada vez mais, motivando a equipe e evitando retrabalho estando atento assim ao custo e ao prazo do trabalho contribui com resultados desejáveis em um projeto de software, o que reduz ainda o risco de erros em todo processo de desenvolvimento e informatização de uma empresa.

Gerência de Projetos Embora com tantas mudanças já vivenciadas: novas técnicas, novos métodos e novas ferramentas para o desenvolvimento, cada vez mais ágil e livre de falhas, falta ainda uma educação e treinamentos mais apropriados para os profissionais da área. A escassez de investimento e a ausência de um olhar crítico para a construção de softwares que atendam verdadeiramente as necessidades e estejam diretamente relacionados com os padrões de qualidade exigidos, ainda colabora pra que a crise do software continue nos assombrando.