Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Advertisements

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise europeia e crescimento econômico no Brasil.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 6/5/2003.
Investimento em Capital Humano
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Teoria do Sinal Formação Profissional.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução.
1 Qualificação do trabalhador e contratação Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Macroeconomia
Tomada de Decisões Aula 3.
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Tomando Decisões (Cap. 7)
Conversão e optimização da exploração agro-pecuária
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
CAP2 MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONTABILIDADE NACIONAL
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
É o tempo decorrido entre o INVESTIMENTO inicial e o momento no qual o LUCRO líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser:
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
ENGENHARIA ECONÔMICA.
Teorias econômicas e o valor econômico da educação
Matemática I AULA 5 Profª Ms. Karine R. de Souza .
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira. Universidade da Madeira2 Qual a qualificação do pessoal a contratar? Caso de uma tecnologia em que a produtividade.
Introdução à Microeconomia
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
Noções Básicas de Matemática Financeira
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Aula 10 Avaliação do Retorno Econômico Material Elaborado por Betânia Peixoto.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Polinômios e equações algébricas
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Capítulo 4 O Valor do Dinheiro no Tempo. © 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira.
Políticas Educativas Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução.
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Introdução à Microeconomia
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Economia do Trabalho.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. O que incluir nos custos?  as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Importância da Elaboração do Orçamento de Capital.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Avaliação das Demonstrações Contábeis
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
SOFSTICA – COMPARANDO SISTEMAS: PRICE/SAC
Mulher! “Na escola em que você foi ensinada, jamais tirei um DEZ sou forte, mas não chego aos seus pés…” Erasmo Carlos 1.
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Método do Valor Atual Líquido (VAL) ou Valor Presente
Importância do orçamento de capital
Godoy1 Informações Contábeis para Decisões Especiais As Fronteiras da Contabilidade Gerencial... Os SIC x SIG geram relatórios que “a princípio” podem.
Critérios Quantitativos de Análise Econômica de Projetos
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Profª Renata Morgado.
Finanças Corporativas
docente.ifrn.edu.br/julianaschivani.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Administração Financeira
Logaritmos Fabio Licht.
MATEMÁTICA FINANCEIRA e ANÁLISE DE INVESTIMENTO! (utilizando o Excel)
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira

Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução

As populações mais jovens não parecem estar a recuperar a atraso a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País Espanha Grécia Irlanda Itália Portugal

Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos e a dos 25-34Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos e a dos Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%

Justifica-se estudar o investimento em Educação? A educação como um investimento?A educação como um investimento? Redução do consumo presente Redução do consumo presente Aumento do consumo futuro Aumento do consumo futuro Risco Risco A educação como capital humano?A educação como capital humano? Aumenta a produtividade Aumenta a produtividade

Diferença importante do capital humano O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser “alugado” por períodos limitados no tempo.O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser “alugado” por períodos limitados no tempo. Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura.Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura. Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.

Suponha que uma empresa paga os estudos a um seu funcionário Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de “produto” porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento.Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de “produto” porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento. O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…

Mas será que a educação leva a maiores salários? Vejamos o caso de Portugal

Salários em Portugal por graus de Educação e Idade

Leitura do gráfico anterior A educação aumenta os saláriosA educação aumenta os salários As pessoas mais velhas têm salários mais elevadosAs pessoas mais velhas têm salários mais elevados O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)

Como será o perfil de salários?

Estudo da decisão de continuar os estudos – Análise Custo-Benefício CUSTOS Custos adicionais que irá incorrer por continuar a estudarCustos adicionais que irá incorrer por continuar a estudar Livros escolares Livros escolares Propinas Propinas Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo …Benefícios Diferencial de salários devido ao aumento de capital humanoDiferencial de salários devido ao aumento de capital humano Outros que iremos ver mais tardeOutros que iremos ver mais tarde

Temos 2 perfis

Como comparar estes 2 perfis? Temos que perceber € 1000 hoje não é o mesmo do que € 1000 daqui um anoTemos que perceber € 1000 hoje não é o mesmo do que € 1000 daqui um ano Se tiver € 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho Se tiver € 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho –€ taxa de juro X € 1000 = = ( 1 + taxa de juro ) X € 1000 Se tiver € 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer Se tiver € 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer …

Assim No presenteNo presente € 1000 daqui a um ano vale € 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto.€ 1000 daqui a um ano vale € 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto. € 1000 daqui a dois anos vale € 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado.€ 1000 daqui a dois anos vale € 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado. € 1000 daqui a n anos vale € 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.€ 1000 daqui a n anos vale € 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.

Voltemos aos perfis de salários

Façamos a diferença entre os dois perfis e adicionemos os custos adicionais

Temos que achar o valor presente para uma dada taxa de descontopara uma dada taxa de desconto

Como tomar a decisão Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação.Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação. Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.

Ou podemos calcular a taxa interna de rendibilidade ou seja a taxa r que satisfaz a seguinte relação

Como tomar a decisão Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.

Que método usar Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo.Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo. O segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educaçãoO segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educação O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…

Como calcular a rendibilidade: Pensemos que a decisão é de estudar mais um anoPensemos que a decisão é de estudar mais um ano A pessoa vive um tempo infinitoA pessoa vive um tempo infinito Ganha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actualGanha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actual Não existem custos adicionaisNão existem custos adicionais

Temos dois fluxos de salários Sem educaçãoSem educação

Com educaçãoCom educação

São iguais quando

O que os economistas calculam

Na próxima aula vamos “enriquecer” este modelo Pensando nos custosPensando nos custos Pensando nos benefíciosPensando nos benefícios Pensando na rendibilidade socialPensando na rendibilidade social ….….