Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Comitê de Aquisições e Fusões - CAF Código de Autorregulação
Programa de Qualificação
O Estado e o BNDES no apoio à
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:

FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA SÃO CAMILO DE ESTEIO
CONHEÇA O QUE É CPA-10 e CPA-20, além de CGA e CEA
1. 2 Aperfeiçoamento da informação Maior liberdade para administradores e gestores Aumento da responsabilidade de administradores e gestores e venda adequada.
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Alexandre Pinheiro dos Santos
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Papel da controladoria e as inovações da instrução nº34 Carlos Augusto.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
Geraldo de Assis Souza Júnior
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
Política Nacional do Meio Ambiente
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Fevereiro, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Junho, 2014 Marc Forster.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc Forster Outubro 2012.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Luiz Dabul Jr.Marcelo Guterman, CFA março 2012.
Mercado do Títulos Público
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc ForsterVinicius Langoni Julho 2012.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA Outubro 2013.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Setembro, 2014 Marc Forster.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc Forster Março 2013.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Março, 2015 Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc Forster Agosto 2012.
Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 25 de agosto – São Paulo Banco Itaú Holding Financeira S.A.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc ForsterMarcelo Guterman, CFA Julho 2013.
0 MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Revisão de Carteira Julho, 2014 Marc Forster.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc Forster Fevereiro 2013.
Fundos de investimento
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Marc ForsterVinicius Langoni Dezembro 2012.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
A ANBIMA e o seu papel como autorreguladora do mercado 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM
Audiência Pública Autorregulação do Mercado de Capitais Brasileiro Câmara dos Deputados - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Comitê de Aquisições e Fusões Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública: Autorregulação do Mercado.
Transcrição da apresentação:

Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA Julho/2013 Confidencial

A ANBIMA Somos uma associação sem fins lucrativos geridos por uma Diretoria composta por 23 executivos de mercado, eleitos por nossos mais de 310 Associados, com o objetivo de dirigir e administrar a Associação, fazendo cumprir e executar seu Estatuto Social e de definir as nossas linhas estratégicas. Contamos com mais 900 executivos de mercado que voluntariamente trabalham em nossos diversos Comitês e com uma equipe interna de 360 funcionários. Nosso objetivo é fortalecer os segmentos que representamos para apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social do país e influenciar o mercado global.

INFORMAR QUALIFICAR AUTORREGULAÇÃO Nossos compromissos REPRESENTAR INFORMAR QUALIFICAR AUTORREGULAÇÃO Aqui

Representar Autorregular Informar Qualificar Nossos compromissos Representar Autorregular Informar Qualificar Ser fonte confiável de informação e disseminar o conhecimento produzido e adquirido pela associação.

Gestores de Patrimônio Financeiro Histórico do Grupo na Associação Início dos trabalhos de formatação da Base de Dados Divulgação da Base de Dados Apresentação da Metodologia Base de Dados para Gestores de Patrimônio Divulgação do Código com novas regras Criação da Comitê de Gestores de Patrimônio Audiência Pública para aprovação do código Entrada em vigor do Código de Gestores de Patrimônio ago/2008 set/2009 set/2010 dez/2010 jan/2011 mar/2011 mar/2012 jul/2012 ago/2012 dez/2012 jan/2013 fev/2013 jul/2013 Início da elaboração do Código no Subcomitê de Regulação e Melhores Práticas Assembleia Geral da ANBIMA aprova Código de Gestores de Patrimônio Aprovação da Base de Dados na Diretoria Entrada em vigor das novas regras Apresentação da primeira proposta da Base de Dados elaborada pelo Subcomitê de Produtos e Serviços Início das discussões para alterações no Código

Código de Gestores de Patrimônio Financeiro Estrutura Definições: Descrição dos termos do Código; Propósito e Abrangência: Estabelecimento de parâmetros relativos às atividades; Exigência Mínimas: Preceitos que as instituições aderentes devem cumprir; Princípios Gerais: Princípios que a instituição deve observar no desempenho de sua atividade; Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro: Abrangência da atividade; Dever de Verificar a Adequação do Patrimônio Financeiro ao Perfil de Investimento do Investidor (Suitability): Responsabilidades das instituições na aplicação do suitability; Envio de Informações à Base de Dados da ANBIMA: Informações para o envio de dados à base; Selo ANBIMA: Obrigatoriedade na vinculação do Selo ANBIMA nas divulgações; Supervisão de Mercados: Competência da Supervisão; Comissão de Acompanhamento: Competência da Comissão de Acompanhamento; Conselho de Regulação e Melhores Práticas: Competência do Conselho; Instauração, Condução e Julgamento de Processos de Regulação e Melhores Práticas e Celebração de Termo de Compromisso: Reponsabilidades competentes ao Código de Processos; Penalidades: Previsão de penalidades para descumprimentos de princípios e normas estabelecidas; Disposições Finais.

Código de Gestores de Patrimônio Financeiro Principais pontos: Obrigação que o gestor de patrimônio seja, no mínimo, autorizado pela CVM a prestar o serviço de Administração de Carteiras; Cria a exigência da instituição possuir contrato com seu cliente que obrigatoriamente constará: (i) A remuneração total e sua origem; (ii) Os benefícios recebidos em razão de prestação de serviços e sua destinação; e (ii) As relações das obrigações e responsabilidades de ambas as partes. Estabelece que a atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro será realizada por meio da gestão de carteiras, de fundos restritos e/ou de fundos exclusivos; Estabelece que o Gestor de Patrimônio preste seus serviços apenas para investidores classificados como qualificados. Cria exigência da instituição possuir um administrador (diretor) responsável exclusivamente pela atividade de Gestor de Patrimônio.

Base de Dados - Gestores de Patrimônio Financeiro Divulgação – Semestral de forma consolidada; Total de 19 instituições participantes; Estrutura – A estatística está dividida em cinco itens: Total por Instrumentos – Quebra do patrimônio por veículo utilizado para a gestão de patrimônio (Fundos Restrito/Exclusivo e Carteiras Administradas); Classes de Ativos – Quebra do patrimônio pela classe dos ativos investidos; AUM por domicílio do cliente – Quebra do patrimônio por região de domicílio dos clientes; Instrumentos de investimento – Quantidade de veículos utilizados para a Gestão de Patrimônio; e Número de Relacionamentos por domicílio – Quantidade de clientes por região de domicílio.

Estrutura - Gestores de Patrimônio Financeiro GESTÃO Administração de carteiras CONSULTORIA DE INVESTIMENTO Indicação de produtos de investimentos DISTRIBUIÇÃO Distribuição de produtos de investimentos por meio de agentes autônomos ou DTVM Universo de instituições aderentes à autorregulação atendem mais de um cliente ou família

Gestores de Patrimônio Financeiro Gestor de Patrimônio Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro • Entendimento do perfil, expectativas, restrições e objetivos de investimento • Gestão de carteiras ou de fundos restritos e/ou exclusivos  Atividades complementares (desde que autorizadas) • Distribuição de títulos, valores mobiliários e cotas de fundos de investimento • Consultoria de Investimento   Atividades extras ainda não reguladas pelo Código • Análise de ativos não financeiros • Análise de risco das carteiras compostas por ativos não financeiros • Assessoria para negociação de ativos não financeiros (imóveis, objetos de arte, etc.) • Consolidação de ativos, financeiros ou não, que compõe o patrimônio do cliente • Assessoria tributária e/ou societária Cliente

Estatística - Gestores de Patrimônio Financeiro Patrimônio – R$ Bilhões Os Gestores de Patrimônio possuem R$ 53,7 bilhões de recursos sobre sua gestão A maior parte deste recursos, 64%, são geridas via fundos Restritos e Exclusivos

Distribuição dos Ativos – R$ Bilhões Estatística - Gestores de Patrimônio Financeiro Distribuição dos Ativos – R$ Bilhões 36% dos recursos estão alocados em Fundos Multimercados

Distribuição de AuM por região geográfica – R$ Bilhões Estatística - Gestores de Patrimônio Financeiro Distribuição de AuM por região geográfica – R$ Bilhões 66% dos recursos pertencem a grupos econômicos de SP

Distribuição de clientes por região geográfica Estatística - Gestores de Patrimônio Financeiro Distribuição de clientes por região geográfica 84% dos grupos econômicos possuem domicílio em no Estado de São Paulo Sendo que, 91,9% destes estão situados na Grande São Paulo e 8,1% no interior