SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Diálogos Política Nacional de Resíduos Sólidos Embalagens pós-consumo e responsabilidade compartilhada A ÓTICA DOS CONSUMIDORES Lisa Gunn Coordenadora.
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Decreto 3.179/99.
Ministério do Meio Ambiente
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Alcance e Diretrizes da LAI
TERMO DE INSCRIÇÃO/CANCELAMENTO
Ciclo de vida do produto
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
Ministério Público do Estado do Paraná
Operação de Fiscalização
Missão da Uniagua A Universidade da Água, é uma Organização não Governamental, com sede em São Paulo, fundada em setembro de 1998,
O TCE-MT e a Lei Complementar n.º 123/2006
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
Estrutura de um Processo de Licenciamento
RESÍDUOS SÓLIDOS.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
DA ORGANIZAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL Lei 8.212
Lei Art 14 – (...) § 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência.
Promovido pela C&M Software
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
Lei Lei /2010 de 02 de Agosto de A Lei obriga à logística reversa: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros.
Política Nacional de Resíduos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
Programa Prevenir DER São Bernardo
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Prefeitura do Recife - EMLURB
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO
POLÍTICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS E SEUS REFLEXOS PARA O MUNICÍPIO: NOVOS PARADIGAMAS VELHOS PROBLEMAS! Ituiutaba, 05 de março de 2013.
FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS
Plano de Trabalho para 2005 Natal / RN, 02 de setembro de 2004 Ministério dos Transportes Fórum Nacional de Secretários de Estado de Transportes C I D.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
Atendimento a lotes situados em loteamentos
PL 7888/2010 DISCUSSÕES.
Santana do Livramento/RS
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário Fiscalização da ANTAQ – aspectos ambientais e de segurança Bruno Pinheiro Superintendente.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
Transcrição da apresentação:

SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente SEMINÁRIO :

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas no Município de São Paulo Lei Nº de 1º de Fevereiro de 2002 Regulamentada pelo Decreto de 28 de Maio de 2008

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 1º - Esta lei trata da coleta, destinação final e reutilização, inclusive através de processos de economia solidária, de embalagens, garrafas plásticas e pneumáticos na cidade de São Paulo

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 2º - São responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada das garrafas e embalagens plásticas utilizadas para a comercialização de seus produtos as empresas produtoras e distribuidoras de: I - bebidas de qualquer natureza; II - óleos combustíveis, lubrificantes e similares; III - cosméticos; IV - produtos de higiene e limpeza.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Parágrafo único - Considera-se destinação final ambientalmente adequada de garrafas e embalagens plásticas, para os efeitos desta lei: I - a utilização das garrafas e embalagens plásticas em processos de reciclagem, com vistas à fabricação de embalagens novas ou a outro uso econômico; II - a reutilização das garrafas e embalagens plásticas, respeitadas as vedações e restrições estabelecidas pelos órgãos competentes da área da saúde.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 3º - As empresas de que trata o artigo 1º estabelecerão e manterão, em conjunto, procedimentos para a recompra das garrafas plásticas após o uso do produto pelos consumidores. Art. 4º - É proibido o descarte de lixo plástico no solo, em cursos d'água ou em qualquer outro local não previsto pelo ente municipal competente.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 5º - Sem prejuízo da responsabilização por danos ambientais causados pelas embalagens plásticas de seus produtos, a infração aos artigos anteriores sujeita as empresas a uma ou mais das seguintes sanções, aplicadas pelos órgãos municipais competentes I - multa, sendo o mínimo de R$ ,00 (vinte e cinco mil reais) e o máximo de R$ ,00 (duzentos e cinqüenta mil reais), valores atualizados pelo IPC; II - interdição.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 7º - O procedimento previsto no artigo 2º será implantado segundo o seguinte cronograma: I - no prazo de um ano da publicação desta lei, recompra de, no mínimo, cinquenta por cento das embalagens comercializadas; II - no prazo de dois anos da publicação desta lei, recompra de, no mínimo, setenta e cinco por cento das embalagens comercializadas; III - no prazo de três anos da publicação desta lei, recompra de, no mínimo, noventa por cento das embalagens comercializadas.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 8º - As empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras e pontos de venda de pneumáticos ficam obrigadas a instituir, em conjunto, sistema de coleta de pneus usados e destinação final ambientalmente segura e adequada dos pneumáticos inservíveis, isto é, aqueles que não mais se prestem a processo de reforma que permita condição de rodagem adicional.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Parágrafo único - Para o cumprimento do estabelecido no "caput" deste artigo, as referidas empresas e pontos de venda poderão criar centrais de recepção, localizadas e instaladas de acordo com as normas ambientais, urbanísticas e de uso do solo, para armazenamento temporário e posterior destinação final ambientalmente adequada, inclusive mediante a contratação de serviços especializados de terceiros

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art O Poder Público Municipal através de seu órgão competente poderá celebrar acordos de parceria entre cooperativas populares no campo da economia solidária e empresas especializadas em coleta, reciclagem e destinação final de embalagens e garrafas plásticas e pneumáticos, para o cumprimento da presente lei.

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo DECRETO Nº , DE 28 DE MAIO DE 2008 Regulamenta a Lei nº , de 1º de fevereiro de 2002, que dispõe sobre a coleta, destinação final e reutilização de embalagens, garrafas plásticas e pneumáticos

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo Art. 1º. Fica a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente incumbida de fiscalizar o cumprimento das disposições contidas na Lei nº , de 1º de fevereiro de 2002, adotando todas as providências necessárias à sua consecução Art. 3º. A contagem dos prazos previstos no artigo 7º da Lei nº , de 2002, terá início a partir da publicação deste decreto

Destinação de Embalagens e Garrafas Plásticas Município de São Paulo OBRIGADO PELA ATENÇÃO