Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Consulta Virtual. Temas abertos para debate na Consulta Virtual Eixo estratégico 1: Prevenção ao Tráfico 1) Disseminar mais informação é suficiente.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
A responsabilidade objectiva do produtor por produtos defeituosos, a propósito do Acórdão do S.T.J. De 09/09/2010 (Serra Baptista)
Projeto Hospitais - Sentinela
O Turismo e os Direitos do Consumidor
Ações de Educação para o Consumo no Brasil
Aula 6 RESPONSABILIDADE CIVIL RC nas relações de consumo
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
REPARAÇÃO DE DANOS NO CDC
Um pouco sobre nós A Detto tem como alvo a satisfação de seus cliente, por isto contamos com colaboradores com mais de 5 anos de experiência no mercado.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
A Formação da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas
Ministério da Previdência Social e o INSS
Avaliação da Conformidade
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
Projeto: Capacitação em GP
Página do Inmetro. A Dqual integra o Comitê Internet; Temos voto nas decisões; A Diviq/Dqual é responsável por toda atualização e sugestões de mudanças:
IV Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-I Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Divisão.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Gerenciamento da Integração
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional CO-TO QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Qualidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2011 Participação da RBMLQ-I na Captação de Registros de Acidentes de.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
Título do evento ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2014 GT Aperfeiçoamento das Práticas de Acompanhamento.
Análise de Dados Para Tomada de Decisão
II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras
FÓRUM NACIONAL DOS PROCONS COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES CPCON 2006.
Reunião Plenária da RBMLQ-I Florianópolis, 06/06/2013 ESPAÇO DCONF Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela GRUPO 6 Ciclo do Medicamento Da Distribuição à Utilização.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Responsabilidade civil nas relações de consumo
André César de Figueiredo Gestor do Núcleo DIVEC Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Núcleo de Capacitação de Agentes Fiscais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
Profa. Dra. Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
MARCELO DOS SANTOS MONTEIRO Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Reunião Regional Centro-Oeste Espaço Dconf Palmas, 5 de agosto de 2014.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
VII Encontro Nacional dos Gerentes de Risco Rede Sentinela Apresentação da Oficina Grupo 10 Área Temática : PESQUISA CLÍNICA.
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Reunião Regional Sul-Sudeste Espaço Dconf Porto Alegre, 28 de julho de 2014.
Curso de Administração Disciplina: TGA
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade – SFE Projeto Fiscalização Estratégica Brasília-DF 19/08/2015 Sérgio Damasceno de Castro.
Consumidor Equiparado. art. 2º, parágrafo único, da lei nº 8078/90 O art. 2º, parágrafo único da lei nº 8078/90 equipara a consumidores a coletividade.
Audiência Pública “Atuação do Segmento de Cartões de Benefício no País” PLP n. 254/2013 Agosto de 2013.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade

A proposta do Inmetro é ampliar esse conceito! Acidentes de Consumo - Conceitos Os acidentes de consumo acontecem quando um produto ou serviço prestado provoca dano à saúde ou à segurança do consumidor, quando utilizado corretamente ou conforme instruções de uso. Pela legislação brasileira, somente é considerado acidente de consumo quando existe defeito, ou seja, quando o consumidor usou o produto ou o serviço, de acordo com o fim ao qual ele se destina. Só existe ação quando a reclamação é considerada fundamentada.

Por que o Inmetro quer saber disto? Veja como o uso desta informação é importante para o Inmetro. Identificação das necessidades da sociedade em termos de programas de Avaliação da Conformidade; Identificação das áreas prioritárias, emergenciais, que precisam ser regulamentadas. Atualmente a principal fonte de informação é o Plano de Ação Quadrienal do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade Articulação com a sociedade - painéis, questionários; Ausência de uma base estatística de dados que permita a tomada de decisão fundamentada!!!

O que causa um Acidente de Consumo Falha na informação quanto ao uso correto do produto ou serviço. Falta de adequação de produtos ou serviços às normas de fabricação. Defeitos nos produtos ou prestação inadequada de serviços. Ausência de atuação preventiva dos fornecedores (fabricantes, vendedores, importadores etc). Nesses casos, os produtos ou serviços são considerados defeituosos, quando não oferecem a segurança que deles, legitimamente, se espera. O fornecedor pode ser responsabilizado por não ter informado adequadamente sobre a utilização dos produtos e serviços, e sobre os riscos que oferecem.

Hospitais da Rede Sentinela Ouvidoria do Inmetro Site do Inmetro SIMAC Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo Subsidiar a indústria nacional para implementar ações de melhoria da qualidade Aperfeiçoar/Criar normas e regulamentos técnicos Nortear ações voltadas para educação para o consumo SINDEC Proposta do Sistema Outras Entradas Outros Hospitais

SIMAC - Fonte

Link de Acidentes - IDEC

Link para Formulário no Site do Inmetro

Acidentes de Consumo: Relate seu Caso ò ò