Andréa Poletto Sonza Jul/2013

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Transcrição da apresentação:

Andréa Poletto Sonza Jul/2013 O papel das Instituições da Rede Federal de EPCT na Rede Nacional de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva Andréa Poletto Sonza Jul/2013

Tecnologia Assistiva Expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, conseqüentemente, promover vida independente e inclusão (BERSCH, 2008). Serviços de TA: aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, compor ou utilizar os recursos de TA (BERSCH, 2005).

CNRTA Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva Institucionalizado em Fev/2012 pela SECIS/MCTI, uma das ações do Plano Viver sem Limite CTI Renato Archer (Campinas/SP) – Unidade de Pesquisa do MCTI – tarefa de articular nacionalmente uma Rede Cooperativa de pesquisa em TA MCTI selecionou 29 Núcleos de TA SECIS - Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social

IFAP IFPA IFCE IFAM IFB IFES IFPR IFSC IFRS Fonte: http://www.cti.gov.br/cnrta-nucleos

Núcleo de TA do IFRS andrea.sonza@ifrs.edu.br

Produção de Tecnologia Social Assistiva Acionadores http://www.readoz.com/publication/read?i=1051188#page56

Produção de Tecnologia Social Assistiva Mouses http://www.readoz.com/publication/read?i=1051188#page60 http://www.readoz.com/publication/read?i=1051188#page60

Produção de Tecnologia Social Assistiva Colmeia para Teclados http://www.readoz.com/publication/read?i=1051188#page58

Linha Braille (para surdocegos) Produção de Tecnologia Social Assistiva Linha Braille (para surdocegos) http://www.readoz.com/publication/read?i=1051188#page16

Produção de Tecnologia Social Assistiva Thermoform Desenho em perspectiva do thermoform Thermoform de baixo custo

Produção de Tecnologia Social Assistiva Ponteira de Bengala que identifica poças http://www.readoz.com/publication/read?i=1051188#page26

Produção de Tecnologia Social Assistiva Aplicativo de transmissão de áudio Dispositivo bluetooth (celular) com sistema de transmissão

Produção de Tecnologia Social Assistiva Controle do Ambiente Central com acionador de pressão conectado Acionamento de dispositivos eletro-eletrônicos por meio de um acionador (de toque, de sopro, de pressão...). Ex: um toque liga/desliga o dispositivo ligado à saída de número um, dois a de número dois e assim por diante. Acionador de pressão conectado na bolinha permitindo que funcione sem fio

Produção de Tecnologia Social Assistiva Sistema de Automação com Interface Web Acionar diversos dispositivos: tomadas de aparelhos ligados a elas, lâmpadas, porteiro eletrônico Painel de Controle do Sistema de Automação

Produção de Tecnologia Social Assistiva TA para Comunicação Alternativa Quadro de Rotinas Individuais dos Alunos da Escola (este quadro está sendo construído virtualmente para uso com telas touch screen)

Produção de Tecnologia Social Assistiva Desenvolvimento de Jogos Virtuais usando a Tecnologia Kinect Jogos educacionais utilizando o sensor de movimento Kinect da Microsoft. O aparelho possui sensores de movimento e profundidade que realizam o trabalho de traduzir os movimentos corporais em ações nos jogos. Por exemplo, ao dar um passo para o lado, o jogador faz com que o personagem que o representa na tela faça o mesmo movimento. Sensor de movimento Kinect da Microsoft

Produção de Tecnologia Social Assistiva Desenvolvimento de Jogos Virtuais usando a Tecnologia Kinect Jogo destinado a cadeirantes. Nele o usuário precisa coletar algumas figuras geométricas. O jogo foi adaptado para que o movimento da cadeira de rodas não seja percebido pelo sensor Kinect (limitação que existia em outros jogos). O jogo permite trabalhar noções de espaço, percepção de cores e figuras geométricas Sensor de movimento Kinect da Microsoft Tela do jogo com figuras geométricas

Produção de Tecnologia Social Assistiva Desenvolvimento de Jogos Virtuais usando a Tecnologia Kinect Jogo que permite à criança interagir com animais em um determinado ambiente (por exemplo, uma fazenda). O jogo apresenta uma série de animais e a criança deve tocar em um dos animais sinalizados pelo jogo. Ao tocar no animal o jogo emite o som produzido por ele. Este jogo permite trabalhar conceitos sobre fauna e flora, sons emitidos pelos animais e noções de espaço. Sensor de movimento Kinect da Microsoft Jogo com Kinect para Associação dos Animais aos Sons

Produção de Tecnologia Social Assistiva Controle de Distância por Ultrassom para auxiliar a locomoção de Deficientes Visuais Protótipo: dois sensores de ultrassom e um dispositivo de lógica programável (FPGA), ambos ligados a uma fonte de tensão externa; Os sensores ultrassônicos são usados para detectar a presença de objetos na sua direção frontal através da reflexão por eco. Os sensores em média alcançam uma distância de 3 cm à 4 m; Com a combinação das respostas dos sensores e a placa de FPGA, pode-se informar ao usuário a existência de algum obstáculo e a sua localização espacial; O equipamento gera um sinal sonoro para o deficiente visual, avisando se há ou não algum obstáculo na direção de rastreamento. A intensidade sonora corresponde à proximidade do objeto ao usuário. Esse primeiro protótipo é usado acoplado a uma bengala.

Produção de Tecnologia Social Assistiva Pesquisa Pessoas com Deficiência no BPC Trabalho Levantamento das necessidades, potencialidades, localização dos usuários do BPC Trabalho e necessidades de TA (Cursos FIC de Inclusão Digital) BPC Trabalho: identidade e constituição do sujeito

Jogos Pedagógicos Acessíveis Jogo para trabalhar noções de O & M. Som 3D (imersão sonora – impressão de realidade à cena) o teclado é utilizado como principal controle de entrada de dados, aliado à narração dos elementos visuais dispostos na interface. Ações relacionadas à orientação e mobilidade: situar-se em um ambiente, distinguir sons, identificar a origem dos sons. Exemplos: identificar do que é tal barulho, saber quando é possível atravessar uma rua sem correr o perigo de ser atropelado, encontrar a origem de um som, identificar onde estão as pessoas que estão falando com ele, entre outros. Som 3d: quando assiste a um filme e percebe que o som percorre todos os cantos da sala. Dá a impressão de realidade à cena. Ou seja, se o cantor quis parecer mais longe, você sentirá que ele estará mais longe. Se ele quis parecer do seu lado direito, você irá ouvi-lo no seu lado direito.

Site Modelo de Acessibilidade Virtual Redimensionar Fonte, Alterar Contraste, Mapa do Site, Dicas de Acessibilidade (inclusive um glossário de termos), Dicas para uso com leitores de tela, Busca no Site, Atalhos para Conteúdo: Chrome e IE normalmente: (Alt+1), Menu (Alt +2), Pesquisa (Alt+3); Firefox: Alt + Shift + (1,2 ou 3). http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/

Site modelo - Recursos de Acessibilidade Redimensionar Fonte, Alterar Contraste, Mapa do Site, Dicas de Acessibilidade (inclusive um glossário de termos), Dicas para uso com leitores de tela, Busca no Site, Atalhos para Conteúdo: Chrome e IE normalmente: (Alt+1), Menu (Alt +2), Pesquisa (Alt+3); Firefox: Alt + Shift + (1,2 ou 3). http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/

Gerenciador de Conteúdos (CMS) Acessível

Site Referência de Acessibilidade e Suporte a outros IFs http://www.ifrs.edu.br

Blog Modelo de Acessibilidade http://blog.bento.ifrs.edu.br/

Blog Ações Inclusivas Acessível http://blog.aai.ifrs.edu.br/

Banco de Recursos Humanos Acessível

Recursos Acessíveis Produção de recursos didático-pedagógicos acessíveis, inclusive em formato Mec Daisy (livros sonoros) Cursos de Capacitação a distância (usos pedagógicos da TA, acessibilidade, produção de material acessível) Checklist de Acessibilidade Física e Comunicacional a ser aplicado em cada um dos câmpus do IFRS – apontar caminhos para uma instituição acessível

Núcleo de TA do IFAM dalmirpachecoo@gmail.com

IFAM – APOEMA Subgrupo I: ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA Elaborar livros didáticos, gramática e tabuada, bem como o uso da informática, em Libras, para o desenvolvimento acadêmico do aluno surdo. Confeccionar manuais, cartilhas e material impresso, eletrônico, vídeo e áudio para prestar informação a respeito da vivência e a convivência com a pessoa com deficiência. Subgrupo II: ACESSIBILIDADE ARQUITETONICA Mapear a estrutura física do IFAM, com a finalidade de promover a Rota Acessível de acordo com os princípios do Desenho Universal, favorecendo a acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiência física e sensorial Ver ao Longe = APOEMA

IFAM - APOEMA Subgrupo III: ACESSIBILIDADE VIRTUAL Pesquisar a utilização de recursos de informática que possam ser aplicados às atividades laborais, como recurso de mobilidade da pessoa com deficiência sensorial e o potencial das interações nas redes sociais no estabelecimento das relações profissionais e de amizade. Subgrupo IV:ACESSIBILIDADE EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Desenvolver recursos da audiodescrição com vistas à inclusão de pessoas com deficiência visual Audiodescrição: descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos de forma visual e que não estão contidas nos diálogos. Ex: expressões faciais, corporais que comunicam algo, informações sobre o ambiente, efeitos especiais, informações escritas na tela.

Núcleo de TA do IFPA waldinete.rolim@ifpa.edu.br

IFPA Instrumentalizar o espaço multifuncional do CentrAlCiência do IFPA para o atendimento PNEspecíficas possibilitando a implantação do Núcleo de Tecnologias Assistivas como parte integrante da estrutura funcional da Rede CentrAlCiência do IFPA Realizar pesquisas e desenvolver Tecnologia Assistiva para PNEs de forma a propiciar o acesso, a apreensão e o aprendizado do conhecimento científico e tecnológico nas áreas de atuação do IFPA e instituições parceiras

Núcleo de TA do IFAP hilton.castro@ifap.edu.br

IFAP Formação de Professores do IF e do estado sobre Inclusão Digital Inclusão da disciplina de TA (Cursos de Redes – Licenciatura e Tecnólogo) Inclusão da disciplina de Libras e Braille nas Licenciaturas Desenvolvimento de software na área de alfabetização de alunos com síndrome de down Pesquisa sobre TA no IFAP – quais as tecnologias usadas/necessárias

Núcleo de TA do IFCE agebson@ifce.edu.br

IFCE - Interfaces touchscreen acessíveis - Sintetizador de voz eSpeak SVOX  LeBrailleSMS/LebrailleTWT Acessam o Twitter e enviam msg via teclado Braille Consultor Virtual de Compras - QRCode acessível p DVs  Portáctil – leitura e escrita em braille - LêBraille (aplicativo que traduz os caracteres da forma de escrita Braille para os caracteres do alfabeto, a fim de gerar entrada de dados para o dispositivo) - LêBrailleTWT e LêBrailleSMS (aplicativos que acessam o Twitter e enviam mensagens SMS utilizando o teclado em Braille) - Consultor Virtual de Compras com QR-Code (aplicativo que proporciona à pessoa com deficiência visual maior independência na utilização de informações contidas em etiquetas com QR-Code). QRCode – código de barras bidimensional. Aplicativo apresenta as informações via voz sintetizada. Portáctil (equipamento pareado com um tablet que permite a leitura de documentos impressos ou digitalizados, bem como, escrever documentos, utilizando uma ou mais células braile. Este projeto também possui a função de sintetização de voz.) Portactil: o processo é construído da seguinte maneira: a imagem impressa é capturada pela câmera do tablet com ajuda de um software. Em seguida, é usado um OCR (Optical Character Recognition) para obter o texto a partir da imagem. Finalmente, o texto é enviado para a célula braile, dando ao usuário total controle de navegação sobre o texto exibido nessa modalidade de linguagem. permite aos deficientes visuais a leitura de documentos impressos ou digitalizados, bem como a escrita de documentos, utilizando uma ou mais células braile.  Uso de dispositivos móveis como meio de aumentar/prover acessibilidade às pessoas com deficiência Portáctil Consultor Virtual de Compras com QR-CODE LêBraille (Teclado, TWT e SMS)

IFCE -Audiodescrição Virtual http://www.youtube.com/watch?v=0xLAymwPVRU O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme. ACESSIBILIDADE PARA DVs EM VÍDEO PRODUÇÕES UTILIZANDO VOZ SINTETIZADA Audiodescrição com voz sintetizada

Exemplos e importância da audiodescrição e consequentemente a inovação (e barateamento de custos) por utilizar a voz sintetizada para tal.

IFCE - Alguns Projetos em Prospecção/Início CAMINHO DIGITAL – Comunicação eletrônica com piso tátil com sensores RFID guia a bengala pelo caminho ACESSIBILIDADE NA PROGRAMAÇÃO E APLICATIVOS DA TV DIGITAL TOTEM MULTI-ACESSÍVEL - Caminho Digital (piso tátil de alerta com sensores RFID enviando informações do trajeto para serem sintetizadas pelos dispositivos móveis (c/ bluetooth) - VIBE/Virtual Blind Exam (software para auxílio em exames de seleção) - Acessibilidade na programação e aplicativos para TV Digital.  fazer uma api para que as aplicações tenha retorno sonoro pelo  setupbox/converso. tipo... o guia da programação acessível ... ele navega pelo controle remoto e o setupbox fica dando o retorno sonoro. - TOTEM MULTI-ACESSÍVEL (equipamento que congrega diversas tecnologias para propiciar interação da pessoa com deficiência às informações diversas) SISTEMA DE AUXÍLIO PARA EXAMES DE SELEÇÃO (em desenvolvimento)

Núcleo de TA do IFB leonardo.leodido@ifb.edu.br

IFBrasília Projeto 1: Biblioteca Acessível: Implantação de espaços acessíveis modelos nas dependências do câmpus, iniciando-se pela biblioteca. Criação de um modelo de estrutura física e pedagógica necessária para promover o acesso universal ao conteúdo da biblioteca e avaliar a possibilidade de implantação do modelo em bibliotecas públicas. Projeto 2: Implantação de um curso de pós-graduação lato sensu em TA: Formar profissionais para atuarem junto ao mercado produtivo auxiliando na promoção das condições necessárias para a inclusão da pessoa com decifiência em empresas privadas e públicas. 43

IFBrasília Projeto 3: Pesquisa e inovação de soluções de engenharia para a melhoria da qualidade de vida e inserção no mercado de trabalhos de PcNEspecíficas: Por meio de tecnologias mecânicas e eletromecânicas voltadas à mobilidade e auxílio nas tarefas cotidianas; oficina de manutenção e modernização de equipamentos mecânicos e eletromecânicos PCNes Projeto 4: Pesquisa e inovação itens de vestuário: Roupas, tecidos e materiais Projeto 5: Criação de uma estrutura física para produção e disseminação de um glossário de termos técnicos em LIBRAS - voltado à educação técnica e tecnológica e à vida profissional dos surdos. 44

Núcleo de TA do IFES rodrigova@ifes.edu.br

IFES Projeto MOBI – Mobilidade Inteligente (em andamento) Interface homem-máquina via processamento de voz: Ex.: usuário comanda os movimentos da cadeira por meio de reconhecimento automático de voz; Cadeira de rodas com geração automática de trajetórias: Ex.: usuário define local de origem e local de destino dentro do Campus Vitória e a cadeira realiza esta trajetória pelo caminho mais curto de forma automática; Cadeira de rodas com comportamento reativo para evitar colisões: Ex.: no decorrer de uma trajetória, a cadeira detecta e evita colisões com obstáculos.

Núcleo de TA do IFPR marcia.ferreira@ifpr.edu.br

IFPR - Projetos desenvolvidos Inteligência Artificial (IA) em aplicações de acessibilidade (projeto de pesquisa e desenvolvimento) Objetivo: desenvolver componentes de IA para dar suporte aos demais projetos de tecnologia assistiva desenvolvido do grupo de pesquisa Exemplo de componente: sistema fuzzy para avaliação do desempenho do jogador

IFPR- Projetos desenvolvidos Pesquisa e desenvolvimento de Jogos Acessíveis Objetivo: adaptação e/ou desenvolvimento de jogos acessíveis sob o conceito de Desenho universal Exemplos: Jogo digital na área de anatomia, Jogo de tabuleiro sobre biologia celular, jogo de cartas sobre ligações químicas.

IFPR- Projetos desenvolvidos Jogos Acessíveis - Tema biologia celular Figura 1 – Célula modelo Figura 2 – Fotos do protótipo do tabuleiro do jogo Figura 3 – Cartas Alfa Figura 4 – Cartas Vírus

IFPR - Projetos desenvolvidos Jogos Acessíveis - Tema Ligações químicas Figura 5 – Tipos de ligações químicas

IFPR- Projetos desenvolvidos Pesquisa e desenvolvimento de equipamento sinalizador de eventos para surdos Alguém aperta uma campainha e o retorno chega no usuário por meio de sinais luminosos, msg ou vibração em dispositivo.

Núcleo de TA do IFSC luiz.lemos@ifsc.edu.br

IFSC - Cadeira de Rodas de Baixo Custo Trabalho Integrador 2013-1: Desenvolvimento e Montagem de um Protótipo de Cadeira de Rodas de Baixo Custo Curso Técnico em Fabricação Mecânica

IFSC - Carro Cadeira Trabalho Integrador 2013-2: Construção da Carenagem para Adaptar a uma Cadeira de Rodas de Baixo Custo Curso Técnico em Fabricação Mecânica

O que a Rede pode oferecer? Tecnologia Assistiva de Baixo Custo Desenvolvimento web acessível Capacitação sobre produção de TA de Baixo Custo Capacitação no uso de TA Capacitação para desenvolvimento web acessível Profissionais Capacitados para desenvolver, capacitar e assessorar avaliação de projetos na área de TA

Desafios / Dificuldades Realizar um trabalho verdadeiramente colaborativo Matéria-prima para produção de TA Espaço físico Descentralização para os Núcleos de TA – MCTI – (R$ 500.000,00) Bolsas Produção em larga escala Parcerias com empresas para comercialização

Referências BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva, 2008. Disponível em http://200.145.183.230/TA/4ed/material_apoio/modulo2/M2S1A5_Introducao_TA_Rita_Bersch.pdf> Acesso em Jul/2013. 58

andrea.sonza@ifrs.edu.br http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/ Obrigada! andrea.sonza@ifrs.edu.br http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/ 59