A estruturação de Grupos de Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
Por quê montar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Vice Reitoria Acadêmica - Assessoria de Pesquisa Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Versão Assessoria de Pesquisa Vice-Reitoria Acadêmica.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
AULA 7: Currículos e Memoriais
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
WS Final Resultados e Recomendações
Autoavaliação Institucional e a CPA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Gestão por Competências
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Centro de Artes e Letras.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Base Nacional de Grupos de Pesquisa Registrada em Fluxo Contínuo Processos de Captura das Informações.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Maria Bernardete Cordeiro.
Transcrição da apresentação:

A estruturação de Grupos de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

O que é um Grupo de Pesquisa? Um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças: cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico; no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa; cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. CNPq (2010)

O que é o Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq? Registro de dados de Grupos de Pesquisa no país, acessado por www.cnpq.br Utilização pela comunidade científica e tecnológica: como ferramenta de intercâmbio; Utilização pelas instituições: fonte de descoberta de onde se é necessário aprofundar conhecimento e dados censitários; Memória da pesquisa no país. CNPq (2010)

Como criar um Grupo de Pesquisa? Veja procedimento na página da PRPRG

Responsabilidades dos Atores de C&T Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil Dirigentes na Instituição A partir de 2002 Visão Geral Responsabilidades dos Atores de C&T Cadastro e Consulta a Líderes Certificação de Grupos Estatísticas e Indicadores Publicação do Sistema Grupo Download do Sistema Grupo Consultas aos dados dos grupos que lidera Exclusão de grupos que lidera E-mail para o Dirigente de Pesquisa Líderes Pesquisadores: Consultas aos dados dos grupos em que participa Retirar-se de um grupo em que é citado como integrante Consultar os dados de seus orientandos no grupo Acessar seu Currículo Lattes Pesquisadores e Estudantes Estudantes: Consultas aos dados dos grupos em que participa Consulta aos dados do orientador no grupo Acessar o seu Currículo Lattes

Quem é o Líder de Grupo? O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual naquele ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

Quem são os pesquisadores? São os membros graduados ou pós-graduados da equipe de pesquisa, direta e criativamente envolvidos com a realização de projetos e com a produção científica, tecnológica e artística do grupo.

E os estudantes? São estudantes (bolsistas ou não) em iniciação científica e em cursos de pós-graduação que participam ativamente das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo, como parte de suas atividades discentes, sob a orientação de pesquisadores do grupo.

O que é linha de pesquisa O que é linha de pesquisa? Qual a diferença entre linha e projeto de pesquisa? Linha de pesquisa representa temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si. Projeto de pesquisa é a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.

É obrigatório ter um currículo Lattes no CNPq para participar do Diretório? Sim. Todos os pesquisadores e estudantes que participam de grupos de pesquisa precisam ter um Currículo Lattes no CNPq, inclusive os estrangeiros. No Lattes é que são colhidos os dados para dimensionar o sucesso do Grupo de Pesquisa, sua produtividade, etc.

Grupos considerados atípicos pelo CNPq Grupos onde o líder não é doutor; Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores; Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos (*); Grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador); Grupos sem estudantes; Estudantes que participam de dois ou mais grupos; Grupos sem técnicos; Grupos com mais de dez pesquisadores; Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa; Grupos semelhantes.

Censo desde a criação do Diretório de Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa por UF

Considerações Não há lugar no mundo em que sejam incentivadas pesquisas isoladas e sem troca de experiências. A criação dos Grupos de Pesquisa fortalece a ideia de gerar novos temas e fortalecer o trabalho conjunto. Não há mais sentido ter pós-graduação sem a geração de novos e consolidados conhecimentos. O mundo não caminha neste sentido. Necessário se faz o fortalecimento com Projetos de Pesquisa funcionais, para gerarmos produção científica e consolidar os grupos.