O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
O QUE ME DEIXA APAIXONADO PELA VIDA?
SER CRIANÇA!.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DIVERSIDADE E VALORES:
O conteúdo.
AMIGOS... Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo.
Programação Neurolinguistica
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
JOÃO E OS 5 SENTIDOS Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Referencias Curriculares Nacionais
NOMES:Beatrice e Frederico
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ABELHINHAS LUMINARES EDIFICADORES MÃOS AJUDADORAS
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
HOMENAGEM AOS PAIS Trabalho coletivo realizado
Projeto: “Jardim dos Sentimentos” Pré - escolar e 1º Ciclo.
DESCRIÇÃO SUBJETIVA E OBJETIVA
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
EMEB. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AdsRcatyb Com Som AdsRcatyb Por muito tempo este texto circulou na Net tendo como autor Sir Charles Chaplin. Como isto veio a acontecer? Vamos colaborar.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
FELICIDADES SIM, FELICIDADES! E NÃO FAÇA ESSA CARA.
ESCOLA É.
A árvore dos Amigos. A árvore dos Amigos Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Sexualidade na Escola.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
O COLORIDO DAS ARTES.
Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA Expressão Dramática/Teatro Jardim de Infância de Santiago Élia Cordeiro Ano letivo
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Transcrição da apresentação:

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola C A S A J A R D I M P I N O C H I O Projeto Especifico para as turmas de Maternal e Jardim I Conhecer os espaços físicos, valorizando atitudes para manutenção dos espaços coletivos da escola. Adaptação ao novo ambiente, ao grupo social (alunos e profissionais da escola). Cantinhos da sala de aula. Estabelecer os papéis sociais de cada um dentro da Instituição. Estabelecer comportamentos adequados ao convívio social, valorizando atitudes positivas. O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola Aulas Extras: Música / Educação Física / Natação Profissionais envolvidos no dia-a-dia dos alunos.

PROJETO MATERNAL E JARDIM I / DEVAGAR SE VAI AO LONGE Maio à Dezembro Sub-tema O grupo social escolar Os espaços físicos da escola Competências Percorrer e explorar os espaços físicos, além de manusear materiais diversos. Adaptação ao novo ambiente, ao grupo social (alunos e profissionais da escola). Estabelecendo os papéis sociais de cada um dentro da instituição. Valorizando atitudes para manutenção dos espaços coletivos da escola. Estabelecendo comportamentos adequados ao convívio social e valorizando no dia-a-dia as atitudes positivas para as relações sociais e o convívio pacífico. Tópicos Espaços Físicos: Sala de aula/quadra/biblioteca. Aulas Extras: Música e Educação Física Cantinho da sala de aula Profissionais envolvidos no dia-a-dia dos alunos. O grupo de alunos m que estão inseridos: A turma Atitudes e comportamentos relativos ao convívio em grupo. Atitudes e comportamentos para a manutenção e preservação dos materiais e espaços físicos.

Sub-tema Competências Tópicos Estabelecendo identidade Criando imagem á partir do próprio corpo Competências Personalizando cada integrante da turma, ressaltando características, qualidades e gostos. Valorizando a linguagem como forma de integração, aproximação e expressão de idéias opiniões. Percepção das sensações. Ampliando e enriquecendo o vocabulário. Valorização e experimentações das possibilidades corporais. Tópicos Conhecendo o corpo em apresentação progressiva: Olhos (visão) Ouvidos (audição) Boca (paladar) Pés e mãos (tato) Nariz (olfato) Experimentações que amadureçam, as percepções: Táteis, olfativas, visuais, auditivas e gustativas. Integrando o grupo com jogos e atividades que envolvam todos. Descobrindo a sexualidade: meninos e meninas. Utilizando-se de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pular, saltar, etc. Interpretando gravuras apresentadas em materiais impressos.

Sub-tema Competências Tópicos O mundo ao meu redor Seus movimentos, cores, formas e sons. Competências Ambientação dos alunos com os diferentes lugares que os cercam, familiarizando-as com os objetos pertinentes a cada ambiente, evidenciando suas características e utilidades. Nomeando e classificando objetos do dia-a-dia evidenciando forma, cor, textura, etc. Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de suas próprias vivências e experimentos com diferentes materiais, valorizando as produções realizadas. Tópicos MINHA ESCOLA Como pode sentir o amor? MINHA CASA Familiares Vizinhos Mobiliário da casa MEIOS DE TRANSPORTE ANIMAIS DOMÉSTICOS ANIMAIS SILVESTRES LUGARES QUE GOSTO DE IR LUGARES QUE POSSO ESTAR

Sub-tema Competências Tópicos Vivendo sentimentos e sensações Competências Percepção dos sentimentos que brotam a partir de situações vividas e as reações que ocasionam a cada ser humano. Valorização dos sentimentos nas relações interpessoais e do grupo, evidenciando os benefícios relativos ao bom convívio baseado no respeito a direitos e deveres. Tópicos DISTRIBUINDO AMOR E CARINHO Como pode sentir o amor? Que sensação sinto quando ouço histórias que falam de amor? Atitudes que representam o amor. ÓDIO e RAIVA, sentimentos contrários do amor. A expressão do amor. A expressão da raiva. Distribuindo amor a família, aos amigos e do mundo. AMIZADE, uma prova de amor.

Sub-tema Tópicos SENTIMENTOS E SENSAÇÕES QUEM TEM MEDO Quais as minhas sensações? De que tenho medo? De quem tenho medo? A expressão do medo. O medo pode nos ajudar? Como? TODO MUNDO ESTÁ FELIZ! O que é felicidade? O que me faz feliz? TRISTEZA, contrário da felicidade. A expressão da felicidade. A expressão da tristeza.