Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento das Aquisições
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Administração de Compras
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
CURSO DE SMS PARA CONTRATOS
Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista
PMBoK.
Sistemas de Gestão Integrada
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento de aquisições do projeto
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Gerenciamento da Integração
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Guilherme Siqueira Simões
Gerência de Projetos de TI 11
Gerenciamento das Aquisições
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gestão de Suprimentos II Gestão de Contratos
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
Gerenciamento de Integração.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Gerenciamento de Processos - PNQ
Função da Administração:
Administração de Logística e Materiais
Estimativas de Custos e Orçamentação
Planejamento e Controle e obras
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
O plano de Negócio.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS.
O que é gerenciamento de projetos
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Gerência de Projetos de TI 11. Aquisições
MBA - Gestão de Projetos Prof. Fernando S. Dantas.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
Execução de compras de material e de Serviços
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Gestão de Projetos Aula 01.
Certificação e Auditoria
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Visão Geral da Gestão de Projetos
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Licença de Uso de Marca (UM)
PLANEJAMENTO.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Recursos Patrimoniais
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Processo compra e seleção Fornecedor ● Os compradores empresariais compram bens e serviços com o objetivo de ganhar dinheiro, de reduzir os custos operacionais.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
REQUISITOS GERENCIAIS
PMBoK 5ª Edição Acadêmicos: André Salies Marcos Calil.
Transcrição da apresentação:

Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel

Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas a organização.  Os recursos incluem equipamentos, materiais processados, suprimentos, serviços, softwares ou uma combinação desses elementos.  No que se refere a serviços, a gestão abrange a contratação de serviços de pessoas, incluindo aquelas que devem integrar a equipe do projeto.

Gestão do Suprimento - Amplitudes  Oscila enormemente conforme a natureza e a complexidade do projeto, tipos, quantidades dos recursos a obter: bens e serviços, que compreendem desde “itens de prateleira” até complexos arranjos de participação externa no projeto, com riscos decorrentes.  Dependendo de diversos fatores (localidade, acesso, volume de serviços). *Não é objeto desta gestão o detalhamento dos aspectos legais e regulamentares sobre contratos. Na realidade são objeto de tratamento jurídico específico, não só para organizações governamentais, que têm legislação específica, como para organizações privadas.

Gestão do Suprimento - Conteúdo  Planejamento da gestão do suprimento  Planejamento das solicitações  Solicitações e recebimento de propostas  Seleção de fornecedores  Administração de contratos  Encerramento de contratos

Gestão do Suprimento Planejamento da Gestão do Suprimento  Finalidade – Levantar as necessidades¹ que serão melhor supridas por fontes externas ao projeto. Além de identificar o que obter, deve-se estabelecer para cada item:  Quantos? Como? Onde e Quando ?  Fazer ou Comprar ? Nota¹: Análise de especialistas

Gestão do Suprimento Planejamento da Gestão do Suprimento  As condições de mercado (disponibilidade, locais de oferta, prazos, requisitos, condições financeiras, riscos etc..) são fatores que delineiam o planejamento do suprimento.  Preço fixo – é quando um produto/serviço deve ser fornecido por um valor previamente fixado entre as partes, envolve riscos para ambos os lados.  Preço variável – é quando se tem uma variável conforme demanda, prazos, qualidade e custeio.  Preço unitário – é quando o valor do contrato se refere a unidade de serviços, a serem proporcionados pelo contratante, como horas de serviço, tempo de ocupação e etc.

Gestão do Suprimento Planejamento das Solicitações Visa ao preparo da documentação necessária ao processo de solicitações.  Formas padronizadas existem nas organizações e incluem contratos típicos, cláusulas padrões, modelos de convites, de solicitações, termos de envio e retirada.  Esse tipo de documentação deverá variar de acordo com as amplitudes e características específicas do projeto.  Critérios de avaliação: Menor preço (custo de aquisição), Menor TCO (custo total de propriedade), credenciais do fornecedor (técnicas, financeiras, gerenciais etc.)

Gestão do Suprimento Solicitações e Recebimentos de Propostas  O processo visa obter propostas de fornecedores em perspectiva  Muitas organizações dispõem de uma relação de fornecedores qualificados ou credenciados  Reuniões de trabalho, onde se levam dúvidas e soluções para problemas específicos que serão resolvidos através dos fornecedores que muitas vezes resultam em melhores condições contratuais.  Obs. Prazos, forma, conteúdo, preços, condições de fornecimento e de pagamento etc.

Gestão do Suprimento Seleção de fornecedores O processo consiste em analisar e avaliar as propostas, segundo critérios preestabelecidos, formalizando a seleção por meio de contratos.  Seleção dos termos e condições do contrato  Ajuste de interesses  Esclarecimento de pontos duvidosos  Aprimorar redação, fixar bases legais etc.  Sistema de ponderação  Pré-requisitos  Estimativas independentes x fornecedores

Gestão do Suprimento Seleção de fornecedores Exemplo Sistema de ponderação para orientar a seleção... Atribui-se um peso para cada item a ser avaliado e uma nota/valor para cada concorrente em cada item, então multiplica-se os fatores e tem-se o resultado. A) Competência técnica: 3 B) Custo Total: 4 C)Tradição no mercado: 2 Empresa Acme Corporate: Atingimento: A = 5; B = 5; C=6; Resultado: A = 15; B=20; C=12; Nota: 47 O processo é simples, porém é do seu resultado que se define a escolha do fornecedor/parceiro.

Gestão do Suprimento Administração de Contratos Trata do controle de contratos para assegurar seus cumprimentos e reside, em larga margem na gerência, no controle de alterações e no balanço de fornecimento/pagamentos.  Contratos – compromissos assumidos  Resultados – como estão sendo cumpridos (itens entregues, custos etc).  Propostas de alteração (se os termos originais não estão de acordo com a obtenção dos objetivos).  Faturas / demonstrativos / relatórios de serviços etc.

Gestão do Suprimento Administração de Contratos  Controle de alteração de contratos – estabelece como os contratos devem ser modificados e que faz parte do sistema geral de controle do projeto;  Relatórios de desempenho – complementam os resultados do trabalho, reportando como cada contratado está cumprindo a sua parte  Sistema de pagamento da organização, baseado na finalização das obrigações do contratado e no processo de pagamento e documentação decorrente;  Correspondências – são solicitações e atualizações relativo as alterações executadas, deve ser objeto de atenção e documentação.

Gestão do Suprimento Encerramento de Contratos Esse processo compreende a verificação do cumprimento de todos os itens dos contratos e documenta o encerramento dos compromissos entre as partes.  Inclui todos os registros feitos na gestão, contratos, modificações, aditivos, relatórios de desempenho, faturas, comprovantes de pagamentos, correspondência etc.  Auditorias – programadas (erros e acertos) correção no futuro.  Termo de encerramento (atestando o cumprimento ou não do objeto).

Dúvidas? Obrigado.