Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Como os professores lidam com os erros
Investigação Operacional 2009/2010 José Fernando Oliveira Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla.
Apresentação da disciplina de Logística José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Métodos de Decisão 2008/2009 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Mestrado Integrado em Engenharia.
apresentação da disciplina de Logística
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
Reflexão do Professor.
ESTUDO ACOMPANHADO.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Vídeo Educar – Rubem Alves
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Fundamento de Electrónica Docente: Paulo Lopes. 2 Contacto Gabinete D637 Cacifo309.
Introdução à Programação
Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia de Sistema e Informática 2008/09 Luís Paulo Santos.
Manuel Pina Marques Marta Rocha
Portefólio e Matemática
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Investigação Operacional 2011/2012 Isabel Horta José Fernando Oliveira Luís Guimarães Teresa Bianchi.
Arquitetura de Computadores 2011/2012 LEIC, LERC, LEE IST – Taguspark José Delgado, DEI (LEIC) Rui Neves, DEEC (LERC+LEE) José Delgado © 2012.
Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.
Investigação Operacional 2010/2011 Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla Vera Lúcia Oliveira.
Departamento do Ensino Secundário
Investigação Operacional 2005/2006 António Miguel Gomes José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O papel do conteudista.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
O que é ensinar história?
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Desenho e Modelação Geométrica (2014/15) Apresentação 2011/12.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Estimativas de Custos e Orçamentação
Perguntas de Modelação
Métodos Estatísticos LESI. Equipa Docente Docente: Maria Antónia Forjaz Gabinete: Gab2017, Dep. de Mat. Tel: (253 60) 4346
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Métodos anteriores aos computadores Computadores
Departamento de Informática
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
Exploração de serviços Web no ensino de Optimização Numérica Celina P. Leão 1, Lino A. Costa 1, Pedro Pimenta 2 e S.F.C.F.Teixeira 1 Universidade do Minho.
Métodos de Decisão 2006/2007 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Plano de Ensino AHP 2011.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
ADSA António Câmara Cristina Gouveia
Tecnologias / Produção de texto
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica ramo de ‘Reabilitação, Biomateriais e Biomecânica’ Dep. Engª Mecânica Escola de Engenharia Universidade do Minho.
DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
FCNAUP 2004/2005 Projecto Alvoroço Trabalho de Grupo Equipa Ligações Descrição das aulas Missão Mapa das Aulas Missão “ Para além das questões nutricionais,
Apresentação. Objectivos da disciplina A disciplina de Análise de Dados tem como objectivo a aprendizagem de métodos estatísticos de análise e tratamento.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Professor Dr. Renato Vaz
Marketing Operacional ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Realização de Experiências escolares de Química
Transcrição da apresentação:

Investigação Operacional 2007/ José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Motivação “Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo.” Confúcio, 151 a.c.

Objectivos da disciplina de IO Dotar os alunos com competências para: identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

Programa de IO O que é a Investigação Operacional? História da Investigação Operacional. Metodologia da Investigação Operacional. Teoria da Decisão. Modelização em Programação Linear. Programação Linear. Programação Inteira. Problemas de Transportes, de Transexpedição e de Fluxos em redes genéricas. Problemas de Afectação. Problemas de Fluxo Máximo e Caminho Mínimo. Outros problemas em redes. Planeamento e controlo de projectos, CPM, PERT. Filas de espera. Simulação.

Mudança de paradigmas Ensino  Aprendizagem O que é importante é que os alunos aprendam Aulas teóricas com recurso a técnicas de aprendizagem activa Avaliação sumativa  avaliação formativa TRABALHOS DE CASA (TPC’s) Todas as pessoas trabalham mais e melhor: se se sentirem motivadas se receberem “feedback” do seu trabalho se se sentirem recompensadas pelo seu trabalho

Avaliação Trabalhos de casa (TPC’s) Até 5 valores (frequência: mínimo de 2 valores) 8 propostas de TPC’s Cada TPC avaliado com 1 ou 0 Exame final escrito Até 15 valores (mínimo de 40%) 2 horas Com consulta

Objectivos dos TPC’s Estudo continuado e distribuído ao longo do semestre; Criação de hábitos de rigor no trabalho desenvolvido (classificação 0 ou 100%); Incentivo e desenvolvimento da criatividade; Promoção da ligação das matérias leccionadas às aplicações concretas (tema do ano).

Características dos TPC’s Trabalhos individuais; Abrangem toda a matéria leccionada; Distribuem-se homogeneamente ao longo do semestre; Prazos de entrega extremamente rígidos; Classificação com 1 valores (100% correctos) ou 0 valores; Trabalhos entregues fora do prazo de entrega não são corrigidos; Tema do ano; Não têm enunciado idealizar uma situação concreta, verosímil dentro do tema do ano e onde a matéria em causa nesse TPC possa ser aplicada; criar o seu próprio enunciado (tipicamente um texto com 1 página); formular o problema; resolver o problema com os algoritmos apropriados; trabalho limitado a uma folha A4, frente e verso, obrigatoriamente manuscrita.

Código de conduta TPC’s Os TPC’s proporcionam-lhe a oportunidade de praticar as competências de modelização e de análise introduzidas nesta disciplina; "feedback" sobre o seu domínio das técnicas e algoritmos. Todos os TPC’s entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio. Pode usar ideias sugeridas pelos seus colegas, mas não pode copiar o trabalho deles. Os TPC’s devem ser entregues na caixa do correio do docente da sua turma prática até à data e hora limites definidas para cada trabalho. TPC’s entregues fora de prazo não serão corrigidos.

Temas 1999/2000 A cadeia de hotéis “Sonhos e Companhia Limitada” 2000/2001 TransPorto – empresa constituída com a finalidade de planear, gerir e explorar os transportes públicos da região metropolitana do Porto 2005/2006 Os Parques Naturais de Portugal 2006/2007 A Câmara Municipal do Porto 2007/2008 A REN

Na página da disciplina podem encontrar agora: Todos os textos de apoio para as aulas; Todos os exercícios com as respectivas resoluções; Todos os exames com enunciados e resoluções; Um filme sobre o que é a IO; Apontadores para páginas de associações ligadas à IO para páginas de disciplinas relacionadas com a IO para páginas relacionadas com a IO Os enunciados dos TPC’s e as respectivas datas de entrega

Na página da disciplina podem encontrar ao longo do semestre: As nossas avaliações dos TPC’s Os TOP_TPC’s Novos apontadores relacionados com IO ou com o tema do ano

Alguns comentários finais Ninguém pode aprender por ninguém, só o próprio o pode fazer. Queremos ser facilitadores da vossa aprendizagem… …juntamente com os vossos colegas, as aulas (teóricas e práticas), os livros, os TPCs, a net, etc. “Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo.” Confúcio, 151 a.c.