DIREITO PENAL EXECUÇÃO PENAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Extinção da Punibilidade
FRASE DO DIA: Nunca tenha medo de tentar algo novo.
Hermenêutica: Interpretação e aplicação da lei processual penal no espaço e no tempo AULA I 3/24/2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL - PROFA. SHEILA CARREGOSA.
Livramento condicional arts. 83 a 90
LIVRAMENTO CONDICIONAL
REABILITAÇÃO CRIMINAL
LIVRAMENTO CONDICIONAL
Embargos Infringentes
Direito Processual Penal II
Pena Privativa de Liberdade
Passos para o programa de cálculo
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
Críticas e sugestões à Lei nº , de 11/07/1984
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
Faculdade Raimundo Marinho Campus Penedo. Prof
FACULDADE RAIMUNDO MARINHO CAMPUS PENEDO CURSO DE DIREITO
FACULDADE RAIMUNDO MARINHO Prof. MÁRIO JORGE SANTOS LESSA
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR LUCIA XAVIER SIMÕES
Suspensão Condicional da Pena
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Assistência Médica ao Preso
EXECUÇÃO PENAL E DESENVOLVIMENTO
Técnica de Elaboração de Decisões Penais
Aula 13 - Crimes Hediondos. Lei n.8072/1990 Aspectos Gerais. Parte II.
Requisitos de Admissibilidade dos Recursos
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
DAS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE
CALCULADORA DE EXECUÇÃO PENAL
Passos para o programa de cálculo de pena 1º) acessar o site 2º) Digite a matrícula e a senha.
Psicose e Psicopatia na Perspectiva Pericial
Novas Regras Referentes à Restituição, Ressarcimento
APELAÇÃO.
Aula 12 - Crimes Hediondos. Lei n.8072/1990 Aspectos Gerais. Parte I.
PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DIREITO PENAL II
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL
Recurso Extraordinário
SEMINÁRIO DE DIREITO PENAL III DOCENTE: IRACEMA SILVA
PROCEDIMENTO DOS CRIMES DE DROGAS Marta Saad
Cidadania prisional E DIREITOS HUMANOS
PRISÃO TEMPORÁRIA.
Livramento Condicional
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Professora Ana Carolina
RECURSO ESPECIAL Resp.
HABEAS CORPUS.
HABEAS CORPUS Art
Livramento Condicional
Penal 2 Ana Rosa de Brito Medeiros
Reabilitação Ana Rosa de Brito Medeiros
Professor: Yuri Nadaf Borges
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
LEI DE EXECUÇÕES PENAIS
Embargos de Divergência
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
A CONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO 8º “B” NOTURNO PROFESSORA: KARINA BOARETTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS - FDA Processo Civil I Pressupostos recursais genéricos: objetivos e subjetivos.
AULA 28 – AULA 28 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Ação de Depósito (Art.901 a 905) Depósito é forma de contrato regulado pelos artigos 627 a 652 do CC, no qual, alguém recebe coisa móvel para guardar,
Aula 31 – Legislação Penal Especial - III Prof. Arthur Trigueiros Direito Penal.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Habeas Corpus Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de Faculdade de Direito.
CRIMES HEDIONDOS.  ANDREA MAGALHÃES  ITAMAR COELHO  SHIRLEI AMPARO.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

DIREITO PENAL EXECUÇÃO PENAL PROGRESSÃO DE REGIME mariojslessa@mp.al.gov.br www.mariojslessa.com.br Especialista em Direito e Processo Penal

Progressão de Regime Conceito: Trata-se da Passagem do condenado de um regime mais rigoroso para outro menos gravoso. Finalidade da Pena: reinserção social e integração. Fundamento Jurídico: art. 112, da Lei de Execução Penal.

Requisitos: A) Objetivo – cumprimento de 1/6, (2/5), (3/5) da pena aplicada. B) Subjetivo – bom comportamento no regime anterior, comprovado pelo diretor do estabelecimento carcerário. A decisão judicial deverá apresentar fundamentação e ser precedido de manifestação do MP e da defesa.

Obrigatoriedade do exame criminológico 1900001763 JLEP.112 – AGRAVO EM EXECUÇÃO – PROGRESSÃO DE REGIME PRISIONAL – ADMISSIBILIDADE – EXAME CRIMINOLÓGICO – DISCRICIONARIEDADE DO MAGISTRADO – Embora a Lei nº 10.792/03 tenha excluído a obrigatoriedade do exame criminológico como pressuposto para a progressão de regime, este pode ser determinado pelo juiz da execução quando entende-lo necessário para aferir os requisitos de natureza subjetiva. Quando o resultado do exame criminológico aponta que o reeducando apresenta alto grau de agressividade, com probabilidade de voltar a delinqüir, não está preenchido o requisito subjetivo exigido pelo artigo 112 da LEP, devendo ser mantida a decisão que denega a progressão de regime sob tal fundamento. Agravo conhecido e improvido. (TJGO – AG-ExPen 68-5/352 – (200700754720) – 1ª C.Crim. – Rel. Des. G. Leandro S. Crispim – J. 22.05.2007)

PROGRESSÃO DE REGIME NO RDD: RENATO MARCÃO: POSSIBILIDADE – INEXISTÊNCIA DE VEDAÇÃO LEGAL – SATISFAÇÃO DOS REQUISITOS

PROGRESSÃO DE REGIME PARA CONDENADOS POR CRIMES HEDIONDOS:LEI N°. 11 RETROATIVIDADE DA LEI MAIS BENÉFICA: 105082310 JLEP.112 – PENAL – PROCESSUAL PENAL – HABEAS CORPUS – PROGRESSÃO DE REGIME – LEI 11.464/07 – IRRETROATIVIDADE DE LEI PENAL MAIS GRAVOSA – CONTAGEM DE PRAZO PARA O BENEFÍCIO – ART. 112 DA LEP – ORDEM CONCEDIDA DE OFÍCIO – I- Em matéria de progressão de regime em delito considerado como hediondo, cometido anteriormente à entrada em vigor da Lei 11.464/07, deve prevalecer o entendimento da inconstitucionalidade do então vigente art. 2º, § 1º, da Lei 8.072/90, conforme precedente desta corte.

II- Para evitar-se a retroatividade da Lei mais gravosa, o prazo a ser considerado é o do art. 112, original da LEP. III- Determinação ao Juízo da Vara das execuções para que aprecie a possibilidade de concessão da progressão pleiteada, à vista dos requisitos objetivos e subjetivos. IV- Ordem concedida de ofício. (STF – HC 93.669-5 – Rel. Min. Ricardo Lewandowski – DJe 16.05.2008 – p. 65)

PROGRESSÃO DE REGIME E COMETIMENTO DE FALTA GRAVE: 105084135 JLEP.112 – HABEAS CORPUS – EXECUÇÃO PENAL – PROGRESSÃO DO REGIME DE CUMPRIMENTO DA PENA – FALTA GRAVE – PERDA DOS DIAS REMIDOS – EXAME CRIMINOLÓGICO – 1- O pleno do Supremo Tribunal Federal reafirmou recentemente, no julgamento do RE nº 452.994, que o cometimento de falta grave resulta na perda dos dias remidos pelo trabalho, sem que isso implique ofensa aos princípios da isonomia, da individualização da pena e da dignidade da pessoa humana.

2- Em que pese o advento da Lei nº 10 2- Em que pese o advento da Lei nº 10.792/03, que alterou o artigo 112 da LEP, excluindo a referência ao exame criminológico, nada impede que o juiz da execução o realize, desde que motivadamente. Ordem denegada. Brasília, 10 de junho de 2008. Alba Risa Cavalcante de Medeiros coordenadora de acórdãos. (STF – RO-HC 92.605-3 – Rel. Min. Eros Grau – DJe 13.06.2008 – p. 91)

1163838482 – EXECUÇÃO PENAL – HABEAS CORPUS – FALTA GRAVE COMETIDA PELO APENADO DURANTE O CUMPRIMENTO DA PENA – INTERRUPÇÃO DO PRAZO PARA FINS DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PROGRESSÃO DE REGIME PRISIONAL – Em caso de cometimento de falta grave pelo condenado, será interrompido o cômputo do interstício exigido para a concessão do benefício da progressão de regime prisional, qual seja, o cumprimento de pelo menos 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior. (Precedentes do STJ e do C. Pretório Excelso). Ordem denegada. (STJ – HC 95.710 – (2007/0285166-0) – Rel. Min. Felix Fischer – DJe 30.06.2008 – p. 673)

COMPETÊNCIA: JUÍZ DA VARA DE EXECUÇÕES – ART. 66 DA LEP.

Progressão nos Crimes Hediondos Lei 11.464/07 – Progressão de regime na Lei dos Crimes Hediondos O art. 2º da Lei nº 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos) tem nova redação, dada pela Lei 11.464/07 de 29 de março de 2007.  

É admitida a progressão de regime prisional quando se tratar de condenação por crime hediondo e seus equiparados (tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e terrorismo), uma vez que o novo §1º, do art. 2º da Lei dos Crimes Hediondos, diz que a pena, por tais crimes será cumprida inicialmente em regime fechado.

O §2º, do mencionado artigo, estabelece a quantidade que deve ser cumprida da pena, para que seja possível a progressão do regime (ou seja, 2/5 para apenados primários, e 3/5 para reincidentes). Note-se, que também foi modificado inciso II, do mencionado art. 2º, da Lei dos Crimes Hediondos.

Antes da modificação, os crimes hediondos e seus equiparados se tornavam insuscetíveis de fiança e de liberdade provisória. Agora, com a modificação aqueles crimes continuam insuscetíveis de fiança, mas não de liberdade provisória. O inciso I, do art. 2º, da Lei dos Crimes Hediondos, não foi modificado (por isso, aqueles crimes continuam insuscetíveis de graça, anistia e indulto).

PROGRESSÃO POR SALTO: INADMISSIBILIDADE ABSOLUTA mariojslessa@mp.al.gov.br www.mariojslessa.com.br

ALBUQUERQUE, J. B. Torres. Alterações na Lei de Execução Penal ALBUQUERQUE, J.B. Torres. Alterações na Lei de Execução Penal. São Paulo: Mundojurídico: 2004. BRASIL, Constituição Interpretada pelo STF, Tribunais Superiores e Textos Legais. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006. ROBERTO, Welton. Defesas Criminais. São Paulo: Saraiva, 2009.