ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Advertisements

Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
DINÂMICA de GRUPOS SEGUNDA PARTE.
Assessoria Organizacional e RP
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Desenvolvimento organizacional
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
CAPÍTULO 12 Liderança.
Administração Geral - Aula 04
ORGANIZAÇÃO Conceitos
A natureza do trabalho do administrador
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Funções Administrativas
Planejamento Estratégico
Emile Durkheim e o fato social
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
Sociologia das Organizações
Os Estilos de Liderança
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Processos Organizacionais Unidade 2
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
TRABALHO EM EQUIPE I.
Estruturas de Administração de Projetos
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
RECURSOS HUMANOS E O DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS/EQUIPES DE TRABALHO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Gestão Estratégica de Pessoas
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO DO GRUPO
Liderança Contingencial
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Curso de Engenharia Mecânica CAPÍTULO 7: ENVOLVENDO AS PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Teoria das Relações Humanas
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL Organização formal - deriva do organograma, da departamentalização, da divisão de tarefas, dos instrumentos de organização - manuais, funcionogramas, etc. Organização informal - decorre da interação das pessoas e dos relacionamentos que se estabelecem.

GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS Grupos - conjunto de pessoas que são reunidas para - estudar, trabalhar, jogar ... A organização formal cria grupos formais pessoas em uma sala de aula pessoas de um departamento pessoas de um clube, da academia...

GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS A organização informal cria grupos informais não aparecem no organograma depende de amizades, antagonismos, identificação estabelece relações pessoais fora do trabalho.

GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre. Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS Quando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem propicia que relações informais existam no mesmo meio das relações formais. O conjunto de relacionamentos entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal. Esta organização informal é espontânea.

GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS Os processos espontâneos de relações estão relacionados ao senso de valores, estilo de vida, crenças, religião e causas finais. Quando o líder não consegue perceber as pessoas além do cargo, não como estabelecer as relações informais, o relacionamento é seco, superficial e focado no trabalho. Propicia a existência de competição, falta de cooperação, harmonia. Tudo é mecânico e programado. O ser perde a essência.

GRUPOS INFORMAIS Características das organizações informais: As relações são de coesão  simpatia; ou As relações são de antagonismo  antipatia; Possibilita a empatia; Defini-se o “status” em posição social de cada membro no grupo; O próprio grupo gerencia as relações e propicia a auto-exclusão quem não se adapta no grupo;

GRUPOS INFORMAIS a colaboração é espontânea; pode haver oposição à organização formal; definem-se padrões de atitudes e comportamentos; os relacionamentos são duradouros; os relacionamentos persistem fora do ambiente de trabalho; às vezes o relacionamento passa a ser familiar.

CAUSAS - GRUPOS INFORMAIS Os interesses são comuns; pela organização formal - interdependência das tarefas; pela rotatividade de pessoas; pela necessidade de integrar pessoas novas ao grupo; pelos intervalos - períodos de lazer; pelos deslocamentos e transporte.

GRUPOS INFORMAIS Há uma necessidade de auto-regulação do grupo informal  regras do próprio grupo. As regras oferecem a dinâmica do grupo. A dinâmica do grupo é susceptível às mudanças da organização formal, que por vezes pode destruir o grupo ou fortalecê-lo; o grupo depende da soma de interesses.

GRUPOS INFORMAIS Os grupos têm: finalidade - objetivo comum estrutura própria organização dinâmica coesão interna O grupo sobrevive com a soma de interesses. O líder é muito importante no grupo.

GRUPOS INFORMAIS O LÍDER ... motiva, harmoniza, aumenta o relacionamento do grupo, está atento às relações e ao movimento do grupo e com isto desenvolve o espírito de equipe.

GRUPOS INFORMAIS Relações humanas  atitudes estado de espírito PARA Manter o contato entre as pessoas Compreender as outras pessoas QUE gera cooperação aumenta satisfação no trabalho e aumenta a produtividade.

COMPROMETIMENTO O comprometimento é a base do poder do trabalho em times; O preço do poder é a responsabilidade; Quando os membros de um time concentram-se apenas em suas funções, não se sentem responsáveis pelos resultados globais.

COMPROMETIMENTO Grupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um. Equipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o empowerment (desenvolvimento). Time - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão (GOLDBARG, 1995, p. 54).

TIME Princípios para o trabalho em Times Desafios União Responsabilidade Habilidades Comprometimento Motivação