Prof. Ketty Gisele de Meira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SHST para trabalhadores I
Advertisements

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Osny Ferreira de Camargo
Engenharia e Segurança do Trabalho
MONITORIZAÇÃO O que é? Quais os tipos? Conceitos (CCE, OSHA, ACGIH):
Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
Introdução à Higiene Ocupacional
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
ORDEM DE SERVIÇO.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Resíduos Industriais – NR 25
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Segurança no trabalho Informar aos empregados da Empresa noções básicas de Segurança Industrial para prevenir e reduzir os riscos antes, durante e depois.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 3
Segurança e Medicina do Trabalho
Responsabilidades.
Segurança e Medicina do Trabalho
Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho
Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 5
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 7
UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
(084) PPRA-PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
NRs.
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
Palestra Higiene Ocupacional.
Segurança Ocupacional
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
Higiene Ocupacional.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
HIGIENE E SAÚDE OCUPACIONAL
O Histórico da Saúde Ocupacional
Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho
Atenção a Saúde do Trabalhador
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
History of work-related accident - Industrial Revolution
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
QSMS – QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Conceito de higiene, saúde e segurança no trabalho
Segurança Ocupacional
NORMAS REGULAMENTADORAS
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Epidemiologia Prof. Ricardo Laino p.
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
NR9 PPRA.
NORMA REGULAMENTADORA 09
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS.
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO UNIFENAS2006 Rosanna Tavares V. Hernandez.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
PCMSO NR.07 Port (Controle Médico de Saúde Ocupacional) Integrantes do Grupo 1.Lusivan Edison Andrea Shirlei
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

Prof. Ketty Gisele de Meira HIGIENE DO TRABALHO Prof. Ketty Gisele de Meira

Breve Histórico da Higiene do Trabalho Ao longo dos anos houve sempre quem se preocupasse com a saúde dos trabalhadores, de forma que foram tomadas algumas iniciativas bastante modestas, mas sem o rigor técnico-científico necessário. Na época de Revolução Industrial, na Inglaterra, além de não se utilizar medidas de controle, o regime de trabalho, às vezes chegava a doze ou até dezesseis horas diárias. Algumas iniciativas de prevenção das doenças do trabalho foram tomadas.

HIGIENE DO TRABALHO 1556 - O pesquisador alemão Georgius Agricola, ou Georg Bauer, divulgou em sua obra De re metallica(Dos Metais) - publicada postumamente(publicado depois da morte do autor) - a situação dramática dos trabalhadores em minas subterrâneas e descreveu métodos de prevenção de doenças utilizando a ventilação.

HIGIENE DO TRABALHO 1700 - Bernardino Ramazzini - publica, em Modena, na Itália, o livro, escrito em latim, De morbis artificum diatriba (As doenças dos trabalhadores), que descrevia um grande número de doenças originadas dentro dos ambientes de trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO 1910 - A doutora Alice Hamilton, nos Estados Unidos, manifestou a preocupação com as doenças ocupacionais e a avaliação dos agentes e com o seu controle.

HIGIENE DO TRABALHO 1914 - Criação da NIOSH – National Institute of Occupational Safety and Health. A NIOSH é a agência federal dos EUA responsável pela realização de pesquisas e elaboração de recomendações para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO 1938 - Criação da American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), uma Associação dos Higienistas do Governo Americano e que desenvolver pesquisas sobre os Limites de Exposição Ocupacional para os agentes físicos, químicos e biológicos e Índices Biológicos de Exposição (IBE).

HIGIENE DO TRABALHO 1939 - Criação da AIHA – American Industrial Hygienists Association Possui 10460 membros, sendo 96% com curso universitário, 51% com grau de mestre e 12% de doutores. Promove a certificação de higienistas e opera programas de reconhecimento oficial de laboratórios. 1946 - Após oito anos de pesquisas, a ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higienists.) já possuía uma listagem de 148 substâncias com Limite de Exposição.

HIGIENE DO TRABALHO 1966 - Criação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro, como um compromisso do Brasil perante a Organização Internacional do Trabalho (OIT) de investimento em Segurança e Medicina do Trabalho. Finalidade FUNDACENTRO Realização de estudos e pesquisas pertinentes aos problemas de segurança, higiene e medicina do trabalho

HIGIENE DO TRABALHO 1969 - Início das atividades da Fundacentro.   1978 - O Ministério do Trabalho em 8/6/1978 elabora a Portaria nº 3.214 com 28 Normas Regulamentadoras sobre segurança e medicina do Trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO 1987 - Criação da International Occupational Hygiene Association (IOHA), dedicada ao desenvolvimento da higiene ocupacional.   1992 - Introdução do mapa de riscos, possibilitando a participação dos trabalhadores no reconhecimento e na avaliação qualitativa dos ambientes de trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO 1994 - Criação da Associação Brasileira de Higienista Ocupacionais (ABHO). Modificação da NR 09, transformando-a em um programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), que é um programa do nível de ação, isto é, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, a empresa.

HIGIENE DO TRABALHO Conceitos: Higiene Ocupacional ou industrial ou do trabalho é uma técnica preventiva que atua na exposição do trabalhador a um ambiente agressivo com o objetivo de evitar doenças profissionais; • DEFINIÇÃO: “É a ciência e a arte dedicada a prevenção, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos existentes ou originados dos locais de trabalho, os quais podem prejudicar a saúde e o bem estar das pessoas no trabalho, enquanto considera os possíveis impactos sobre o meio ambiente geral”

HIGIENE DO TRABALHO OBJETIVOS: Eliminar ou reduzir os agentes agressivos de natureza química, física ou biológica encontrados no ambiente de trabalho, capazes de acarretar doenças profissionais ou qualquer outro prejuízo a saúde do trabalhador.

A doença profissional: é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho próprio à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo, muito frequente nos pintores). Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

HIGIENE DO TRABALHO FASES DA HIGIENE DO TRABALHO: • Antecipação: São considerados os riscos ambientais que poderão ocorrer nos ambientes de trabalho, visando a introdução de sistemas de controle durante as fases de projeto, instalação, ampliação, modificação ou substituição de equipamentos ou processos; • Reconhecimento: Identificar os riscos ambientais que podem influenciar a saúde dos trabalhadores.

HIGIENE DO TRABALHO FASES DA HIGIENE DO TRABALHO: • Avaliação: É a fase da avaliação quantitativa( uma abordagem estruturada para identificar e compreender os riscos associados a atividades perigosas) dos riscos ambientais através de medições de curto ou longo prazo nos ambientes de trabalho e comparação com os limites de tolerância. As avaliações devem ser realizadas após a elaboração de estratégias de amostragem que devem estar de acordo com as técnicas de avaliação e análise selecionadas. • Controle: O controle deve ser dimensionado levando-se em consideração os recursos técnicos e financeiros, sendo preferencialmente recomendados os controles de engenharia. Esta é a fase mais importante, devendo ser iniciada, sempre que possível, durante as fases de antecipação e reconhecimento.

HIGIENE DO TRABALHO FASES DA HIGIENE DO TRABALHO: • ANTECIPAÇÃO (Fase de prevenção de riscos) • RECONHECIMENTO (Identificação dos riscos) • AVALIAÇÃO (Constatação da presença do agente com quantificação) • COMPARAÇÃO COM O LIMITE DE TOLERÂNCIA • CONTROLE (Medidas a serem adotadas após a comparação)

HIGIENE DO TRABALHO Riscos Ambientais: Risco Ambiental é a definição genérica da exposição do trabalhador a agentes físicos, químicos, biológicos capazes de provocar algum dano a saúde. • Quanto a classificação da magnitude do risco ambiental: Agentes Químicos /Físicos /Biológicos: Natureza; Concentração / intensidade e Tempo de exposição.

HIGIENE DO TRABALHO Os diversos agentes químicos que podem poluir um local de trabalho e entrar em contato com o organismo dos trabalhadores podem apresentar uma ação localizada ou serem distribuídos aos diferentes órgãos e tecidos, levados pelos fluidos internos (sangue e outros), produzindo uma ação generalizada. Por este motivo as vias de ingresso destas substâncias ao organismo são: - inalação, - absorção cutânea, - ingestão.