Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.

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Transcrição da apresentação:

Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica

A prática das actividades Físicas Oferece ao professor Multiplicidade de exercícios Multiplicidade de tarefas Multiplicidade de situações Para lhe permitir atingir os objectivos A selecção dos meios mais apropriadosAos objectivos Às características dos alunos Constitui também um dos elementos que favorecem o sucesso no ensino das actividades Físicas

Análise das actividades Objectivos da análise Selecção da tarefa mais apropriada Preparar as intervenções do professor A análise deve permitir organizar a sequência de tarefas elementares destinadas a conduzir o aluno à tarefa final Selecção da tarefa Escolha em função do nível médio dos alunos Possibilidade de adaptação aos diversos níveis Preparação da intervenção De apresentação Que informação dar aos alunos? De feedback Que observar? Quais os erros? Erros primários? Erros secundários?

Princípios de escolha das actividades 1. INDIVIDUALIZAÇÃOAdaptação das actividades aos alunos Escolha em função dos alunos Existe um número de características comuns que permitem agrupar os alunos Escolha depende do nível Das sua aptidões Atitudes Motivações Nível de habilidade Testes Observação sistemática 2. PROPOR ACTIVIDADES SIGNIFICATIVAS Pertinência das situações propostas Adequar os exercícios à realidade Escolher actividades significativas é escolher situações que acontecem com frequência e que as crianças conseguem identificar.

Princípios de escolha das actividades 3. ESCOLHER ACTIVIDADES ESPECÍFICAS Devemos escolher preferencialmente elementos de uma determinada actividade do que esperar que os alunos aprendam por transfert. 5. ASSEGURAR UM EFEITO FISIOLÓGICO SUFICIENTE O esforço deverá ser contínuo e respeitar o gráfico É preciso respeitar o Principio da alternância de esforços A seguir a uma actividade muito intensa deve seguir-se uma de menor intensidade. 4. ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO MÁXIMA Devemos assegurar a participação de um número máximo de alunos conseguindo o máximo empenhamento motor de cada aluno. Parte Principal

Princípios de escolha das actividades 6. DIVERSIFICAR AS ACTIVIDADES PROPOSTAS Devemos diversificarAs formas de organização As situações Os exercícios propostos