ACCÃO DE FORMAÇÃO Sabores com Muita Sabedoria 7ª sessão – 12 de Fevereiro de 2007 Investigar o iogurte e o queijo para conhecer as bactérias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Viscosidade dos Líquidos
Advertisements

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
Aplicação da metodologia HACCP na fileira dos laticínios.
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Microrganismos na produção de alimentos
Microrganismos e alimentos:
Preparações fitofarmacológicas
Seminário de Física O EFEITO ESTUFA.
Portfólio da turma 4 (3ºe 4ºanos)
INSPEÇÃO DO LEITE E SEUS DERIVADOS
INTRODUÇÃO, HISTÓRICO, DEFINIÇÕES E SISTEMAS DE EMBALAGEM
Colectores Solares Trabalho realizado por:
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
PRODUÇÃO DE LEITES FERMENTADOS Professora: Drª. Vânia Paschoalin
Alho em Compota.
História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Elaboração de uma situação de Aprendizagem
Descer o carro e apertar melhor os parafusos
Reciclagem do Vidro.
Molho de Iogurte com Hortelã
CINÉTICA QUÍMICA.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos José Maria dos Santos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
FENOL Nomes: Bianca, Franciele, Luana e Sophia Turma: 202
Microrregião de Varginha
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Pudim de Morango com Gengibre
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Actividade experimental. O que é o efeito de estufa? O que é o efeito de estufa?
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Iogurte Clívia Flávia Lenice Luciana Rocha Miriane Priscila.
Importância das bactérias na constituição do iogurte
Processamento de Leite e Derivados
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
COMO FAZER TOFU TRADICIONAL
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Queima de Combustíveis fósseis
A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA ALIMENTAÇÃO
Texto prescritivo Receita.
Processamento de Manteiga e Iogurtes
Planejamento familiar
Segurança e Higiene Na Cozinha
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
Produção de Queijo Autores: Carlos Barbosa; Carolina Rocha; Cláudia Esteves; Catarina Aguiar. Autores: Carlos Barbosa; Carolina Rocha; Cláudia Esteves;
Operações Unitárias POLIMEROS.
Fermentação Láctica Produção de Queijo.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Nutrinformativo Edição nº 4 Alimentos da época
Salada de Frutas com Chantilly
Barras de Cereais Pro Health Barra de cereal a base de soja
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Receitas da Maria Espero que gostem.
Aprendendo a fazer amaciante caseiro
QUÍMICA NO COTIDIANO Beatriz Nº02 Diego Nº03 Mª Catharina Nº12 Victor Gulfier Nº16 3ºAEM.
Alimentos armazenados na geladeira e freezer, devem ser etiquetados
Pré-tratamentos do leite:
Ementa biológica Primavera/VERÃO Sopa: Ingredientes: 1 abóbora hokaido 2 cebolas médias 2 dentes de alho 1 folha de louro azeite q.b. 1 c. sopa de sal.
IOGURTES.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Transcrição da apresentação:

ACCÃO DE FORMAÇÃO Sabores com Muita Sabedoria 7ª sessão – 12 de Fevereiro de 2007 Investigar o iogurte e o queijo para conhecer as bactérias

Descobrindo o iogurte - Pesquisar sobre a história do iogurte, sobre a razão e o processo da sua descoberta em países de clima quente, seja por pesquisa bibliográfica ou por busca na internet - A exploração de rótulos de embalagens de leite e iogurte: - Elementos da composição que todos tenham em comum; - Identificação da diferença entre os iogurtes especiais e os outros - Diferenças de composição entre o leite e os iogurtes - Diferenças de composição entre os iogurtes naturais e de aromas

Descobrindo o iogurte Iogurtes prebióticos: é adicionado um substrato favorável ao desenvolvimento das bactérias; Iogurtes probióticos: são adicionadas bactérias benéficas ao iogurte; Iogurtes simbióticos: conjugam o substrato e as bactérias benéficas (prébioticos e próbioticos)

Descobrindo o iogurte No final desta actividade, os alunos deverão ter percebido que: -O iogurte é produzido a partir do leite, juntando um pouco de iogurte; - O processo ocorre num ambiente quente - é possível estabelecer a relação entre os potes de barro (ou alforges) e as iogurteiras usadas hoje em dia; - A composição dos iogurtes comerciais é variada e diferente da do leite.

O processo de fabrico do iogurte - Formular hipóteses; - Analisar todas as hipóteses e descartar as mais óbvias; - Planear uma actividade que permita testar as hipóteses; - Combinações a testar: - Copo com leite na estufa; - Copo com leite fora da estufa; - Copo com leite e iogurte na estufa; - Copo com leite e iogurte fora da estufa. MAS COMO É QUE SE FAZ IOGURTE?

O processo de fabrico do iogurte Resumindo o esquema da actividade antes do trabalho prático: Problema (exemplo): - Como funciona o processo de fabrico do iogurte? Hipóteses (exemplos): - O leite transforma-se em iogurte se o deixarmos num sítio quente; - Para fazer iogurte, basta juntar leite e um bocadinho de iogurte; - Temos de pôr leite com iogurte dentro da estufa para fazer mais iogurte. Tanto o problema como as hipóteses têm de ser definidas pelos alunos, com maior ou menor orientação do professor, em caso de dificuldade.

O processo de fabrico do iogurte Procedimento: 1- Identificar um copo de plástico com o nome; 2- Encher o copo com leite e acrescentar uma colher de café de iogurte, mexendo bem; 3- Guardar o copo dentro da iogurteira improvisada, juntar o termómetro, fechar a tampa cuidadosamente 4- Ligar a lâmpada; 5- Ao fim de 12h, ou no dia seguinte, analisar e registar os resultados.

Transferências de calor -Como é que se consegue aquecer a iogurteira improvisada? De onde vem o calor? - Porque é que foi necessário forrar o interior da caixa com folha de alumínio? Qual é a sua função? - Se a temperatura obtida for demasiado alta (acima dos 45ºC), como resolver isso?

O processo de fabrico do iogurte - Combinações testadas: - Copo com leite na estufa; - Copo com leite fora da estufa; - Copo com leite e iogurte na estufa; - Copo com leite e iogurte fora da estufa. MAS COMO É QUE SE FAZ IOGURTE? X X  

- E se a temperatura fosse muito mais alta (>45ºc)? - E se fosse mais baixa (<30ºC)? - Será que a luz tem influência no processo? - Será que é possível fazer iogurte a partir de outros tipos de leite? - Será que é possível fazer iogurte a partir de outros tipos de iogurte? - Será que podemos acrescentar sabores (morango, banana, etc.) ao leite e ainda fazer iogurte? O processo de fabrico do iogurte

As bactérias no iogurte - Criação de uma tabela onde se possam compilar os dados da comparação dos rótulos. Através dessa comparação, será mais fácil compreender o que se passou; Sugestões de exploração: - Exploração do conceito preexistente de bactérias e o tipo de relação que estabelecem com o corpo humano, sendo de prever que as bactérias serão associadas exclusivamente a doenças; - Como meio auxiliar para estabelecer uma relação de proximidade entre as bactérias e o corpo humano, poder-se-á reflectir sobre a temperatura ideal de actuação das bactérias e a temperatura normal do corpo humano, assim como as consequências para nós e para as bactérias quando essa temperatura é alterada.

Streptococcus thermophillus ( ( Lactobacillus bulgaricus ou L. acidophilus

O queijo Descoberto no médio oriente Difundido pelos Romanos Diversificado pelos monges da idade média Reintroduzido no séc. XIX

O queijo - Selecção do leite e pasteurização - Criação do coalho - Corte do coalho - Cozedura - Salgadura - Prensagem - Secagem e maturação Etapas da produção do queijo:

Ingredientes: Um litro de leite Meia chávena de vinagre Uma colher de sal Procedimento: - Aquecer o leite até começar a ferver; - Juntar o vinagre e deixar a mistura arrefecer; - Depois do arrefecimento, deitar a mistura num passador e escorrer o soro; - Deitar o queijo numa taça e juntar o sal. Um queijo muito rápido