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UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG Av. Aprígio Veloso, S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (0xx83) /1120 – Fax: (0xx83) FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – PaqTc-PB Rua Emiliano Rosendo Silva S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (83) / – Fax: (83) / UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG Av. Aprígio Veloso, S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (0xx83) /1120 – Fax: (0xx83) FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – PaqTc-PB Rua Emiliano Rosendo Silva S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (83) / – Fax: (83) / José Eustáquio Rangel de Queiroz, Dr.

2  Aspectos Relevantes na Aquisição de Produtos  Frustração do Usuário  Baixa Produtividade do Usuário  Projeto deficiente da interface com o usuário  Elevação dos Custos  Necessidade de treinamento no uso de novos sistemas  Tempo de liberação para capacitação (média de 3 dias por sistema)  Custos com Suporte  Entrada incorreta de dados  Exclusão de dados  Aspectos Relevantes na Aquisição de Produtos  Frustração do Usuário  Baixa Produtividade do Usuário  Projeto deficiente da interface com o usuário  Elevação dos Custos  Necessidade de treinamento no uso de novos sistemas  Tempo de liberação para capacitação (média de 3 dias por sistema)  Custos com Suporte  Entrada incorreta de dados  Exclusão de dados Introdução

3  Engenharia da Usabilidade  Abordagem adotada no desenvolvimento de software e sistemas em geral  Fundamentação  Projeto Centrado no Usuário (UCD) (análise, projeto e avaliação) métricas objetivas/ subjetivas  Aplicação de métricas objetivas/ subjetivas  Otimização do uso de produtos  Aceitação pelo consumidor  Engenharia da Usabilidade  Abordagem adotada no desenvolvimento de software e sistemas em geral  Fundamentação  Projeto Centrado no Usuário (UCD) (análise, projeto e avaliação) métricas objetivas/ subjetivas  Aplicação de métricas objetivas/ subjetivas  Otimização do uso de produtos  Aceitação pelo consumidor Introdução

4 Avaliação da Usabilidade  Por que  Aplicações interativas implicam custos de desenvolvimento não triviais  Aceitação freqüentemente dependente da usabilidade  Ponto de partida para projetos (internacionalização)  Referência para a avaliação da conformidade com requisitos pré-definidos  Por que  Aplicações interativas implicam custos de desenvolvimento não triviais  Aceitação freqüentemente dependente da usabilidade  Ponto de partida para projetos (internacionalização)  Referência para a avaliação da conformidade com requisitos pré-definidos

5  Quando  Projeto  Processo avaliatório essencialmente centrado no especialista  Técnicas predominantemente analíticas  Protótipo ou Produto em pleno uso  Processo avaliatório essencialmente centrado no usuário  Técnicas de naturezas mais diversificadas e predominantemente empíricas  Quando  Projeto  Processo avaliatório essencialmente centrado no especialista  Técnicas predominantemente analíticas  Protótipo ou Produto em pleno uso  Processo avaliatório essencialmente centrado no usuário  Técnicas de naturezas mais diversificadas e predominantemente empíricas Avaliação da Usabilidade

6 Avaliação da Usabilidade  O que  Uso do produto (e.g. ISO )  Efetividade, eficiência e satisfação  Interface com o usuário e interação usuário- computador (e.g. ISO9241)  Desenvolvimento do produto (e.g. ISO9126)  Capacidade de adoção de abordagens centradas no usuário (organizações) (e.g. ISO18529)  O que  Uso do produto (e.g. ISO )  Efetividade, eficiência e satisfação  Interface com o usuário e interação usuário- computador (e.g. ISO9241)  Desenvolvimento do produto (e.g. ISO9126)  Capacidade de adoção de abordagens centradas no usuário (organizações) (e.g. ISO18529)

7 Desenvolvimento de Produtos versus Aspectos de Usabilidade  Geração de Produtos Deficientes  Não usáveis  Baixa produtividade  Não adquiríveis  Baixo grau de aceitação  Não beneficiáveis  Relação custos-benefícios comprometida  Geração de Produtos Deficientes  Não usáveis  Baixa produtividade  Não adquiríveis  Baixo grau de aceitação  Não beneficiáveis  Relação custos-benefícios comprometida

8 Usabilidade com Justificativa de Custos  Benefícios Potenciais  Minimização de alterações de projeto em estágios avançados do processo  Redução de gastos com treinamento do usuário  Aumento da produtividade do usuário  Redução do número de erros cometidos pelo usuário  Redução da necessidade de suporte para o usuário  Benefícios Potenciais  Minimização de alterações de projeto em estágios avançados do processo  Redução de gastos com treinamento do usuário  Aumento da produtividade do usuário  Redução do número de erros cometidos pelo usuário  Redução da necessidade de suporte para o usuário

9 Métodos da Engenharia da Usabilidade  Cognitivos ( GOMS, CCT )  Lingüísticos ( BNF, TAG )  Físicos ( KLM, Tri-estado )  de Interação ( PIF [Dix98 ])  Avaliação Heurística ( Heuristic Evaluation )  Uso de Diretrizes ( Guidelines Use )  Revisões Sistemáticas ( Walkthroughs )  Inspeções de Consistência ( Consistency Inspections )  Inspeções de Padrões ( Standards Inspections )  Inspeções de Características ( Features Inspections )  Inspeções Formais ( Formal Inspections )  Testes de Usabilidade ( Usability Testing )  Observações  Questionários  Entrevistas  Verbalização de Procedimentos  Interação Construtiva  Ensaio Retrospectivo  Captura Automática  Discussões em Grupo  Retorno das Opiniões do Usuário  Avaliação Empírica ( Empirical Evaluation )

10 Métodos da Engenharia da Usabilidade Quando?Quem? Por que? Inspeção Etapas iniciais de projeto (ou de reprojeto) Especialista Previsão de falhas de usabilidade Avaliação Heurística Etapas iniciais de projeto Especialista Avaliação baseada em princípios e diretrizes de projeto Avaliação Laboratorial Versões beta ou protótipos avançados Especialista + Usuário Avaliação baseada no uso (tarefas genéricas/ específicas)

11 O LIHM (I)

12 O LIHM (II)

13 O LIHM/ PaqTc-PB (I)

14 O LIHM/ PaqTc-PB (II) Sala de Testes 1 Sala de Observação 1 Recepção 1/ Sala de Observação Secundária 1

15  Fundamentação  Condições materiais, humanas e econômicas restritivas ( guerrilla HCI [Niel94, Hell94])  Número reduzido de avaliadores  Escassez de recursos instrumentais e financeiros  Número reduzido de usuários de teste disponíveis  Validação  Estudos de casos (Queiroz e Turnell [Quei98a, Quei98b, Quei01], Almeida [Alme00], Nigam [Niga01], Sampaio [Samp02] )  Fundamentação  Condições materiais, humanas e econômicas restritivas ( guerrilla HCI [Niel94, Hell94])  Número reduzido de avaliadores  Escassez de recursos instrumentais e financeiros  Número reduzido de usuários de teste disponíveis  Validação  Estudos de casos (Queiroz e Turnell [Quei98a, Quei98b, Quei01], Almeida [Alme00], Nigam [Niga01], Sampaio [Samp02] ) Metodologia Adotada no LIHM

16 Abordagem Avaliatória do LIHM

17 Grupo de Interfaces Homem- Máquina  Grupo multi-departamental (DEE-DSC/UFCG)  Mª de Fátima Q. V. Turnell  Mª de Fátima Q. V. Turnell, PhD. (DEE) – Líder  Angelo Perkusich  Angelo Perkusich, Dr. (DEE)  Benedito Aguiar Neto  Benedito Aguiar Neto, Dr. (DEE)  Bernardo Lula Júnior  Bernardo Lula Júnior, Dr. (DSC)  Francilene Procópio Garcia  Francilene Procópio Garcia, Dr. (DSC)  Joseana Macêdo Fechine  Joseana Macêdo Fechine, Dr. (DSC)  José Eustáquio R. de Queiroz  José Eustáquio R. de Queiroz, Dr. (DSC)  Grupo multi-departamental (DEE-DSC/UFCG)  Mª de Fátima Q. V. Turnell  Mª de Fátima Q. V. Turnell, PhD. (DEE) – Líder  Angelo Perkusich  Angelo Perkusich, Dr. (DEE)  Benedito Aguiar Neto  Benedito Aguiar Neto, Dr. (DEE)  Bernardo Lula Júnior  Bernardo Lula Júnior, Dr. (DSC)  Francilene Procópio Garcia  Francilene Procópio Garcia, Dr. (DSC)  Joseana Macêdo Fechine  Joseana Macêdo Fechine, Dr. (DSC)  José Eustáquio R. de Queiroz  José Eustáquio R. de Queiroz, Dr. (DSC)

18  Avaliação da usabilidade de hardware/ software  Interfaces homem-máquina, painéis de equipamentos industriais e dispositivos de interação de entrada e saída em geral  Consultoria a projetos de processos interativos homem-máquina e planejamento de informatização de ambientes e contextos diversos de trabalho  Treinamentos de curta e média duração  Projeto e avaliação de interfaces homem-máquina  Avaliação da usabilidade de hardware/ software  Interfaces homem-máquina, painéis de equipamentos industriais e dispositivos de interação de entrada e saída em geral  Consultoria a projetos de processos interativos homem-máquina e planejamento de informatização de ambientes e contextos diversos de trabalho  Treinamentos de curta e média duração  Projeto e avaliação de interfaces homem-máquina Serviços Oferecidos pelo LIHM

19  Serviços de avaliação de produtos  Inspeções/ Testes convencionais  Procedimentos metodológicos tradicionais  Bateria de testes e procedimentos de inspeção compatíveis com recursos atualmente disponíveis no LIHM  Oferta contínua  Atendimento a necessidades de cunho mais genérico da clientela  Serviços de avaliação de produtos  Inspeções/ Testes convencionais  Procedimentos metodológicos tradicionais  Bateria de testes e procedimentos de inspeção compatíveis com recursos atualmente disponíveis no LIHM  Oferta contínua  Atendimento a necessidades de cunho mais genérico da clientela Serviços Oferecidos pelo LIHM

20  Serviços de avaliação de produtos  Inspeções/ Testes convencionais  Inspeção de conformidade de produtos a padrões internacionais (e.g. ISO 9241 )  Avaliação Heurística  Testes de Usabilidade  Serviços de avaliação de produtos  Inspeções/ Testes convencionais  Inspeção de conformidade de produtos a padrões internacionais (e.g. ISO 9241 )  Avaliação Heurística  Testes de Usabilidade Serviços Oferecidos pelo LIHM

21  Serviços de avaliação de produtos  Testes adaptativos  Envolvimento de esforços adicionais de pesquisa e experimentação  Solução de problemas específicos ou à explicitação de vantagens de determinados produtos sobre concorrentes de mercado  Oferta sob demanda da clientela  Serviços de avaliação de produtos  Testes adaptativos  Envolvimento de esforços adicionais de pesquisa e experimentação  Solução de problemas específicos ou à explicitação de vantagens de determinados produtos sobre concorrentes de mercado  Oferta sob demanda da clientela Serviços Oferecidos pelo LIHM

22  Treinamento de curta e média duração  Fundamental  Perfil  Gerentes e administradores de projetos  Profissionais interessados em desenvolver atividades de avaliação de processos interativos homem-máquina  Foco  Conscientização dos participantes no tocante à importância da avaliação de processos/ produtos interativos homem-máquina e de princípios que respaldam tais procedimentos avaliatórios  Treinamento de curta e média duração  Fundamental  Perfil  Gerentes e administradores de projetos  Profissionais interessados em desenvolver atividades de avaliação de processos interativos homem-máquina  Foco  Conscientização dos participantes no tocante à importância da avaliação de processos/ produtos interativos homem-máquina e de princípios que respaldam tais procedimentos avaliatórios Serviços Oferecidos pelo LIHM

23  Treinamento de curta e média duração  Intermediário  Perfil  Projetistas e profissionais atuantes no domínio da avaliação de processos interativos homem- máquina  Gerentes de projetos  Foco  Reciclagem quanto às estratégias metodológicas de coleta de dados e a mensuração de parâmetros, a análise de dados de avaliação e a apresentação de resultados e recomendações  Treinamento de curta e média duração  Intermediário  Perfil  Projetistas e profissionais atuantes no domínio da avaliação de processos interativos homem- máquina  Gerentes de projetos  Foco  Reciclagem quanto às estratégias metodológicas de coleta de dados e a mensuração de parâmetros, a análise de dados de avaliação e a apresentação de resultados e recomendações Serviços Oferecidos pelo LIHM

24  Treinamento de curta e média duração  Avançado  Perfil  Ex-participantes do nível Intermediário  Foco  Aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos em casos reais e focalização em problemas específicos, inerentes aos contextos de trabalho dos participantes  Treinamento de curta e média duração  Avançado  Perfil  Ex-participantes do nível Intermediário  Foco  Aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos em casos reais e focalização em problemas específicos, inerentes aos contextos de trabalho dos participantes Serviços Oferecidos pelo LIHM

25  Serviços em Andamento  SEBRAE/ PBTECH  10 Produtos (Software/ Hardware)  Inspeção de Conformidade a diferentes partes do padrão internacional ISO 9241  Testes de usabilidade  Serviços em Andamento  SEBRAE/ PBTECH  10 Produtos (Software/ Hardware)  Inspeção de Conformidade a diferentes partes do padrão internacional ISO 9241  Testes de usabilidade Serviços Oferecidos pelo LIHM

26  Contato JOSÉ EUSTÁQUIO RANGEL DE QUEIROZ Fones: / 1120  Contato JOSÉ EUSTÁQUIO RANGEL DE QUEIROZ Fones: / 1120 Serviços Oferecidos pelo LIHM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG Av. Aprígio Veloso, S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (0xx83) /1120 – Fax: (0xx83) FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – PaqTc-PB Rua Emiliano Rosendo Silva S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (83) / – Fax: (83) / UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG Av. Aprígio Veloso, S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (0xx83) /1120 – Fax: (0xx83) FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – PaqTc-PB Rua Emiliano Rosendo Silva S/N – Bodocongó – CEP: – Campina Grande – PB – Fones: (83) / – Fax: (83) / Grupo de Interfaces Homem-Máquina GIHM Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Engenharia Elétrica Departamento de Sistemas e Computação